Truck: Scania administra em Cascavel liderança no campeonato de marcas

Apenas 11 pontos separam as três primeiras colocadas na competição
paralela. Equilíbrio reforça expectativa de prova acirrada na sexta etapa.


Nem só a acirrada disputa entre pilotos torna interessante a temporada 2006 da Fórmula Truck. As seis marcas envolvidas têm seu campeonato paralelo, instituído na temporada passada e que tem exigido metas adicionais das equipes. Após cinco etapas, a disputa é liderada pela Scania, com 139 pontos. Mercedes-Benz, com 130, e Volkswagen, com 128, vêm logo a seguir e são as concorrentes mais diretas da Scania, que busca o bicampeonato.

A proximidade matemática das três primeiras colocadas e a possibilidade de uma reação da Ford, que aparece em quarto lugar com 84, chama atenção na sexta etapa do Campeonato Brasileiro da categoria, que será disputada na tarde deste domingo (17) no Autódromo Internacional de Cascavel. Volvo e Iveco, que completam a lista das montadoras participantes, estão em quinto e sexto lugares, com quatro e três pontos, respectivamente.

A boa campanha da Scania é liderada pelos resultados de Pedro Muffato e Roberval Andrade. Pedro, piloto do Paraná, foi oitavo em Caruaru, venceu em Fortaleza – onde também foi pole –, ficou em terceiro em Interlagos, segundo em Guaporé e abandonou em Campo Grande. Lidera o campeonato com 68 pontos e vai defender essa condição diante da torcida cascavelense que promete lotar o autódromo de Cascavel no domingo da corrida.

Andrade, campeão brasileiro em 2002, foi um dos principais responsáveis pelo título da Scania em 2005, quando venceu três das quatro últimas etapas. Neste ano, está em terceiro, com 58 pontos. Nas cinco etapas, foi segundo, oitavo, vencedor, sétimo e oitavo. Também obteve uma pole, em Caruaru. Outros dois pilotos competem na Truck com caminhões da Scania. O goiano José Maria Reis e o paranaense João Marcos Maistro, que estão em 18º e 19º.

Todos os pilotos da Volkswagen defendem a RM Competições, que tem Renato Martins como chefe. Ele é vice-líder do campeonato com 60 pontos. Sua esposa e companheira de equipe Débora Rodrigues é sétima colocada, com 32. Beto Napolitano, Herberto Heinen e Adalberto Jardim, os outros pilotos da equipe, são oitavo, 10ºe 12º, respectivamente. Com exceção de Heinen, todos os pilotos da Volks foram ao pódio na prova passada, em Campo Grande.

A Mercedes-Benz, terceira colocada no campeonato de marcas, tem os paulistas Vinicius Ramires e Vignaldo Fízio, o paranaense Wellington Cirino e o brasiliense Geraldo Piquet como representantes. Destes, o único que conquistou uma vitória em 2006 foi Vinicius, primeiro colocado na etapa passada, disputada em julho em Campo Grande. Ele é quinto na classificação, uma posição atrás de Wellington. Vignaldo é 13º e Geraldo, 15º.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *