Stock Jr.: Seletiva idealizada por Tony Kanaan já tem data definida

Anunciada no final do ano passado, a seletiva organizada pelo baiano Tony Kanaan, que irá escolher um piloto para disputar a temporada 2006 da estreante Stock Car Jr, já tem data definida. Serão dois dias, 21 e 22 deste mês, em um autódromo particular no interior de São Paulo. Nesses dias, os pilotos disputarão o prêmio de 12 provas na novíssima Stock Car Jr, categoria que será preliminar da Stock Car V8.



A seletiva

Sete pilotos terão dois dias para demonstrarem seu talento dentro e fora das pistas. Não se trata de uma corrida e quem for o mais rápido leva, e sim, de uma série de fatores que serão analisados, desde o talento em guiar, até mesmo, o relacionamento com a imprensa. O idealizador da seletiva foi o próprio Tony Kanaan. “Eu sempre quis fazer mais pelo automobilismo nacional, mas achava meio injusto escolher um piloto. Então, quando pensei nessa idéia, liguei para o Felipe (Giaffone) e falei da seletiva”, explicou o piloto. “O pessoal do Kart, principalmente aqueles que estão nas categorias finais, já conhecem a dificuldade de ir para uma Fórmula Indy ou Fórmula 1. Por isso, muitos sonham em fazer carreira aqui na Stock. Acredito que a Stock Jr será um degrau que faltava para esse garoto de 16 ou 17 anos que ainda não está pronto para a Stock Light. A nossa intenção é proporcionar esse aprendizado e seguir com o projeto a cada ano”, destacou o baiano, campeão 2004 da Fórmula Indy.

Serão 3 jurados analisando os seguintes aspectos: Desempenho nas pistas, atuação com futuros patrocinadores e a receptividade com a imprensa. Para essa função, a Kanaan Racing optou por um chefe de equipe, Paulo Carcasci, um ex-piloto, Afonso Giaffone, e um jornalista, Américo Teixeira Jr. Os três têm grande envolvimento no automobilismo nacional, com muita experiência e competência para escolherem o piloto que representará a Kanaan Racing na Stock Car Jr.

Os 7 pilotos postulantes ao apoio de Tony Kanaan e o local que abrigará a seletiva serão divulgados nesta quinta-feira, dia 16.


A categoria

Importados dos Estados Unidos pela ZF Racing, os carros da Stock Car Jr têm chassi tubular, com motores de motocicleta de 130 cavalos de potência com tração traseira e câmbio seqüencial de cinco marchas. Os Stock Jr. podem ser ocupados por um ou dois pilotos, cada um com uma pontuação específica. De acordo com o regulamento, um piloto pode ser campeão mesmo dividindo o carro com outro, pois serão computadas somente 12 provas das 24 provas do ano. Se somente uma pessoa utilizar o carro e fizer todas as rodadas duplas do final de semana, seus pontos serão somados e divididos por dois. O campeão da Stock Jr. receberá R$ 50 mil, dinheiro que deverá ser gasto na temporada do ano seguinte da Stock Car V8 Light, a seqüência natural da carreira.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *