Truck: Felipe Giaffone representará o Brasil na Comissão de F-Truck da FIA

Felipe Giaffone é o mais novo brasileiro a integrar os quadros da Federação Internacional do Automóvel, a FIA: o comissário nacional de kart da Confederação Brasileira de Automobilismo e piloto de F-Truck nacional aceitou o convite da Comissão de F-Truck da entidade mundial para atuar como observador da categoria onde, neste fim de semana disputa o título brasileiro na prova de encerramento da temporada. O convite da comissão foi oficializado através do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro, como explica Giaffone:

“Fiquei muito feliz quando o presidente Cleyton me ligou para me consultar se eu aceitaria esse desafio. Trata-se de uma oportunidade única para que eu posso retribuir à F-Truck tudo o que ela me proporciona como piloto e esportista.”

Ao assumir o novo compromisso junto à FIA Giaffone terá que participar de quatro encontros anuais da Comissão de F-Truck, cujos trabalhos são coordenados pelo presidente Juan Pons e pelo secretário Frédérique Trouvé. Cleyton Pinteiro explica que nesses encontros serão discutidas formas de aproximar as categorias brasileira e européia e discutir melhorias em ambas:

“Os regulamentos da F-Truck brasileira e da européia tem diferenças técnicas, além de pontos ais e menos eficientes em cada região. Caberá ao Felipe fomentar a troca de informações entre as e apresentar nas quatro reuniões anuais propostas que levem a uma aproximação cada vez maior entre ambas.”

O novo encargo de Felipe Giaffone é seu segundo trabalho em nível internacional: no último Grande Prêmio do Brasil ele atuou como Comissário Desportivo. Felipe tem 34 anos e antes de disputar o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck competiu na F-Indy pelas equipes Treadway, Mo Nunn e A.J. Foyt e disputou seis edições da prova mais famosa dessa categoria, a Indy 500. Felipe é a segunda geração de uma família que há tempos contribui para o crescimento do automobilismo nacional: entre os anos 1960 e 1980 seu pai Zeca e seu tio Affonso construíram os karts FBM e Cox e atualmente seu irmão Zeca dirige a JL Racing Parts, que constrói os chassis dos Stock Car nacionais. Além de piloto Felipe também administra o Kartódromo Internacional da Granja Vianna, em Cotia (SP), e é conselheiro da Comissão Nacional de Kart da CBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *