Rally: Helena Deyama na expectativa para o início do Rally dos Sertões

A equipe Rally Brasil tem a única dupla feminina na maior prova off-road das Américas.

O carro parcialmente rosa da piloto paulistana Helena Deyama (Mitsubishi L200 RS) já está em Goiânia e passa pelos últimos ajustes para a disputa da 16ª edição do Rally Internacional dos Sertões, que abre nesta terça feira com o Prólogo Noturno.


Deyama forma com a navegadora paranaense Gislaine Garcia – de apenas 21 anos e que disputa pela primeira vez a maior prova off-road das Américas – a única dupla de mulheres entre os competidores inscritos. “Passamos pelas vistorias, acompanhamos o trabalho final da equipe e agora é aguardar para acelerar.Estamos bem confiantes e acredito que a parceria dessa nova dupla feminina renderá muitos frutos”, diz.


E, continua. “A Gyslaine e eu temos o mesmo estilo de pensar e agir com relação ao carro. Fizemos o reconhecimento do prólogo e interagimos em alguns pontos importantes, como por exemplo, a cantada da planilha e manter a calma em situações complicadas. Fiquei surpresa com a facilidade com que nos entrosamos nesse primeiro dia de convivência de clima de rali, até parece que nos conhecemos e corremos juntas há anos”, comenta Helena Deyama.


Currículo – Helena Deyama fará sua oitava participação consecutiva é atualmente a única piloto com participação efetiva nos principais campeonatos brasileiros de rali, e vem se destacando com resultados expressivos, incluindo diversas vitórias, num universo considerado predominantemente masculino.


Em 2004, sagrou-se campeã no Rally Terra Brasil, ao lado da navegadora Priscila Bonacin. No ano seguinte, conquistou o maior título de sua carreira, vencendo o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, na categoria Super Production, ao lado da navegadora Andrea Quintal. Foi a primeira vitória de uma mulher num campeonato de rali, dentro da história do automobilismo em âmbito nacional e internacional.


Fora das trilhas, Helena Deyama é designer gráfica e artista plástica, e comanda a Luart Studio Arte e Criação Publicitária, empresa na área de Design e Propaganda. É também instrutora do programa Driver Training BMW ao lado dos pilotos Ingo Hoffman, Cesar Urnhani e Rodrigo Hanashiro.


A dupla Helena Deyama/ Gislaine Garcia disputam o Rally dos Sertões sob o patrocínio de Goodyear e Mitsubishi Motors.



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *