Rally: ZF participa do Rally dos Sertões com apóio à equipe Ford Racing Trucks

A ZF, por meio da divisão ZF Sistemas de Transmissão, vai apoiar, pelo quarto ano consecutivo, a Ford Racing Trucks, equipe oficial da Ford no Rally dos Sertões 2007. Os dois caminhões F-4000 Território 4×4 dos trios Edu Piano/Solon Mendes/Davi Fonseca e Ricardo Domingues/Fausto Dallape/Henrique Furika contarão com transmissão ZF S5-420, de cinco velocidades.


“Temos certeza de que a equipe vai brigar pelo título deste ano. Eles vêm trabalhando no caminho certo e a ZF tem orgulho em ajudar a fazer com que seus veículos sejam muito competitivos”
, ressalta Elton Baggio, gerente de Marketing e Vendas OEM da ZF Sistemas de Transmissão.

O executivo explica que a ZF procurou fazer o menor índice possível de alterações na transmissão e que o modelo S5-420 4×4 utilizado no rali é, basicamente, o mesmo que equipa os modelos de série da linha F-250, F-350 e F-4000.

Com cinco velocidades, a transmissão ZF S5-420 tem design compacto e vai proporcionar aos pilotos rapidez e conforto durante as constantes mudanças de marchas, necessárias nesse tipo de competição. Isso porque possui engates curtos, macios e bem definidos e mapa de engate do tipo “Car Like”, semelhante ao de um automóvel (com a 1ª marcha para cima).

Edu Piano, piloto e chefe da equipe, comemorou a renovação da parceria. “O apoio da ZF sempre foi muito importante, desde que montamos nosso primeiro caminhão. A empresa sempre nos forneceu as transmissões apenas com pequenas modificações e, ao longo dos últimos seis anos, nunca tivemos nenhum problema com o câmbio durante os ralis”, explica o piloto, que conquistou o título de Campeão do Rally dos Sertões 2005.

Entre 9 e 17 de agosto, quando acontecem as nove etapas da prova, os caminhões percorrerão um trajeto de aproximadamente cinco mil quilômetros, pelas cidades de Goiânia (GO), Minaçu (GO), Palmas (TO), Alto Parnaíba (MA), São Raimundo Nonato (PI), Barra (BA), Lençóis (BA), Senhor do Bonfim (BA), Aracaju (SE) e Salvador (BA).

O Grupo ZF é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo. Com mais de 55 mil colaboradores e 122 operações em 26 países, o grupo registrou vendas de 11,7 bilhões de euros em 2006. Na América do Sul, faturou R$ 1,2 bilhão em 2006, conta com mais de 4.200 colaboradores e possui unidades em Sorocaba (SP), São Bernardo do Campo (SP), Araraquara (SP), Belo Horizonte (MG) e San Francisco (Argentina). Fabrica transmissões para veículos comerciais, sistemas de direção, sistemas de embreagens, amortecedores e componentes de chassis para veículos comerciais e de passeio, além de eixos e transmissões para máquinas agrícolas e reversores marítimos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *