Star Mazda: João Jardim inicia carreira nos Estados Unidos de olho na Indy

Piloto de Sorocaba vai disputar a competição de base do automobilismo norte-americano com a equipe JDC Motorsports

Destaque da temporada 2010 da Fórmula Futuro, quando disputou o título até a última corrida do ano, o sorocabano João Jardim inicia sua trajetória no automobilismo norte-americano em 2011 com objetivo de chegar à Fórmula Indy dentro de alguns anos.

O piloto fechou contrato na última terça-feira com a equipe JDC Motorsports e vai disputar o restante da temporada da Fórmula Star Mazda, uma das principais categorias de base de monopostos na América do Norte. A estreia do brasileiro será no próximo dia 28 de maio, na terceira etapa do campeonato, que será realizada na cidade um dia antes das 500 Milhas de Indianápolis.

“É um novo desafio e estou muito empolgado e experimentar o carro. Acho que fizemos uma boa escolha com a JDC, que é um time que já conquistou títulos na Fórmula Mazda. É o início de uma longa caminhada, mas estou disposto a trabalhar duro para chegar a competir em um nível profissional nos Estados Unidos”, comentou João Jardim.

No próximo dia 21 de maio João participa do seu primeiro teste na categoria, e vai acelerar pela primeira vez em um circuito oval. Com nove provas nos Estados Unidos e no Canadá, a Fórmula Star Mazda corre junto de categorias como a Fórmula Indy e a America Le Mans Series.

“A cultura do automobilismo nos Estados Unidos é bem diferente da Europa. A Fórmula Star Mazda cumpre seu papel de categoria de revelação de novos pilotos. Primeiro porque prepara os pilotos correndo nas principais pistas do pais, inclusive nos ovais. Segundo porque corre junto com grandes campeonatos, permitindo que nós, pilotos, façamos contatos e mostremos nosso potencial para as grandes equipes”, destacou o sorocabano.

Os carros da Fórmula Star Mazda têm chassis construídos em fibra de carbono e são impulsionados por motores Mazda Renesis de 260 cavalos de potência. Confira o calendário com as provas que restam para o encerramento da temporada 2011:

21 de maio – Teste coletivo – Milwaukee
27 e 28 de maio – 3ª etapa – Lucas Oil Raceway (EUA) – Indy 500
17 e 18 de junho – 4ª etapa – Milwaukee (EUA) – preliminar da F-Indy
24 e 25 de junho – 5ª etapa – Iowa (EUA) – preliminar da F-Indy
21 a 23 de julho – 6ª etapa – Mosport (CAN) – preliminar da ALMS
06 e 07 de agosto – 7ª e 8ª etapas – Trois-Rivieres (CAN)
26 a 28 de agosto – 9ª etapa – Sonoma (EUA) – preliminar da F-Indy
02 a 04 de setembro – 10ª etapa – Baltimore (EUA) – preliminar da F-Indy
16 a 18 de setembro – 11ª etapa – Laguna Seca (EUA) – preliminar da ALMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *