Shifter Kart: Henrique Martins começa disputa pelo título neste sábado

Fase decisiva da competição terá início na oitava etapa da temporada, que será realizada a partir das 11h30 no Kartódromo da Granja Viana.

O piloto paulista Henrique Martins (Grupo Agrenco/Terlogs/Cargonave) começa neste sábado a disputa pelo título de campeão da Shifter Kart em 2007. Principal categoria do kartismo nacional na atualidade, a Shifter (ou KZ1, como é conhecida em outras competições), reúne na fase final deste ano cinco pilotos com experiência em monopostos, e começa os playoffs em clima de muita competitividade em virtude do reagrupamento dos candidatos ao título.

Com 225 pontos na classificação geral, a primeira posição é ocupada por Rafael Suzuki, que liderou a fase classificatória e leva cinco pontos de vantagem para o segundo colocado na tabela, Danilo Dirani. Um dos três únicos pilotos a vencer corridas no primeiro turno, (Suzuki e Dirani foram os outros), Henrique Martins é o terceiro no campeonato com 216 pontos, logo à frente de André Sousa, que tem 214.

Os quatro formam o grupo dos principais candidatos ao título, e começam neste sábado uma disputa de apenas três corridas rumo a uma das conquistas mais importantes do kartismo brasileiro na atualidade.

“Como teremos poucas provas pela frente, o objetivo será marcar muitos pontos desde já. A estratégia nas sete corridas da primeira fase foi outra, já que o importante era estar no grupo dos dez finalistas, mas agora a coisa muda. Quem vencer mais etapas e, principalmente, não abandonar nenhuma das três provas finais, tem mais chances de ficar com o título”, opinou Henrique.

Refeita a pontuação dos líderes, assim como vem ocorrendo na Stock Car desde o ano passado, a Shifter Kart tem seis pilotos dependendo de seus próprios resultados para serem campeões. No grupo formado por Suzuki, Dirani, Martins, Sousa, Emilio Padron e Rui Loiola – que entra nos playoffs com 210 pontos –, quem vencer as três últimas corridas fica com o título.

Mas, embora a matemática da decisão possa ser simplificada dessa forma, Henrique Martins acredita que, na prática, a disputa deva envolver uma combinação de resultados mais complexa, em especial pelo alto grau de competitividade dos pilotos.

“Para nenhum de nós será fácil vencer”, opinou Henrique. “Todos temos treinado muito e acredito que nenhum dos finalistas chegue à decisão mal preparado. Os seis primeiros têm a vantagem de depender de seus próprios resultados, mas o clima de competitividade que marcou o início do ano deve continuar nesta fase”, encerrou.

O treino classificatório para a oitava etapa da Shifter Kart será realizado às 9h20 deste sábado. A corrida está marcada para as 11h30.

Os dez finalistas da temporada de 2007 da categoria são:
1) Rafael Suzuki, 225
2) Danilo Dirani, 220
3) Henrique Martins, 216
4) André Sousa, 214
5) Emilio Padron, 212
6) Rui Loiola, 210
7) Eduardo Porto, 209
8) Eduardo Martins, 208
9) Guilherme Jacob, 207
10) Felipe Leonardos, 206

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *