Rally: Facco e Schmidt vencem na A6 no Paulista de Rally de Velocidade

Após ser a mais rápida nas três especiais de sábado e nas seis de domingo na categoria, dupla da Equipe Acelera Siriema sai de Bragança Paulista com dever cumprido.

A etapa de Bragança Paulista marcou no último fim de semana, a abertura do Campeonato Paulista de Rally de Velocidade 2009. Participaram do certame 14 duplas, divididas nas categorias N4, A6 e N2. Luiz Facco e Walace Von Schmidt, da Equipe Acelera Siriema, levaram a melhor na A6 nos dois dias de prova. A dupla foi a mais rápida da categoria, totalizando 47min27s70 para completar as três especiais noturnas de sábado, mais as seis especiais de domingo. Com esta marca, ficaram ainda com o terceiro tempo da geral.

Foram percorridos 264 quilômetros, dois quais 64 de trechos cronometrados, o restante dos 198 foram de deslocamento. No sábado (21), os competidores enfrentaram três especiais curtas de cerca de 10 quilômetros cada. Já no domingo (22), o percurso contou com duas especiais, percorridas três vezes cada: a Especial Santa Helena com 4,15 quilômetros e a Especial Curitibanos de 9,66 quilômetros.

Pisando fundo, a dupla enfrentou o trajeto com muita técnica e habilidade, inclusive durante a chuva que atingiu parte da prova e deu mais emoção ao certame. Facco sai satisfeito com o resultado e o desempenho obtidos nesta primeira etapa.

“Esta prova foi um bom retorno para nós no campeonato. A tocada aqui é diferente e, logo de início, enfrentamos três especiais noturnas com chuva, que deram trabalho. E hoje (domingo), as especiais foram muito rápidas, a média era de 140 km/h mesmo nas duas últimas quando começou a chover novamente. Mas vencemos todas na A6 e foi importante para o resultado final”, explica o piloto.

Schmidt comenta que o levantamento realizado no sábado, antes da largada, foi imprescindível. “O trecho que percorremos nada tem a ver com a última prova realizada em Bragança, então foi novidade para nós. Gostamos muito do traçado da prova com descidas, subidas, curvas no final da descida, trechos de médias altas, tudo que eu e Facco gostamos num rali e somados ao resultado positivo, a satisfação foi total”, diz o navegador.

Facco ressalta que o conjunto piloto/navegador/equipamento esteve perfeito, inclusive o Peugeot 206 saiu ileso das especiais, mesmo com trechos de dificuldades que deixaram algumas duplas pelo caminho e onde até capotamentos ocorreram. “Nosso carro saiu inteiro da prova e teve um desempenho exemplar, agora é fazer a revisão básica e está pronto para próxima etapa”, finaliza o piloto que fez 11 pontos e está na liderança da A6 no campeonato.

Os demais vencedores da primeira etapa foram na categoria N4, Luis Lange / Flávia Porto (52:01.58) e, na N2, Patrick Pinzan / Fabiano Rennó (45:25.92). Agora, a segunda prova do Campeonato Paulista de Rally de Velocidade acontece somente em 24 de maio. Até lá, a dupla Facco e Schmidt vai se aquecendo com as disputas Rally Cross Country, entre elas o RN1500, rali de quatro dias que acontece no Rio Grande de Norte entre abril e início de maio.

Categorias do Campeonato- Na temporada 2009 são seis etapas, sendo uma delas válida por uma do Brasileiro de Velocidade. As categorias em disputa são: N4 (carros com motores 2.0, com preparação limitada e tração 4×4), A6 (carros com motores 1.6, com preparação livre e tração 4×2), N2 (carros com motores 1.6, com preparação limitada e tração 4×2) e a partir deste ano, passam a competir carros da categoria Clássicos (com motores até 2 mil cilindradas, tração 4×2, sem turbo e com mais de oito anos). Mais informações no www.velocidadesp.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *