Rally: ProMacchina abre a temporada 2009 com dupla vitória

Com muita disputa, alegrias e tristezas, a equipe vence o prólogo e a especial do dia.

O Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country começou neste sábado, em Barretos, SP,  cheio de disputas e muitas possibilidades de conquista para os 37 carros que participam  da competição. A programação do dia teve inicio com o Prólogo, que aconteceu em uma pista fechada de aproximadamente dois mil metros, repleta de curvas, muita ação, e que define a ordem de largada para os trechos cronometrados. Habilidade, técnica, e sangue frio para acelerar sem receios, são fundamentais para quem quer largar entre as primeiras posições. Especialmente em Barretos, o prólogo é um show Á  parte com saltos e pegas que levantam o público e empolga competidores. Melhor para os paranenses MaurÁ­cio Neves e Leandro Ferrarini, que pela terceira vez consecutiva vencem a tomada de tempo, que vale até um troféu especial.

“O prólogo é um momento muito bom pelo contato com o público e com os outros concorrentes porque a pista é dupla e permite um bom pega entre os competidores. Funciona bem porque os carros são posicionados em pistas separadas, largam lado a lado e por isso agrada tanto a quem vem conferir o rali de perto. Apesar de não pontuar para a prova, o resultado do prólogo somado ao do superprime( que acontece na mesma pista no encerramento do evento), tem premiação Á  parte, e nós estamos de olho nesse troféu”, explica MaurÁ­cio.

O trecho cronometrado do dia teve inÁ­cio as 13:30h, com 106 quilÁ´metros o percurso ele variava curvas, com poucos trechos de alta repletos de erosões, alagados e muita lama devido a chuva que caiu nos últimos dias na região. Para as duplas da ProMacchina, alegrias e tristezas. MaurÁ­cio Neves e Leandro Ferrarini largaram em primeiro, mas quase no meio do percurso, Leandro passou mal e MaurÁ­cio optou por abandonar Á  prova e garantir que seu navegador pudesse ser atendido pela equipe médica o mais rápido possivel.

“O Leandro sentiu-se mal e começou a vomitar muito, mesmo parando para vermos se ele poderia melhorar, percebi que seria imprudente fazê-lo permanecer dentro de um carro de corrida”, explicou MaurÁ­cio ao chegar ao apoio. Depois de atendido e medicado, Leandro recuperou-se e passa bem. Amanhã a dupla larga para o segundo dia da competição.

Enquanto isso, na trilha Riamburgo Ximenes e Stanger Eller pisavam forte e garantiram a vitória na categoria protótipos. Um excelente retorno para o piloto cearense depois de cinco anos de ausência no campeonato brasileiro.

“Estamos muito felizes por começarmos vencendo em nossa categoria e porque sinto que ainda posso buscar mais em relação ao desempenho do meu carro, apesar deste ser o meu segundo rali na EvoProm estou radiante pois sei que, mesmo com resultados tão bons como o de hoje, ainda posso tirar mais dele. O Rally de Barretos é uma prova bem elaborada, que não permite erros, e está mais técnica do que eu esperava. Porém amanhã tem mais, estamos valorizando e trabalhando cada dia dentro de uma estratégia maior, concentrados no nosso objetivo que é o campeonato brasileiro” comenta Riamburgo.

“A navegação foi primordial para um bom resultado. Amanhã teremos o mesmo trecho em jogo, os mesmos 106 quilÁ´metros e que podem ou não trazer mudanças. Até agora, o céu em Barretos está limpo e a noite agradável, mas caso na madrugada tenha chuva, poderemos ter mais lama e piso ainda mais liso amanhã”, esclarece Stanger Eller, navegador de Riamburgo.

A terceira dupla do time, Felipe Bibas/Emerson Cavassim, foi obrigada a desistir de sua participação em Barretos no inÁ­cio da noite de ontem, em função de uma forte crise de garganta em Felipe. Contrariando ordens médicas Felipe Bebias ainda tentou seguir para Barretos, porém com febre alta e fortes dores no corpo, tornou-se inviável sua participação.

Confira a programação deste domingo, 15 de março, dia que será decisivo para o Rally de Barretos:
10h30 – Especial – 125 km + 25 km deslocamento
13h30 –  Super Prime e Premiação

A ProMacchina tem o patrocinio de Cimed/ Pague Menos, Nacional Gás, Mitsubishi Motors Brasil, Unilancer Consórcios, Pirelli, Ponto da Moda e Ypióca. Apoio: Avalon Taxi Aéreo, Mahle original, EBC brakes.