Stock: Salustiano vence em Interlagos de ponta a ponta

DomÁ­nio avassalador do piloto da Vogel Motorsport.

A primeira etapa da Nextel Stock Car 2009 foi extremamente disputada, e no final a vitória foi de Paulo Salustiano (Mega Energy), que já havia estabelecido a pole position. O grande público presente ao Autódromo Internacional José Carlos Pace (Interlagos) foi brindado com um dia bastante ensolarado e uma corrida de arrepiar.
 
“Estou super feliz, nem acreditava que seria possÁ­vel esse resultado. Tivemos muitos problemas neste princÁ­pio de ano, tanto de patrocÁ­nio como com pequenos problemas no carro novo”, disse o vencedor. “Estar no pódio ao lado de dois pilotos que acompanhava seus desempenhos pela televisão no exterior é algo fantástico. Na corrida tinha um carro muito bom, embora devia ter poupado um pouco o carro no começo. Só fiquei chateado com o Zonta que forçou muito a barra tentando me ultrapassar, mas isso é coisa de corrida mesmo”, falou ainda o piloto, que agradeceu primeiramente a Deus pelo resultado, depois Á  sua equipe e sua famÁ­lia que sempre tem o apoiado.
 
Na largada Salustiano manteve a posição sendo acompanhado de perto por Thiago Camilo. Na quarta passagem Camilo com problemas na caixa de câmbio abandonou na curva Chico Landi (Lago), deixando Salustiano mais folgado. Pouco atrás a disputa era acirrada entre Ricardo MaurÁ­cio, Marcos Gomes, Ricardo Zonta e Daniel Serra.
 
No meio do pelotão vários carros acabaram se tocando, e o capot de vários destes acabaram voando. Entre estes destaque para Chico Serra, Allan Kodhair, Pedro Gomes, Antonio J. Neto entre outros. Quando da entrada do safety-car os pilotos entraram para o reabastecimento nos boxes e a situação se manteve inalterada.
 
Na relargada a ameaça Á  Salustiano passou a ser Ricardo Zonta, que havia superado Ricardo MaurÁ­cio. Este por sua vez era seguido por Marcos Gomes, Daniel Serra e Antonio Pizzonia. Os ataques de Zonta se tornaram cada vez mais agressivos, com diversos toques no extrator do Chevrolet de Salustiano.
 
Em um destes ataques o capot do Peugeot de Zonta também voou, e com isso acabou sendo chamado pela direção de prova para recolocar a peça. Faltando cinco voltas para o final Salustiano orientado pelo seu box permitiu a ultrapassagem de Zonta. O paranaense não acatou a ordem da direção de prova e com isso foi excluÁ­do da prova.

Salustiano venceu pela primeira vez na Nextel Stock Car, seguido por Ricardo MaurÁ­cio e com Antonio Pizzonia completando o pódio. Com o resultado Salustiano somou 28 pontos e tem oito de vantagem sobre Ricardo MaurÁ­cio o atual campeão da categoria. Antonio Pizzonia ocupa o terceiro lugar na tabela com 16 pontos.
 
A próxima etapa da Nextel acontece no próximo dia 12 de abril, no Autódromo Internacional de Curitiba (PR).