Stock: Com novidades, Stock Car tem seu início nessa terça-feira em SP

Pilotos e equipes da Stock Car V8 encontram-se pela primeira vez em 2006 nesta semana, no circuito de Interlagos, em São Paulo. Todos se preparam para a abertura da temporada, no próximo domingo (dia 9), com a realização de dois dias de treinos coletivos (terça, 4, e quarta, 5).


Uma das novidades para a temporada e que já começa a ser utilizada nos treinos é o equipamento para aquisição e registro de dados sobre o carro, o que vai fornecer informações importantes, possibilitando um controle maior por parte do chefe de equipe.

Na Terra Avallone, os pilotos Christian Fittipaldi e Felipe Maluhy ficaram satisfeitos com a liberação desse dispositivo, bem como o paranaense Tarso Marques, que estará substituindo Fittipaldi em três etapas deste ano (o piloto também corre nos Estados Unidos e algumas provas da Stock conflitarão com o calendário da Grand-Am).

No entanto, o engenheiro José Avallone Neto, chefe da equipe e que trabalhou na escuderia Jordan na Fórmula 1 nos anos 90, foi quem mais comemorou a liberação da “Aquisição de Dados”.

“Sem dúvida é um grande avanço para a Stock Car. Comparando os nossos carros com aviões, estávamos voando sem visibilidade e sem instrumentos. Até 2005, a Stock foi um vôo cego e intuitivo. Acho que será um avanço para todos e não exclusivamente da equipe A ou B”, declarou Avallone.

Maluhy, no entanto, vê uma vantagem para a Terra Avallone. “A especialidade do Avallone é justamente aquisição de dados, então acho que isso nos ajudará muito a entender melhor o carro”.

A Stock Car também terá mudanças em seu regulamento esportivo, com a realização da Super Classificação (que reunirá os dez melhores tempos dos treinos de classificação); e o Playoff (após a oitava etapa, apenas os dez primeiros colocados na temporada seguirão na briga pelo título).

“Sou a favor de todas as mudanças que tornem a categoria mais competitiva e emocionante. Espero que a Super Classificação e o Playoff proporcionem isso”, afirmou Fittipaldi.

Em seu terceiro ano na categoria, o objetivo da equipe Avallone é mostrar sua evolução. “O time como um todo foi bem melhor no ano passado, comparando com a nossa temporada de estréia em 2004. Os resultados dos treinos e classificações mostraram o potencial que tínhamos em 2005, mas os resultados finais estiveram muito aquém do que eu imaginava: ou em função da fragilidade do equipamento em determinadas situações ou mesmo por incidentes normais de corrida, que nos impediram de ter uma classificação final, que pudesse comprovar a evolução da equipe”, disse Avallone.

“Acredito que já temos a maturidade para poder estar disputando uma vitória. Não é uma tarefa fácil em função do nível de profissionais envolvidos. Simplesmente os melhores estão hoje na Stock Car. Mas este é o combustível e a motivação que nos faz trabalhar 10, 12 ou mais horas por dia. Todos querem ganhar e vamos continuar trabalhando para conquistar nossa primeira vitória”, completou Avallone.

A temporada 2006 da categoria terá a disputa de 12 etapas. Christian Fittipaldi, Felipe Maluhy e Tarso Marques estarão participando dos treinos a partir desta terça.

Confira a programação dos treinos coletivos:

Terça-feira (dia 4)
13h30 às 14h40 – treinos Stock Car V8
17h00 às 18h10 – treinos Stock Car V8

Quarta-feira (dia 5)
11h00 às 12h40 – treinos Stock Car V8
16h00 às 17h40 – treinos Stock Car V8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *