Stock: Começa a Corrida Verde da Copa Nextel Stock Car 2009

Prova de domingo abre a Mobil Super Final, que definirá o vencedor da temporada. Treinos começam nesta sexta-feira.

A partir desta sexta-feira, o Autódromo Internacional de Curitiba ficará ainda mais verde. O motivo é o inÁ­cio da programação oficial da Corrida Verde, válida pela nona etapa da Copa Nextel Stock Car e abertura da Mobil Super Final, que definirá o campeão de 2009 da principal categoria do automobilismo. A prova em Curitiba marca ainda a largada da categoria rumo Á  sustentabilidade, com a neutralização de carbono de todo o CO2 emitido pelo resultante da etapa e a reciclagem de resÁ­duos, além de outras ações. A programação desta sexta-feira começa Á s 7h30, com dois treinos para cada uma das divisões envolvidas, Copa Nextel, Copa Vicar, Stock Jr. e Pick Up Racing.

A Rede Globo de Televisão mostrará a Corrida Verde ao vivo para todo o paÁ­s, a partir das 11h, dentro do Esporte Espetacular. A programação ainda prevê as outras três divisões da Stock Car, com a sétima etapa da Copa Vicar, a oitava da Stock Jr. e a sexta prova do ano da Pick Up Racing. Os ingressos já estão Á  venda e todas as informações sobre os locais de venda e preços podem ser obtidas no site oficial, www.stockcar.com.br.

Depois de oito provas, a Copa Nextel Stock Car dá inÁ­cio a sua fase decisiva com a Corrida Verde. A Mobil Super Final corresponde Á s quatro últimas provas, Curitiba, dia 25/10; BrasÁ­lia, 8/11; Tarumã, 22/11; e São Paulo, 6/12, que definirão o campeão de 2009. Os dez pilotos que seguem na briga e suas respectivas pontuações são estes: 1) Cacá Bueno (RJ), 235 pontos; 2) Valdeno Brito (PB), 223; 3) Thiago Camilo (SP), 221; 4) Átila Abreu (SP), 219; 5) Ricardo Mauricio (SP), 218; 6) Marcos Gomes (SP), 215; 7) Daniel Serra (SP), 212; 8) Allam Khodair (SP), 211; 9) Max Wilson (SP), 210; 10) Luciano Burti (SP), 207.

Em uma temporada marcada pelo equilÁ­brio, com nada menos que oito vencedores diferentes em oito provas realizadas, um recorde nos 30 anos de história da categoria, a expectativa é muito positiva para a Corrida Verde. Afinal, cada ponto é importante nesta luta pelo tÁ­tulo, sem falar dos demais pilotos que continuam buscando o topo do pódio, tornando a disputa ainda mais acirrada.

Na primeira prova desta temporada realizada em Curitiba, a vitória foi do paraibano Valdeno Brito, a RCM Motorsport (Peugeot), seguido pelo carioca Cacá Bueno, da Red Bull Racing (Peugeot), e o paulista Thiago Camilo, da Ipiranga Racing (Chevrolet).

Carreata Verde
A programação de ações promocionais da Corrida Verde reservou para a manhã desta quinta-feira a tradicional carreata pelas ruas e avenidas de Curitiba, com término na Boca Maldita, um dos points da capital paranaense. Duda Pamplona, da Officer Pamplona’s; Ricardo MaurÁ­cio, da Eurofarma RC, Daniel Serra, da Red Bull Racing, Xandinho Negrão, da Medley/A. Mattheis, e Paulo Salustiano, da Vogel Motorsport, participaram do evento.

O campeão Ricardo MaurÁ­cio acredita que esse tipo de ação reforça ainda mais a chegada da categoria nas cidades. “O público sempre comparece em massa nas carreatas e é muito importante essa aproximação com os fãs para mostrar a eles os detalhes do carro”.Â