Stock Light: Categoria faz primeiro teste na quinta-feira

Pilotos da categoria serão os primeiros a conhecer novo traçado; segundo Leonardo Burti, quem começar na frente nos treinos extras terá grande vantagem nesta etapa.



A Stock Car Light será a primeira categoria a testar a nova pista do autódromo de Jacarepaguá, que foi modificada depois que o local se tornou um dos complexos esportivos dos Jogos Panamericanos do Rio em 2007. Os carros entrarão na pista a partir das 14h desta quinta-feira como “cobaias”, servindo de referência para a categoria principal, a V8, que entra na pista logo em seguida.


 


Assim, as primeiras informações sobre as condições do novo traçado partirão dos pilotos da Light –situação que inverterá, por exemplo, o tradicional caminho de aprendizado entre as equipes. Geralmente, são os pilotos da V8 que passam sua experiência para os pilotos mais jovens da Light, sobretudo nos times presentes nas duas categorias.


 


“Várias vezes pego dicas com meu irmão, mas acho que desta vez é ele quem vai estar no meu box atrás de informação nesta quinta-feira”, brinca Leonardo Burti, citando o ex-piloto de F-1 Luciano Burti. “Certamente o pessoal da V8 vai acompanhar com muito interesse este nosso primeiro treino extra”, acredita Leonardo.


 


O piloto da RC Competições crê numa fundamental importância deste treino para um bom resultado no final de semana. “Quem conseguir uma vantagem significativa nesta primeira oportunidade certamente será competitivo o final de semana inteiro. Mais do que nunca sair na frente aqui nos treinos será fundamental”, completa.


 


Os tempos de volta, no entanto, deverão mudar a cada sessão, já que os pilotos prevêem que a pista estará muito suja nos primeiros treinos. “O circuito usará o trecho do oval, que não é utilizado há muitos anos e está sem emborrachamento. Isso vai exigir muita cautela dos pilotos e vamos ter que trabalhar com esta variável na hora de ajustar o set up do carro”, afirma Leonardo.


 


Nas analises iniciais, os pilotos estão prevendo menos ultrapassagens neste novo traçado. “Será uma corrida de paciência, provavelmente também com muitas intervenções do Safety Car, como na etapa passada em Brasília. Pelo que vi, ficou mais difícil de ultrapassar, então será uma prova bem desgastante, ainda mais se fizer calor”, comenta Leonardo.


 


A programação de treinos se inicia nesta quinta-feira, às 14h. Na sexta, serão realizados os treinos livres, com a classificação sendo disputada no sábado, às 13h20, e a prova no domingo, às 12h10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *