Stock: MINI elétrico será pace car na etapa do RJ

Pela primeira vez, uma categoria nacional terá um carro movido a energia elétrica como carro madrinha. Etapa acontece no próximo fim de semana, em Jacarepaguá

Â


Â


O MINI Challenge Cup disputa no próximo fim de semana (14 e 15/07) a quinta rodada tripla da temporada, no Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá (RJ). A etapa marca também uma estreia nas pistas de corrida do paÁ­s. Pela primeira vez na história, uma competição nacional terá como pace car um carro movido Á  energia elétrica. Trata-se do MINI E, recém exibido para o público brasileiro no mês passado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20, que será o carro madrinha e uma atração a parte nas três provas do final de semana.


Desenvolvido pelo BMW Group com o objetivo de reduzir o consumo de combustÁ­vel e a emissão de gases nocivos ao meio ambiente, o MINI E é uma alternativa sustentável para o trânsito das grandes cidades principalmente da Europa e Estados Unidos. Com autonomia de aproximadamente 240 quilÁ´metros, o carro conta com motor de 150 kW de 204 HP, que pode atingir até 152 km/h.


Programação e lÁ­deres – As atividades de pista começam na sexta-feira com a realização de dois treinos livres e do treino classificatório. No sábado, acontecem as duas primeiras corridas, além da inusitada ação de test drive do MINI E com os pilotos da categoria, após a primeira sessão de treinos livres, sendo a última prova da rodada realizada no domingo. A liderança do torneio é do gaúcho Vitor Genz, com 229 pontos, seguido por José Mario Castilho com 201 e Matheus Castro com 191.


Veja a programação do final de semana:


Sexta-feira:
09h10-09h40 – 1º Treino Livre
11h30-12h00 – 2º Treino Livre
14h40-15h10 – 3º Treino Livre
16h30-16h50 – Treino Classificatório


Sábado:
10h10 – Largada Corrida 1
14h40 – Largada Corrida 2


Domingo:
10h50 – Largada Corrida 3



Especificações do MINI E:


Motor Elétrico: De 150 kW equivalente a 204 HP, que combinado com uma bateria de Á­on de lÁ­tio altamente eficiente transfere a potência para as rodas dianteiras, proporcionando uma circulação sem emissões e silenciosa.


Autonomia: Com tecnologia especialmente desenvolvida para sua utilização em automóveis, a bateria do MINI E permite rodar aproximadamente 240 quilÁ´metros.


Potência: Com torque máximo de 220 Nm, o carro vai de 0 a 100 km/h em aproximadamente 8 segundos, atingindo 152 km/h de velocidade final (limitada eletronicamente).


Suspensão: Com regulagem adaptada, a suspensão se adéqua a nova distribuição do peso sobre os eixos, mantendo a agilidade caracterÁ­stica do MINI.