Stock: Luciano Burti conquista 4º lugar na etapa de BrasÁ­lia

Piloto da SKY Racing soma 14 pontos e é o oitavo no campeonato. Tarso Marques enfrenta problemas no carro e não completa.

Faltou pouco para Luciano Burti subir ao pódio. Na 2ª etapa da Copa Nextel Stock Car, realizada neste domingo (4), em BrasÁ­lia (DF), o piloto da SKY Racing conquistou o 4º lugar e garantiu 14 pontos. Burti é agora o oitavo colocado na tabela do campeonato. A corrida foi vencida por Ricardo MaurÁ­cio, seguido por seu companheiro de equipe Marcos Gomes (segundo) e Rodrigo Sperafico (terceiro).

A entrada do Safety Car na 21ª volta, depois de um acidente envolvendo Átila Abreu, Norberto Gresse e Valdeno Brito, mudou o rumo da prova. Isso porque, os competidores aproveitaram o momento para fazer o pit stop obrigatório e muitas posições se alteraram. Burti, que havia largado em terceiro, levou um toque de Daniel Serra e figurava em 10º antes da relargada. Depois do reabastecimento, o paulista retornou em 4º.

“Na largada correu tudo bem e tinha um carro veloz. Mas preferi não arriscar para evitar acidentes e o (Thiago) Camilo me passou. Acabei rodando e perdendo algumas posições com uma manobra inconseqüente do Serrinha. De qualquer forma, consegui voltar para a disputa e fui beneficiado com a entrada do Safety Car, pois, aproveitamos para fazer o pit stop e voltei em 4º. DaÁ­ para frente foi só administrar. Cheguei a sentir uma vibração no carro nas voltas finais e, como no ano passado quando aconteceu isso meu pneu estourou, preferi não forçar. Estou muito satisfeito já que conquistamos pontos importantes para o campeonato”, disse Burti.

Tarso Marques herdou uma posição com a desclassificação de Valdeno Brito – que largaria em quarto, mas partiu no fim do grid – e iniciou a disputa em oitavo. O paranaense ganhou posições e já figurava em sexto quando o Safety Car entrou na pista. Depois do pit stop, Tarso voltou em 20º e, pouco depois, abandonou a prova com problemas no carro.

“Estava fazendo uma boa corrida, mas tudo mudou depois da relargada. Além de ter perdido muitas posições depois do pit stop, quebrou alguma coisa na suspensão traseira do carro e tive que abandonar a prova”, lamentou Tarso.

“Foi combinado que a entrada nos boxes para o reabastecimento havia sido proibida durante o Safety, mas no meio da corrida o diretor de prova autorizou e isso com certeza poderia nos ter prejudicado muito. O Luciano foi beneficiado, mas teria sido muito ruim para o Tarso, caso o carro dele não tivesse quebrado”, ressaltou Paulo de Tarso, chefe da equipe.

A 3ª etapa da Copa Nextel Stock Car acontece no próximo dia 18 no Autódromo de Internacional de Curitiba (PR).