Stock: Com carro mais bonito, Ipiranga e Thiago Camilo continuam juntos na temporada 2012

Stock Car terá campeonato por pontos corridos e as doze provas transmitidas ao vivo pela Rede Globo

Ipiranga e Thiago Camilo, uma das parcerias patrocinador-piloto de maior sucesso na Stock Car, vai continuar mais forte que nunca em 2012, e com um carro mais bonito. O modelo JL G-09, usado na Stock Car desde 2009, não sofreu modificações significativas na carenagem, mas a nova pintura do carro amarelo e azul número 21, com a marca da Ipiranga na diagonal, acompanhada por uma fina linha laranja, trouxe uma aparência mais harmÁ´nica, com sensação de movimento e velocidade. O novo carro terá grande exposição na mÁ­dia, já que a temporada 2012 da Stock Car, que começa dia 25 de março em São Paulo (SP) e termina dia 11 de novembro em BrasÁ­lia (DF), terá suas doze corridas transmitidas ao vivo e integralmente pela Rede Globo, sempre pela manhã.

Camilo, em seu quarto ano com as cores da Ipiranga, disputará a principal categoria do automobilismo brasileiro pela equipe Ipiranga RCM, onde fez sua primeira temporada em 2011, vencendo três das doze provas do calendário – entre elas a Corrida do Milhão, em Interlagos -, e sendo o piloto que mais marcou pontos.

“Sem dúvida essa foi minha melhor temporada na Stock Car, e como foi o primeiro ano da Ipiranga RCM, acredito que com o entrosamento que aumenta a cada corrida, entraremos na briga pelo tÁ­tulo com mais força ainda em 2012. E com o carro, que já era bonito, ainda mais incrementado, já dá vontade de sentar e acelerar”, diz o piloto de 27 anos. “Infelizmente, por uma questão de regulamento e por meu carro ter dado problemas nas corridas finais, apesar de ter marcado mais pontos não fui campeão, mas a parceria foi competitiva em todos os momentos. Dar continuidade a um trabalho vitorioso é muito importante, e ter minha imagem associada a um patrocinador grande, comprometido e sério como a Ipiranga me dá muito orgulho e uma imensa responsabilidade”, completa Thiago Camilo. A injustiça do regulamento em relação ao desempenho de Thiago Camilo foi tão grande que os pilotos defenderam o fim da Super Final, onde apenas dez deles disputavam o tÁ­tulo nas quatro corridas finais, após um realinhamento de pontos. Os pilotos foram atendidos e em 2012 o campeonato será disputado por pontos corridos: quem fizer mais pontos nas doze corridas será o campeão.

Jeronimo dos Santos, Diretor de Varejo e Marketing da Ipiranga, fala sobre a renovação. “Estamos muito satisfeitos com o que temos na Stock Car: um piloto competitivo, rápido e determinado, alinhado com a atitude da Ipiranga; e a parceria com a equipe se mostrou vencedora desde a primeira corrida, então a renovação com Thiago Camilo e a Ipiranga RCM na Stock Car foi um processo natural. Além de tudo, nunca é demais repetir que somos apaixonados por carro e o automobilismo é o ambiente onde nossa paixão ganha mais intensidade.”

Pelo lado técnico, o dono da Ipiranga RCM, Rosinei Campos, o Meinha, avalia a temporada 2011 e projeta 2012. “Para um primeiro ano de parceira, sem dúvida tivemos um resultado acima das expectativas. Nunca tivemos dúvidas sobre a velocidade e a capacidade do Thiago, mas cada equipe tem sua maneira de trabalhar, e o entrosamento Á s vezes demora um pouco. No nosso caso, a vitória veio logo na primeira corrida. Ao longo do ano, com base nos resultados, construÁ­mos um favoritismo que não se confirmou na SuperFinal, mas a renovação com a Ipiranga mostra que estamos no caminho certo. Ter a confiança de um patrocinador forte como a Ipiranga nos dá mais tranquilidade e vontade de trabalhar mais ainda e buscar o tÁ­tulo em 2012”.

Ao saber da renovação da parceria Ipiranga-RCM-Thiago Camilo, Reginaldo Leme, comentarista de automobilismo da Rede Globo, sintetizou sua opinião em poucas palavras. “Se uma grande empresa e um grande piloto estão juntos em um projeto há tantos anos, é porque esse projeto é um sucesso”.

Calendário da Stock Car 2012
1ª etapa, 25 de março – Interlagos (SP)
2ª etapa, 15 de abril – Curitiba (PR)
3ª etapa, 6 de maio – Ribeirão Preto (SP)
4ª etapa, 20 de maio – Velopark, Nova Santa Rita (RS)
5ª etapa, 1º de julho – Londrina (PR)
6ª etapa, 15 de julho – Rio de Janeiro (RJ)
7ª etapa, 5 de agosto – Interlagos (SP)
8ª etapa, 26 de agosto – Salvador (BA)
9ª etapa, 16 de setembro – Campo Grande (MS) / alternativo
10ª etapa, 30 de setembro – Tarumã (RS) / alternativo
11ª etapa, 21 de outubro – Curitiba (PR)
12ª etapa, 11 de novembro – BrasÁ­lia (DF) / alternativo

Thiago Camilo
Nascimento: 20 de setembro de 1984
Paulista de São Paulo.
Carro: Vectra nº 21
Equipe: Ipiranga RCM
Dono da Equipe: Rosinei Campos (Meinha)
Chefe de Equipe: André Bragantini
Histórico na Stock Car
Pole positions: 10
2004 – Tarumã (RS) e Interlagos (SP)
2005 Jacarepaguá (RJ)
2006 Curitiba (PR);
2007 Londrina (PR) e Interlagos (SP)
2008 Londrina (PR),
2009 Salvador (BA) e Interlagos (SP);
2010 Curitiba (PR)

Vitórias: 11
• 28 de novembro de 2004 – Interlagos (SP)
• 19 de junho de 2005 – Rio de Janeiro (RJ)
• 13 de agosto de 2006 – Curitiba (PR)
• 29 de julho de 2007 – Londrina (PR)
• 13 de setembro de 2008 – Londrina (PR)
• 07 de dezembro de 2008 – Interlagos (SP)
• 04 de outubro de 2009 – Campo Grande (MS)
• 06 de dezembro de 2009 – Interlagos (SP)
• 20 de março de 2011 – Curitiba (PR)
• 07 de agosto de 2011 – Interlagos (SP)
• 04 de setembro de 2011 – Salvador (BA)