Rally: Volkswagen Brasil apresenta Maurício Neves como piloto oficial da marca para o Sertões 2009

Pentacampeão Brasileiro de Rally Cross Country, Campeão do Rally Internacional dos Sertões 2007, ele defenderá este ano as cores azuis do time dos sonhos do off road mundial.

Se existe um “time dos sonhos” no rally cross cuntry mundial, este time é a Volkswagen. Seus VW Race Touareg confirmaram seu domínio nas competições mundiais com a conquista das últimas edições das duas maiores provas de rali do mundo: o Sertões em 2008 e o Dakar em 2009. Agora, às vésperas da edição 2009 do Rally Internacional dos Sertões, algo até então inédito aconteceu, um brasileiro está confirmado como piloto oficial Volkswagen e representará o talento nacional ao lado do do lendário espanhol Carlos Sainz (que terá o compatriota Lucas Cruz Senra como navegador) e da dupla Nasser Al-Attiyah (Catar) e Timo Gottschalk (Alemanha).

Nesta quarta-feira, o piloto Maurício Neves, e seu navegador Eduardo Bambi, foram apresentados oficialmente como equipe Volkswagen Motorsport pelo presidente da empresa no Brasil, Thomas Schmall, e pelo vice-presidente de vendas e marketing, Flávio Padovan. A apresentação contou ainda com o chefe de equipe de off-road, Peter Utoft.

A reunião aconteceu no “coração da Volkswagen”, como definiu Schamll, o Centro Virtual de Realidade, na fábrica da montadora, em São Bernardo do Campo, onde alguns carros são desenvolvidos, e o presidente relembrou que a decisão de participar do rali aconteceu há dois anos, quando ficou decidido que Giniel de Villiers e Mark Muller, primeiro e segundo colocados na última edição dos Sertões, foram escalados para a prova.

“Este ano vamos colocar dois brasileiros nos nossos carros, e ano passado só com dois carros tivemos um resultado que melhor seria impossível. Neste ano, com três carros, queremos ter os três carros nas primeiras posições. O Maurício é um piloto campeão e estamos felizes de tê-lo na nossa casa”, comemorou Thomas.

Flávio Padovan contou que o processo de escolha do piloto e do navegador foi muito demorado, pois eles queriam não só um grande piloto, mas alguém que realizasse bem um trabalho em equipe, organizado como sua empresa. O vice-presidente explicou que o Touareg, carro com o qual correrão, é uma grande máquina para correr provas de off-road e por isso a entrada da Volkswagen no esporte, porém um carro forte não é o suficiente, e por isso a busca por pilotos competentes.

“Para nós é uma satisfação muito grande receber esta dupla. Ano passado começamos no rali vencendo, e essa responsabilidade é maior agora, porque temos que manter essa posição, então temos que vencer de novo. Todos sabem que no próximo ano lançaremos mais uma pick up, de grande porte, chamada Amarok, e a nossa intenção é colocá-la também nas provas de rali. A nossa estratégia é vencedora, temos planos ambiciosos para o Rally dos Sertões”, declarou Flávio.

Para Maurício Neves, esse é o começo de uma nova fase em sua carreira, ” Hoje ao vestir este macacão, ao ser anunciado com tantos elogios e expectativas, percebi que o sonho virou realidade. Durante toda a minha trajetória, em cada parte do meu caminho, sempre busquei fazer o melhor, ser o melhor. Nunca duvidei que a dedicação e o aprendizado geram a conquista de coisas que, por vezes, parecem inalcansáveis. A verdade é que, nem nos meus melhores sonhos, imaginava receber a honra de representar o talento brasileiro em um time tão espetacular. Neste momento meu foco é dedicação total aos objetivos da equipe, na qual muito tenho a aprender, e compartilhar o que sei sobre os Sertões, para mais uma vitória da marca no Brasil.”, disse ele.

Nesta quinta-feira, a programação do time inclui um treino para que Maurício e Bampi possam conhecer, em detalhes, o carro com o qual vão estrear na próxima terça-feira, dia 23 de junho, no prólogo que definirá a ordem de largada para a 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões.

Maurício Neves

Maurício Neves é um dos melhores pilotos do Brasil. Campeão do Rally dos Sertões de 2007, ele é também Pentacampeão Brasileiro de Rally Cross Country, sendo o atual Campeão Nacional e atual Campeão da Mitsubishi Cup Sudeste. Sua trajetória vencedora nas pistas muito se deve a sua capacidade técnica, sendo ele mesmo responsável pelo desenvolvimento e preparação dos seus carros de competição.

Com seu talento, Maurício Neves foi o primeiro brasileiro a vencer uma etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country, quando em 2006 superou as duplas favoritas da equipe oficial Mitsubishi no primeiro dia do Rally Por Las Pampas, algo até então inédito na categoria carros.

Curiosidades

Infância

– Maurício nasceu em 24 de fevereiro de 1969, em Curitiba, Paraná. Desde cedo aprendeu em casa que esforço e perseverança devem caminhar juntos, e que acreditar é fundamental para conquistar. Seu pai era motorista de caminhão, trabalhava arduamente para sustentar a esposa e o filho, enquanto sua mãe ajudava no sustento lavando e costurando para fora. Cansado das muitas viagens, longas ausências e dificuldades financeiras, o pai resolveu acreditar em seu espírito batalhador e abriu uma oficina mecânica em sua própria casa. Devagar as condições da família foram melhorando, Maurício ganhou duas irmãs, e com a oficina dentro de casa, descobriu seu amor pelos carros. Enquanto os amigos jogavam bola, ele já brincava dentro dos carros que seu pai trabalhava. Aos sete anos, para ser alfabetizado e ir à escola diariamente, fez o seguinte acordo com o pai: iria à escola se pudesse trabalhar na oficina. Trato feito, suas manhãs eram na sala de aula, e as tardes descobrindo os segredos de um bom mecânico.

Aprendizado constante

–  O garoto cresceu e trabalhava bem. Sempre antenado às evoluções, não perdia a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, viajava à São Paulo sempre que possível para fazer cursos relacionados à motores e carburadores, e participar de palestras que os fabricantes de peças ofereciam.

– A paixão pela preparação veio com a descoberta das corridas e da velocidade. Nas pistas e autódromos de Curitiba, tornou-se referência pelos resultados conquistados por seus carros. Em 1995, surgiu a oportunidade de trabalhar nas pistas da Europa, determinado a ser o melhor em tudo o que se propõe a fazer, Maurício trabalhou na antiga Formula 3000 Internacional (atual GP2) e na Formula 2 inglesa, com os pilotos Marco Campos, Christian Pescatori e Fabrizio Golin. As equipes eram a Draco e a Durango, ambas Italianas. Por lá começou como auxiliar, depois mecânico, até que em 1997 já era chefe do carro que cuidava. Destacou-se por rapidamente por aprender como envolvem os procedimentos de uma equipe. Fazia o que fosse necessário para o time, desde lavar pneus e carenagens dos carros durante os treinos e intervalos das provas, até dirigir o caminhão e o motorhome da equipe.

Ralis

– Sua estréia nos ralis foi em 1999. Desafiado por um amigo de infância, além de preparar o carro para a dupla competir uma prova de velocidade, também atuou como navegador. Decidido a viver a experiência de pilotar em um rali, na prova seguinte estreou como piloto vencendo seu primeiro rali ao volante de um fora de estrada. Neste mesmo ano, sagrou-se Campeão Brasileiro de Rally de Velocidade.

– O Rally Cross Country só foi descoberto por ele no ano de 2000, quando convidado para preparar um time para o Rally Internacional dos Sertões. Naquele ano, para melhor compreender o formato da competição, além de todas as informações e provas que foi assistir, participou do Sertões como apoio do time, pilotando o carro vassoura da equipe. Voltou do Sertões apaixonado pelo Rally Cross Country e decidido a focar seu trabalho totalmente para a modalidade.

– Atualmente, Maurício Neves é considerado um dos melhores preparadores de carros de rali do Brasil e um piloto com currículo único.

Pessoal

– Além do automobilismo suas principais paixões são: sua esposa Dalila e seus filhos Pedrinho e Ana Julia.

Principais títulos:

1999
Campeão Brasileiro de Rally de Velocidade, Categoria N3

2002
Campeão Brasileiro de Rally Cross Country, Categoria Protótipos

2003
Campeão Brasileiro de Rally Cross Country, Categoria Protótipo

2004
Campeão Brasileiro de Rally Cross Country, Categoria Protótipo

2006
Campeão Brasileiro de Rally Cross Country, Categoria Protótipo

2007
Campeão do Rally Internacional dos Sertões na Geral e na Categoria Protótipo
Vice Campeão Paulista de Rally Cross Country, Categoria Protótipo

2008
Campeão Brasileiro de Rally Cross Country, Categoria Protótipo
Campeão Mitsubishi Cup Sudeste , Categoria L200RS Máster

2009
Campeão do Rally RN1500, Categoria Protótipo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *