Stock: Vicar solicita à CBA vistoria técnica completa de sete carros após a corrida do Rio de Janeir

Avaliação dos carros de Cacá Bueno (Red Bull Racing), Daniel Serra (Red Bull Racing), Valdeno Brito (Shell Racing), Allam Khodair (SER-Glass Vogel), Thiago Camilo (Ipiranga Racing) e Ricardo Maurício (Eurofarma RC) não apontou qualquer irregularidade

Após avaliar a repercussão por conta da desclassificação de três carros do treino classificatório da 6ª etapa da Stock Car, semana passada no Rio de Janeiro, a Vicar buscou atender ao anseio de pilotos e equipes da categoria e solicitou à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) uma vistoria técnica completa e minuciosa em sete carros. A análise foi realizada na terça e quarta-feira (dias 17 e 18) em ambiente controlado nas instalações da JL, fabricante dos carros, e nenhuma irregularidade foi encontrada.

Com a iniciativa inédita no automobilismo, a Vicar busca total transparência quanto ao cumprimento das regras técnicas, garantindo assim o máximo de igualdade dentro da competição, e entende que esta é uma maneira justa para fazer valer a credibilidade alcançada pela Stock Car durante sua gestão da principal categoria do Brasil.

Os três carros (Cacá Bueno, Daniel Serra e Valdeno Brito) foram desclassificados por causa de uma divergência de entendimento do texto do regulamento no quesito sistema de freios, entre a equipe e os comissários da CBA. O sistema de freio desses carros contava com uma evolução promovida pelo fabricante de um componente, que tinha as mesmas dimensões, porém de material diferente.

Após análise dos carros no parque fechado no sábado (15/7), os comissários entenderam que haveria a necessidade de uma autorização expressa, através de adendo ao regulamento, para que a peça tivesse seu uso liberado para todos os concorrentes.

Na vistoria que terminou na quarta-feira (18/7), a CBA informou que, preliminarmente, nenhuma irregularidade nos carros foi encontrada. Os itens vistoriados foram: distribuição de peso do carro (sem combustível), medição da potência dos carros no dinamômetro de rolo, além da desmontagem dos motores e passagem dos mesmos no dinamômetro de bancada.

Os carros ainda foram desmontados e os seguintes componentes foram analisados: embreagem, e cardan, semi-eixos, amortecedores, triângulos (terminais e suportes); barra estabilizadora; assoalho dianteiro; chicote elétrico do motor e chassi; cilindro mestre de freio; nose box e caixa de direção; bombas e tanque de combustível; análise do suporte de câmbio, rolamentos; pinças de freio; escapamento e coletor; lubrificantes de motor e câmbio; asa e suporte; ligação elétrica do transponder; análise de combustível; medição de pesos de diversos componentes de suspensão e peças ‘girantes’. Além de uma inspeção geral em todo o carro.

A Vicar ainda aguarda o relatório completo sobre o resultado desta minuciosa vistoria a ser emitido pela CBA. Tal relório não isentará, porém, estes ou quaisquer outros carros de rigorosa vistoria a cada etapa da competição.

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