Truck: Categoria inicia 12ª temporada em Cascavel

Ano novo, novas estruturas de equipes, caminhões novos, pinturas novas e uma grande expectativa para a prova de estréia da 12ª temporada da F-Truck.


A Fórmula Truck dá a largada para seu 12º ano, com a prova de estréia da temporada de 2007, marcada para o dia 11 de março no Autódromo Internacional de Cascavel, oeste do Paraná. Foi lá que a F-Truck deu seus primeiros passos com testes e prova experimental em 1987. Talvez seja por esta razão que o fundador e promotor da categoria da uma atenção especial ao circuito cascavelense, onde no ano passado promoveu uma grande reforma com mais de 60 dias de obras.


Com a reforma feita em setembro do ano passado, o autódromo de Cascavel já está pronto para a etapa de abertura do campeonato de 2007. Quem na verdade não estão totalmente prontos são os pilotos e equipes, pela correria para preparar um novo caminhão no início de cada ano. Entre 14 equipes formadas por 25 pilotos, somente duas conseguiram tempo para testar os novos equipamentos para a temporada que começa, a RM Competições, comandada por Renato Martins, proprietário e um dos pilotos da equipe que conta com apoio oficial da Volkswagen e que ainda tem como companheiros de equipe, Débora Rodrigues e dois pilotos que voltam à categoria depois de ficarem fora na temporada passada, Jonathas Borlenghi e Felipe Giaffone e a RRT2 com o piloto sorocabano Vinicius Ramires, revelação e vice-campeão do ano passado.


Mesmo assim, pelas conversas de bastidores, não tem equipes e pilotos que não estejam bem armados para o início da temporada de 2007. Apesar de não terem tempo para testes, todos os times estão com equipamentos totalmente novos e acertados para a primeira batalha do ano. Entre elas estão, a Roberval Motorsport com o paulista Roberval Andrade e o goiano José Maria Reis, pilotos apoiados oficialmente pela Scania, que também dá apoio ao paranaense Pedro Muffato que tem sua própria equipe, a MP Motorsport, a ABF Desenvolvimentos Mercedes-Benz com o tri-campeão Roberto Cirino e Geraldo Piquet e a Londrina Truck Racing que este ano aparece com apenas um piloto, Leandro Totti e que estréia o novo Ford Cargo com sistema eletrônico de alimentação.


Roberval e Reis aparecem com uma boa novidade para os torcedores dos caminhões Scania. Os pilotos estréiam os novos modelos cara chata R420, também na versão eletrônica.


Outra equipe com novidades e determinada a colocar seus pilotos na linha de frente em 2007, é a DF Motorsport que utilizam o caminhão Ford Cargo. O dono e também piloto da equipe, Djalma Fogaça contou que finalmente esse ano a equipe entra na pista com os modelos com a versão eletrônica, mas que ainda não será na etapa de estréia do ano em Cascavel. “Não tivemos tempo para preparar os novos caminhões e correremos em Cascavel com os mesmo do ano passado (com sistema de alimentação com bombas injetoras). Eles são muito competitivos e estão em ponto de andar na frente de outros concorrentes com motor eletrônico”, diz com convicção Djalma Fogaça. A equipe tem ainda como pilotos o pernambucano Beto Monteiro, campeão de 2004, o catarinense Luiz Carlos Zapelline e agora o quarto integrante do time, o gaúcho Regis Boéssio que abandona o projeto de correr com o Iveco e assume o volante de um Ford. No primeiro ano da equipe, Boessio vai correr com a versão mecânica do equipamento.


As novidades continuam na F-Truck de 2007, com o aparecimento de uma nova equipe, forte e com apoio de fábrica que também se apresenta com a intenção de brigar entre os primeiros neste ano. O paulista Beto Napolitano, antes piloto da equipe de Renato Martins montou sua própria estrutura e agora é piloto da Beto Napolitano Competições, que também conta com apoio oficial da Volkswagen e uma novidade na preparação dos seus caminhões: eles estão sendo trabalhados pelo experiente Washington Bezerra, um dos preparadores de carros de turismo mais conhecidos do Brasil. O segundo piloto da equipe é o paulista Urubatan Helou Jr. que estreou no ano passado na categoria correndo com um Volvo da ABF Desenvolvimentos.


Completam o grid de 2007, os pilotos José Cangueiro (Mercalf Competições) de São Paulo, o gaúcho João Maistro (Clay Truck Racing), o paranaense Diumar Bueno ((Bueno Racing Team), o paulista Adalberto Jardim (Lanzoni Competições), Vig Fízio (Pacaembu Team) também de São Paulo e o estreante na categoria, ex-piloto da Stock Car, André Carreira ( ABF Desenvolvimento- Volvo), outro piloto paulista.


As provas da F-Truck terão transmissão direta pela Rede Band de TV com narração de Téo José, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério.


 


Confira todos os vencedores de Cascavel:

1996 – Renato Martins (SP)
1997 – Sérgio Drugovitch (PR)
1998 – Oswaldo Drugovitch (PR)
1999 – Oswaldo Drugovitch (PR)
2000 – Jorge Fleck (RS)
2001 – Renato Martins (SP)
2002 – Renato Martins (SP)
2003 – Djalma Fogaça (SP)
2004 – Wellington Cirino (PR)
2005 – A F-Truck não correu em Cascavel
2006 – Renato Martins (SP)


 
















































































































PILOTO – ESTADO No EQUIPE – CAMINHÃO
Adalberto Jardim – SP   Lanzoni Competições – Scania
André Carreira – SP   ABF Desenvolvimentos – Volvo
Beto Monteiro – PE 88 DF Motorsport – Ford
Beto Napolitano – SP 17 Beto Napolitano Comp. – Volkswagen
Débora Rodrigues – SP 7 RM Competições – Volkswagen
Diumar Bueno – PR 11 Bueno Race Team – Volvo
Djalma Fogaça – SP 72 DF Motorsport – Ford
Felipe Giaffone – SP   RM Competições – Volkswagen
Fabiano Brito – PR 28 ABF/ Volvo –Volvo
Fred Marinelli – SP     50 Marinelli Competições – Iveco
Geraldo Piquet – DF 3 ABF Desenvolvimentos – Mercedes-Benz
Jonathas Borlenghi – SP 44 RM Competições – Volkswagen
José Cangueiro – SP 21 Mercalf Competições – Mercedes-Benz
José Maria Reis – GO 55 Roberval Motorsports – Scania
João Marcos Maistro – PR 14 Clay Truck Racing – Scania
Leandro Totti – PR 73 Londrina Truck Racing – Ford
Luiz Carlos Zapellini – SC 22 DF Motorsports – Ford
Pedro Muffato – PR 20 MP Motorsport – Scania
Regis Boessio – RS   DF Motorsport – Ford
Renato Martins – SP 9 RM Competições – Volkswagen
Roberval Andrade – SP 42 Roberval Motorsport – Scania
Urubatan Helou Jr. – SP     Beto Napolitano Comp. – Volkswagen
Vignaldo Fízio – SP 10 Pacaembu Team – Mercedes-Benz
Vinicius Ramires – SP 80 RRT 2 – Mercedes-Benz
Wellington Cirino – PR 1 ABF Desenvolvimentos – Mercedes-Benz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *