Rally: ProMacchina abre a temporada 2009 com dupla vitória

Com muita disputa, alegrias e tristezas, a equipe vence o prólogo e a especial do dia.

O Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country começou neste sábado, em Barretos, SP,  cheio de disputas e muitas possibilidades de conquista para os 37 carros que participam  da competição. A programação do dia teve inicio com o Prólogo, que aconteceu em uma pista fechada de aproximadamente dois mil metros, repleta de curvas, muita ação, e que define a ordem de largada para os trechos cronometrados. Habilidade, técnica, e sangue frio para acelerar sem receios, são fundamentais para quem quer largar entre as primeiras posições. Especialmente em Barretos, o prólogo é um show à parte com saltos e pegas que levantam o público e empolga competidores. Melhor para os paranenses Maurício Neves e Leandro Ferrarini, que pela terceira vez consecutiva vencem a tomada de tempo, que vale até um troféu especial.

“O prólogo é um momento muito bom pelo contato com o público e com os outros concorrentes porque a pista é dupla e permite um bom pega entre os competidores. Funciona bem porque os carros são posicionados em pistas separadas, largam lado a lado e por isso agrada tanto a quem vem conferir o rali de perto. Apesar de não pontuar para a prova, o resultado do prólogo somado ao do superprime( que acontece na mesma pista no encerramento do evento), tem premiação à parte, e nós estamos de olho nesse troféu”, explica Maurício.

O trecho cronometrado do dia teve início as 13:30h, com 106 quilômetros o percurso ele variava curvas, com poucos trechos de alta repletos de erosões, alagados e muita lama devido a chuva que caiu nos últimos dias na região. Para as duplas da ProMacchina, alegrias e tristezas. Maurício Neves e Leandro Ferrarini largaram em primeiro, mas quase no meio do percurso, Leandro passou mal e Maurício optou por abandonar à prova e garantir que seu navegador pudesse ser atendido pela equipe médica o mais rápido possivel.

“O Leandro sentiu-se mal e começou a vomitar muito, mesmo parando para vermos se ele poderia melhorar, percebi que seria imprudente fazê-lo permanecer dentro de um carro de corrida”, explicou Maurício ao chegar ao apoio. Depois de atendido e medicado, Leandro recuperou-se e passa bem. Amanhã a dupla larga para o segundo dia da competição.

Enquanto isso, na trilha Riamburgo Ximenes e Stanger Eller pisavam forte e garantiram a vitória na categoria protótipos. Um excelente retorno para o piloto cearense depois de cinco anos de ausência no campeonato brasileiro.

“Estamos muito felizes por começarmos vencendo em nossa categoria e porque sinto que ainda posso buscar mais em relação ao desempenho do meu carro, apesar deste ser o meu segundo rali na EvoProm estou radiante pois sei que, mesmo com resultados tão bons como o de hoje, ainda posso tirar mais dele. O Rally de Barretos é uma prova bem elaborada, que não permite erros, e está mais técnica do que eu esperava. Porém amanhã tem mais, estamos valorizando e trabalhando cada dia dentro de uma estratégia maior, concentrados no nosso objetivo que é o campeonato brasileiro” comenta Riamburgo.

“A navegação foi primordial para um bom resultado. Amanhã teremos o mesmo trecho em jogo, os mesmos 106 quilômetros e que podem ou não trazer mudanças. Até agora, o céu em Barretos está limpo e a noite agradável, mas caso na madrugada tenha chuva, poderemos ter mais lama e piso ainda mais liso amanhã”, esclarece Stanger Eller, navegador de Riamburgo.

A terceira dupla do time, Felipe Bibas/Emerson Cavassim, foi obrigada a desistir de sua participação em Barretos no início da noite de ontem, em função de uma forte crise de garganta em Felipe. Contrariando ordens médicas Felipe Bebias ainda tentou seguir para Barretos, porém com febre alta e fortes dores no corpo, tornou-se inviável sua participação.

Confira a programação deste domingo, 15 de março, dia que será decisivo para o Rally de Barretos:
10h30 – Especial – 125 km + 25 km deslocamento
13h30 –  Super Prime e Premiação

A ProMacchina tem o patrocinio de Cimed/ Pague Menos, Nacional Gás, Mitsubishi Motors Brasil, Unilancer Consórcios, Pirelli, Ponto da Moda e Ypióca. Apoio: Avalon Taxi Aéreo, Mahle original, EBC brakes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *