Stock Car: Consumo de freios no Velopark assusta Xandinho

Átila Abreu lidera treinos extras no Velopark.

O paulista Xandinho Negrão deixou os treinos extras desta quinta-feira com a sensação de que o consumo dos freios será um drama na prova que inaugurará oficialmente neste domingo o novo Autódromo de Velopark, em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre. Um única sessão de 45 minutos foi suficiente para o piloto da Equipe Medley externar sua preocupação ao engenheiro Thiago Meneghel, responsável pela preparação do seu carro. “A pista é muito agressiva com os freios, que vão sentir demais. Até porque as dimensões reduzidas do circuito vão apenas ampliar o problema”, analisou.
Xandinho recomendou a Meneghel um aumento na ventilação do sistema de freios como forma de atenuar o aquecimento dos componentes. “Temos de evitar andar ‘debaixo’ dos outros, senão tudo vai ficar ainda mais complicado. Mas como? O traçado é curtinho e a tendência é que a galera ande embolada”, previu. ConstruÁ­do Á s margens da rodovia BR-386, o complexo automobilÁ­stico – composto também por pista de arrancada e kartódromo, entre outras atrações – receberá a Stock Car numa variante de apenas 2.162 metros.
Menor pista do calendário, Velopark representará também um severo desafio ao condicionamento dos pilotos. Xandinho disse que o elevado número de curvas – oito – vai cobrar um preço alto na forma de desgaste. “Isto aqui parece até um circuito de rua, de tanto que cansa. Mas o traçado é legal. Muita gente já havia treinado há poucas semanas com outros carros. Só hoje é que comecei a me entender com o traçado. Foi bom para pegar a mão, descobrir essa questão dos freios, mas ainda estamos bem no começo dos trabalhos. Os tempos de hoje nem poderão ser levados a sério porque cairão bastante a cada sessão”, antecipou Xandinho, que fechou a prática na 10ª colocação.
Por causa do atraso na programação, comprometida ainda mais pelo acidente envolvendo Alceu Feldman e Thiago Marques, os ensaios foram encerrados já no inÁ­cio da noite. O mais rápido do dia foi Átila Abreu (AMG), com a marca de 52s481. Os treinos serão retomados amanhã, a partir das 11h40, com duas sessões de 40 minutos com o máximo de 27 voltas para cada um dos dois grupos de 17 carros.