Truck: Gupo ZF investe no desenvolvimento tecnológico e patrocina categoria

O Grupo ZF na América do Sul participa, pelo 12º ano consecutivo, do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, que teve início no dia 11/3, em Cascavel (PR). As corridas da categoria são um rigoroso laboratório de testes e desenvolvimento de tecnologia, onde se põe às mais duras provas a durabilidade dos componentes, como transmissões, sistemas de direção, embreagens e componentes de suspensão.

Este ano, além de patrocinar o evento, a fabricante dará suporte a três equipes: a RM/Volkswagen, do atual campeão Renato Martins, a BN Competições, recém-criada por Beto Napolitano, e a RRT 2, do piloto Vinicius Ramires, vice-campeão da temporada 2006.
 
Os caminhões VW Constellation das equipes RM/Volkswagen e BN Competições contam com transmissão, direção hidráulica, embreagem e barras de ligação e de direção produzidas pela ZF. Um time de engenheiros da empresa também acompanha e presta suporte técnico durante todos os treinamentos e corridas. Após as provas, os componentes e sistemas passam por uma criteriosa avaliação.
 
Renato Martins salienta que o apoio da ZF à RM/Volkswagen foi fundamental para a conquista do título em 2006. Para a temporada deste ano, a ZF desenvolveu uma versão especial de caixa de câmbio, de seis marchas, para os caminhões Constellation VW 19.320 pilotados por Renato e pelos outros integrantes da RM, Débora Rodrigues, Felipe Giaffone e Neno Borlenghi.
 
Na etapa de abertura da temporada 2007, em Cascavel (PR), Renato Martins foi o terceiro colocado. Para o campeão, terminar em terceiro depois de largar em 15º lugar demonstra todo o potencial do caminhão para este ano. “O câmbio ZF foi importante para esta conquista, pois o perfeito escalonamento de marchas permitiu que realizasse as várias ultrapassagens sem perder tempo”, destaca Renato.
 
A outra aposta da ZF é a nova equipe BN Competições, formada por Beto Napolitano, que no ano passado competiu pela equipe RM/Volkswagen. “Minha primeira vitória na Fórmula Truck, no ano passado, foi com um câmbio ZF. Eu e o Urubatan Helou Jr. estamos começando agora com essa nova equipe, mas temos certeza que com o apoio técnico da ZF conseguiremos um bom resultado, inclusive com algumas vitórias. Esperamos colher todos os frutos que estamos plantando”, declara Beto. A equipe BN Competições vai estrear no campeonato na próxima etapa, em Tarumã (RS), no dia 8 de abril.
 
A equipe do piloto sorocabano Vinicius Ramires, a RRT 2, também conta com o apoio da ZF. Vencedor de duas provas na temporada do ano passado, Vinicius pilota um caminhão Mercedes-Benz Axor 2044 equipado com direção hidráulica Servocom, bomba hidráulica FN-4 e reservatório produzidos pela ZF Sistemas de Direção, além de embreagens feitas pela ZF Sachs e barras de direção e ligação fabricadas pela divisão ZF Lemförder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *