Stock: Playoff determina ritmo dos treinos da Stock Car V8 em BrasÁ­lia

A briga para integrar o grupo no Playoff motivou a todos no primeiro dia da
oitava etapa. AntÁ´nio Jorge Neto fez o melhor tempo do dia em BrasÁ­lia.

Como era de se esperar, a luta para conseguir integrar o grupo dos pilotos que participarão do Playoff determinou o ritmo dos primeiros treinos da oitava etapa da Stock Car V8, que acontece neste domingo em BrasÁ­lia. Nas duas sessões realizadas nesta sexta-feira no Autódromo Internacional Nelson Piquet, o que se viu foram pilotos, com chance ou não de classificação, buscando o melhor desempenho no traçado oval, o que resultou em 33 carros andando no mesmo segundo. No final do dia, AntÁ´nio Jorge Neto, da Eurofarma RC, com Mitsubishi Lancer, fez o melhor tempo do dia ao completar os 2919 metros em 58s875, com média de 178.486 km/h, seguido de Diogo Pachenki, da Powerteh, com Chevrolet Astra, 59s013; e Luciano Burti, da Petrobras-Action Power, com Volkswagen Bora, 59s028.


Neste sábado estão programados um treino classificatório, Á s 10h20, e a Super Classificação, Á s 12h18, além das tomadas a Stock Jr. e da Light. A prova no domingo começa Á s 10h30, com transmissão ao vivo pela rede Globo de Televisão. Às 11h55 será disputada a 16ª prova da Stock Jr., ficando para as 13 horas a sétima etapa da Stock car V8 Light, com transmissão do Canal SporTV.


Com apenas quatro das dez vagas definidas, a Stock Car V8 chegou Á  BrasÁ­lia em ritmo de decisão, já que se trata da última etapa antes do Playoff. As duas sessões de treinos realizadas nesta sexta-feira apresentaram alguns nomes “novos” entre os primeiros colocados. Destaques para Thiago Camilo e AntÁ´nio Jorge Neto, os mais rápidos nos 1º e 2º treinos, respectivamente, além dos pilotos que lutam pela classificação como Ingo Hoffmann, Popó Bueno, Duda Pamplona, Rubem Fontes, Mateus Greipel e Chico Serra.


AntÁ´nio Jorge Neto, duas vezes vencedor em BrasÁ­lia, mostrou que gosta mesmo do circuito da Capital Federal. “Gosto muito de correr em BrasÁ­lia, pois conseguimos fazer as curvas em uma velocidade incrÁ­vel. O carro correspondeu Á s nossas expectativas neste primeiro dia, o que nos dá confiança para o treino classificatório”, declarou o piloto, que ocupa a sétima colocação na classificação geral e está bem próximo do Playoff. “O calor em BrasÁ­lia também é um fator importante, exigindo muito do piloto e do carro”, finalizou.


Uma das surpresas do treino foi o paranaense Diego Pachencki, que fez a segunda melhor volta. “Enfim, tenho um bom carro nas mãos”, aliviou-se Pachenki, que desde a chegada Á  Stock Car V8, no ano passado, compunha os pelotões intermediários. Ele atribui a melhora repentina no rendimento do carro ao trabalho do engenheiro Luiz Renato Schaffer, responsável pelo chassi. â€œÉ só a nossa segunda prova com ele e o resultado já apareceu. Esse não foi um resultado circunstancial, estamos mesmo muito competitivos”, comemorou.


Na Stock Light, que fará sua sétima etapa, Daniel Landi, da Full Time Sports, foi o mais rápido do dia, obtendo a marca de  1:02.104 na primeira sessão do dia, enquanto Daniel Serra, da WB Motorsport, foi o mais rápido na segunda sessão. O lÁ­der Marcos Gomes foi o segundo em ambas. Já na Stock Jr., Felipe Massoni e Cássio Homem de Mello foram os mais rápidos da Pro, e Linneu Linardi e Jason Oliveira os destaques da Master.