Rally: Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo conquistam o tricampeonato na Copa Baja

Dupla da Mitsubishi Racing vence Baja Montanhas e amplia liderança na classificação geral do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.


A dupla Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo, da equipe Mitsubishi Racing, venceu neste sábado (07/10), em Itupeva (SP), o Baja Montanhas, válido pela quinta e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2006. Com o tempo de 3h09min15s, os atuais tricampeões brasileiros concluÁ­ram a prova com vantagem de mais de 30 segundos em relação aos segundos colocados, Mauricio Neves e Clécio Maestrelli.

O resultado ampliou ainda mais a liderança da dupla da equipe oficial da Mitsubishi na classificação geral, que agora soma 66 pontos e acumula três vitórias em cinco etapas realizadas na temporada. Além do Baja Montanhas, Spinelli e Vivolo venceram a etapa de Campinas (SP) e o Rally das Geraes (MG). O primeiro lugar em Itupeva valeu também o tricampeonato da Copa Baja para a dupla, que havia conquistado há três semanas a segunda colocação no Baja SerrAzul.

Ingo Hoffmann e Lourival Roldan concluÁ­ram a prova na quarta colocação e ocupam a vice-liderança da competição, com 59 pontos, seguidos pela dupla Reinaldo Varella e Marcos Macedo, que, com o terceiro lugar em Itupeva, chegou a 51,5 pontos e alcançou a terceira colocação na tabela. Kléver Kolberg e Eduardo Bampi abandonaram a prova e não têm mais chances de brigar pelo tÁ­tulo da temporada.

“Largamos em primeiro na especial, mas diante das condições da pista isso não representou uma vantagem. Não tÁ­nhamos referência de traçado e acabamos saindo três vezes da pista. Tivemos que correr atrás do prejuÁ­zo na segunda metade da prova”, explica Guilherme Spinelli. “Felizmente, conseguimos fazer uma boa prova de recuperação e estamos contentes com essa vitória”.

Ingo Hoffmann e Lourival Roldan não tiveram a mesma sorte da noite de sexta-feira, quando venceram o Super Prime. Com a quebra do semi-eixo dianteiro e problemas no freio pouco antes do término da especial, a dupla teve que se esforçar bastante para levar o carro até o final da prova.

“VÁ­nhamos em um ritmo forte durante a prova e poderÁ­amos ter alcançado uma posição melhor, mas acredito que o resultado acabou sendo positivo em termos de classificação”, disse Ingo Hoffmann, que manteve a liderança na categoria Protótipos, com 69,5 pontos, Á  frente dos companheiros de equipe, Spinelli e Vivolo, que chegaram a 67 pontos.

A definição do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country será no Rally dos Amigos, sexta e última etapa da competição, que acontece no dia 3 de dezembro, em Itatinga (SP).

Resultados do Baja Montanhas:

1º Guilherme Spinelli/Marcelo VÁ­volo 3h09min15s
2º Mauricio Neves/Clecio Maestrelli 3h09min46s
3º Reinaldo Varela/Marcão Macedo 03h15min00s
4º Ingo Hoffmann/Lourival Roldan 03h15min38s
5º Helena Deyama/Julio Arakaki 03h21min16s

Classificação Geral do Campeonato após 5 etapas:

1º Guilherme Spinelli/Marcelo Vivolo 66 pontos
2º Ingo Hoffmann/Lourival Roldan 59
3º Reinaldo Varella/Marcos Macedo 51,5
4º Kléver Kolberg/Eduardo Bampi 47,5
5º Felipe Gianetti/Du Sachs 41

Classificação Categoria Protótipos:

1º Ingo Hoffmann/Lourival Roldan 69,5
2º Guilherme Spinelli/ Marcelo Vivolo 67
3º Kléver Kolberg/Eduardo Bampi 61,5 pontos