Stock Jr.: Leonardo Jafet conquista o primeiro título na Stock Jr.


TwitterFacebookWhatsAppGoogle+Pin It

Terceira colocação na prova de sábado garantiu vitória antecipada

Com uma prova de antecedência, Leonardo Jafet garantiu o título da temporada 2012 da Stock Jr. na disputa de sábado (21), realizada no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba, e válida pela quinta e penúltima etapa da temporada. Mesmo com um terceiro lugar, numa combinação de resultado o piloto paulista chegou aos 123,5 pontos e não pode mais ser alcançado.

 

“Acho que essa foi a corrida mais difícil da temporada. Entrei para ganhar, mas não estava pensando no título para não me desconcentrar”, disse, entusiasmado. “Meu pai assistiu à prova com a calculadora na mão. Quando entrei no box, ele veio em minha direção dizendo que eu era o campeão. Dito Giannetti logo veio me cumprimentar. Aí a ficha caiu”, comemorou.

 

Largando na pole position, Jafet conseguiu manter a ponta até a metade da prova. Após a entrada do Safety Car, quando os carros são reagrupados, o piloto não fez uma boa relargada e caiu para as últimas posições. “Tive problemas para relargar e fui perdendo posições, então foi preciso fazer uma corrida diferente das anteriores. Não tive moleza, mas o resultado final me favoreceu”.

 

Liderada por três pilotos – Leonardo Jafet, Nelson Marcondes e Otto Baumgart –, a prova foi marcada por disputas intensas no pelotão intermediário, durante os 30 minutos de corrida. A vitória ficou para Nelson Marcondes, a primeira dele na categoria. “Foi bom ter vencido. Ainda tempos mais uma etapa e o vice-campeonato ainda está em aberto”, comentou o piloto, que cruzou a linha de chegada, após as 22 voltas, com o tempo de 29min14seg268.

 

A segunda posição ficou o paulista Otto Baumgart, que agora soma 89 pontos e segue na segunda colocação da classificação do campeonato. “Se tivesse conquistado a vitória, o título continuaria em aberto. Mas ainda tem mais uma prova para tentar a primeira vitória no ano e, quem sabe, concluir na segunda colocação”.

 

Jafet disse que não esperava o título com uma prova de antecedência e dedicou a vitória ao pai e à mãe, que prestigiaram a prova. “Não esperava que o título viesse antecipadamente. Era uma combinação difícil de acontecer. Eu estava focado em vencer a prova e o resultado veio naturalmente. Dedico o campeonato à minha família”, finalizou o piloto, que já garantiu sua participação na última etapa do certame, em agosto.

 

Estreante no circuito do ECPA, Rafael Graste terminou a prova na sétima colocação. “Minha primeira prova de Stock Jr. foi em Interlagos, na etapa anterior. O circuito do ECPA é bem mais técnico. Foi muito para o aprendizado, já que nunca havia andado aqui”, contou o piloto de apenas 18 anos.

A classificação do campeonato, após a quinta etapa, ficou: 1) Leonardo Jafet, 123,5 / 2) Otto Baumgart, 89 / 3) Nelson Marcondes, 69 / 4) Alexis Vilela, 48 / 5) Andre Pedrotti, 42.

 

A próxima e última etapa do Campeonato de Stock Jr. está marcada para o dia 25 de agosto. Confira o resultado dos cinco melhores colocados na quinta etapa:

 

5ª etapa – Campeonato de Stock Jr.

1º Nelson Marcondes, 22 voltas em 29:14.286 – melhor volta 1:15.372

2º Otto Baumgart a 5.258 – melhor volta 1:16.213

3º Leonardo Jafet a 5.798 – melhor volta 1:15.362

4º Rodrigo Stefanini a 8.794 – melhor volta 1:16.759

5º Luis Carvalho a 11.007 – melhor volta 1:16.374

 

Turismo A e B

Na quinta etapa da Copa ECPA de Velocidade, também realizada no sábado (21), o piracicabano Rubens Filippetti venceu as duas baterias da categoria Turismo A e segue líder. Na Turismo B, Rodrigo Huidobro venceu a primeira prova. A segunda bateria foi da dupla Marcio e Milton. Com esses resultados, a classificação da Turismo B ficou anda mais embolada.

 

5ª etapa – Copa ECPA de Velocidade

Turismo A – 1ª prova

1º Rubens Filippetti
2º Luis Piccolo

3º Rodrigo Stefanini

 

Turismo B – 1ª prova

1º Rodrigo e Alejandro Huidobro
2º Adriano Nunes

3º Edson e Bruno Paes

 

Turismo A – 2ª prova

1º Rubens Filippetti
2º Luis Piccolo

3º Rodrigo Stefanini

 

Turismo B – 2ª prova

1º Marcio e Milton
2º Rodrigo e Alejandro Huidobro

3º Edson e Bruno Paes

Compartilhar
TwitterFacebookWhatsAppGoogle+Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *