Stock: Jorge Neto é o mais rápido em BrasÁ­lia

Faltou muito pouco para que Antonio Jorge Neto (RC Competições) superasse nos treinos oficiais desta sexta-feira o seu recorde da pole no anel externo do Autódromo Internacional de BrasÁ­lia. Neto foi o mais rápido dos ensaios com a marca de 58s875 e ficou a apenas um décimo do tempo que registrou nas tomadas classificatórias de 2004 – 58s717. Surpresa do dia, o paranaense Diogo Pachenki (Powertech) terminou em segundo.

A oitava etapa está definindo os 10 pilotos que decidirão o tÁ­tulo nas quatro provas dos playoffs finais. Enquanto Cacá Bueno (RC), Hoover Orsi (NasrCastroneves), Thiago Camilo (Vogel Texaco) e Giuliano Losacco (Medley) estão garantidos, 18 pilotos continuam brigando pelas seis vagas em jogo – alguns com chances concretas, como é caso do grupo que ocupa da quinta Á  11ª colocações, outros com possibilidades mais reduzidas e muitos dependendo de um milagre.


Pelo inÁ­cio das duas sessões, parecia que o bicampeão Losacco voltaria a ocupar um lugar de destaque no alto da folha de tempos. Mas, prejudicado por um competidor mais lento no primeiro e experiências de acerto que não foram bem-sucedidas no segundo, fechou em 12º. “O carro estava escorregando demais no último treino, porque os pneus demoraram para alcançar a temperatura ideal. Vamos ter de resolver esse problema para a classificação e a corrida”, afirmou.


O companheiro de equipe Guto Negrão estará classificado para o segundo turno se mantiver a 9ª posição que defende antes do encerramento da fase eliminatória. Os resultados do dia, no entanto, não foram os esperados. “O carro não reagiu Á s mudanças que fizemos e o motor ainda apresentou problemas no segundo. Vamos ter de trocá-lo para amanhã”, avisou Guto, apenas o 35º entre os 39 pilotos que entraram na pista nesta tarde.


O grid será conhecido amanhã, depois das duas tomadas de tempo – a primeira, pela manhã, determinará os 10 que disputarão a pole no superqualifying. A etapa desta semana será a última em que as equipes poderão aproveitar os jogos de pneus de provas anteriores. Nos playoffs, os pneus serão sorteados entre as equipes.