Rally: Saltos marcam o primeiro dia de Barbanera e Fontoura no Rally de Barretos

Equipe GP Corse, de Pietro Barbanera e Glauber Fontoura, disputou neste sábado o Prólogo pela manhã e Á  tarde, enfrentaram a primeira especial da prova. No entanto, se deparam com um problema na bateria que prejudicou o desempenho da dupla.

Foi dada a largada na manhã deste sábado para a temporada nacional de Rally Cross Country, com o Rally de Barretos. A prova que acontece no fim de semana, na cidade do interior paulista, marca o inÁ­cio dos Campeonatos Brasileiros e Paulista da modalidade.

Na pista montada, especialmente no Parque do Peão foi disputado a partir 10h30 o Prólogo, que definiu a ordem de largada para 40 veÁ­culos, entre Carros e Caminhões. Os saltos do circuito fechado foram um espetáculo Á  parte para o público, como os proporcionados pela dupla Pietro Barbanera e Glauber Fontoura da Equipe GP Corse.

“Achei a pista boa e mais rápida do que o ano passado, com alguns trechos travados, mas certamente os saltos foram a grande sensação. Demos dois saltos bem interessantes”, descreveu Barbanera depois dos “voos”.

A dupla largou em sexto na categoria, chamada agora de Production T2, para a primeira especial (trecho cronometrado) da prova de 106 quilÁ´metros, o percurso foi reduzido em cerca de 19 quilÁ´metros. A Ranger T2 se comportou bem nos primeiros trechos, mas um problema na bateria abreviou a participação da dupla no dia.

O navegador Fontoura relata o que houve cerca de 35 quilÁ´metros após a largada. “Estávamos indo bem e os pneus de chuva que escolhemos foram apropriados para enfrentar as curvas, lombas, trechos escorregadios com poças e saltos. Mas de repente descobrimos que estávamos perdendo a carga da bateria até carro morrer totalmente. Foi algo simples, tanto que quando a equipe de apoio trocou a bateria, tudo se resolveu, mas já tarde para buscar a diferença com os demais”.

Apesar de amigos de longa data, dentro e fora dos ralis, Barbanera e Fontoura realizam a segunda temporada juntos nas competições de Cross Country e pela categoria Production T2. Categoria esta que começou tÁ­mida em 2008, mas que neste ano ganhou mais adeptos, tanto que no Rally de Barretos já são oito duplas na disputa, com diferentes carros e marcas.

Os vencedores do dia nos Carros foram Reinado Varella/Marcos Macedo e nos Caminhões André Azevedo/Maykel Justo. A prova prossegue no domingo (15), com largada a partir das 10h30, para mais uma especial mas com o mesmo percurso. Depois, Á s 13h30 acontece o Super Prime, pista montada também no Parque do Peão onde se encerrará o evento com a premiação dos vencedores.

Premiação CBA – Neste domingo, logo após o Rally de Barretos a dupla terá de acelerar também fora do rali para participar do Jantar Anual da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Pietro Barbanera e Glauber Fontoura receberão o troféu de Vice-Campeões Brasileiros de Rally Cross Country 2008, pela categoria T2. O evento marca a premiação dos Campeões e Vice-Campeões da temporada passada em diversas modalidades como Rali, Stock Car, Kart, Fórmula 1, entre outros, e acontecerá no Hotel Transamérica em São Paulo.

A Equipe GP Corse é patrocinada pela Barbanera QualitÁ  e Fontoura Dias Stands com apoio da 4×4 Experts.