A dupla Will Davison/Mika Salo (FPR Ford) venceu neste domingo (21/10), a prova principal da Gold Coast, em Surfers Paradise, principal etapa do V8 SuperCars Australia.
Após uma primeira prova ruim no sábado (quando Davison terminou a prova com o carro baitdo no muro), a FPR decidiu chamar o finlandês cedo aos boxes, mudando a estratégia da prova. Com isso Salo teria mais tempo de pista, do que os outros pilotos internacionais, convidados para dividir a condução dos carros com os pilotos regulares da categoria.
Com outras equipes também com estratégias diferentes, e três perÁodos de Safety-Car, Tim Slade (Rosenberg/SBR Ford) e Davison passaram a disputar a ponta, após a última rodada de pit stops. Faltando 22 voltas para o final, Davison superou Slade, que nas voltas seguintes caiu para 4º.
Nas voltas finais, Davison suportou a pressão de Whincup (Triple Eight Holden)recebendo a bandeirada com 0s5 de vantagem. Whincup e Sebastien Bourdais venceram no sábado (20/10), a primeira prova da etapa. Mark Winterbottom/Will Power (FPR Ford) completaram o pódio.
Slade/David Brabham foram 4º, seguidos por Garth Tander/Ryan Briscoe (HRT Holden) e Craig Lowndes/Richard Lyons (Triple Eight Holden).
Lucas di Grassi (Tekno Holden) foi o único brasileiro na prova. Em dupla com Michael Patrizi, terminou em 11º na primeira prova. Neste domingo a dupla abandonou antes da primeira volta.
Whincup lidera o campeonato com 3060 pontos. Winterbotton, com 2842 é o 2º, seguido por Lowndes com 2815.
A próxima etapa acontece em Abu Dhabi, entre os dias 02 e 04 de novembro.
Final, prova 1:
1. Whincup/Bourdais Triple Eight Holden 79 voltas em 1h45m10s0919
2. Webb/Lieb Tekno Holden + 0.4647
3. Winterbottom/Power FPR Ford + 1.0893
4. Tander/Briscoe HRT Holden + 12.2211
5. Slade/Brabham Rosenberg/SBR Ford + 12.9548
6. Lowndes/Lyons Triple Eight Holden + 14.6256
7. Courtney/Turner HRT Holden + 17.1494
8. Kelly/Rahal Kelly Holden + 21.5720
9. Ingall/Dumbreck Walkinshaw/HRT Holden + 22.0760
10. van Gisbergen/Bleekemolen Stone Brothers Ford + 22.5905
11. Patrizi/di Grassi Tekno Holden + 23.7514
12. Bright/Sarrazin Brad Jones Holden + 23.9662
13. Murphy/Wilson Kelly Holden + 25.1239
14. Douglas/Conway Dumbrell Holden + 25.4685
15. Wall/Campbell-Walter Britek/BJR Holden + 55.0786
16. Johnson/Papis Dick Johnson Ford + 1 voltas
17. Fiore/Morbidelli Triple F/DJR Ford + 2 voltas
18. Davison/Salo FPR Ford + 16 voltas
Abandonos:
Reynolds/Heidfeld Rod Nash/FPR Ford 66 voltas
Owen/Said Paul Morris/DJR Ford 40 voltas
Blanchard/Andretti Kelly Holden 19 voltas
Moffat/Kox Dick Johnson Ford 18 voltas
Holdsworth/Pagenaud Stone Brothers Ford 0 volta
D’Alberto/Liuzzi D’Alberto Ford 0 volta
Coulthard/Minassian Brad Jones Holden 0 volta
Caruso/Hinchcliffe Garry Rogers Holden 0 volta
Reindler/Montagny Kelly Holden 0 volta
Ritter/Taylor Garry Rogers Holden 0 volta
Final, prova 2:
1. Davison/Salo 102 voltas em 2h16m06s9161
2. Whincup/Bourdais Triple Eight Holden + 0.5023
3. Winterbottom/Power FPR Ford + 2.1931
4. Slade/Brabham Rosenberg/SBR Ford + 4.7583
5. Tander/Briscoe HRT Holden + 6.7205
6. Lowndes/Lyons Triple Eight Holden + 9.9422
7. Ingall/Dumbreck Walkinshaw/HRT Holden + 11.4888
8. Holdsworth/Pagenaud Stone Brothers Ford + 11.6066
9. van Gisbergen/Bleekemolen Stone Brothers Ford + 12.6979
10. Coulthard/Minassian Brad Jones Holden + 12.8490
11. Kelly/Rahal Kelly Holden + 13.8741
12. Johnson/Papis Dick Johnson Ford + 13.9017
13. Reynolds/Heidfeld Rod Nash/FPR Ford + 14.5725
14. Webb/Lieb Tekno Holden + 17.0130
15. Wall/Campbell-Walter Britek/BJR Holden + 18.0038
16. Douglas/Conway Dumbrell Holden + 21.3784
17. Courtney/Turner HRT Holden + 1m15.4242
18. Owen/Said Paul Morris/DJR Ford + 1 volta
19. Fiore/Morbidelli Triple F/DJR Ford + 11 voltas
20. Murphy/Wilson Kelly Holden + 14 voltas
Abandonos:
Blanchard/Andretti Kelly Holden 69 voltas
Caruso/Hinchcliffe Garry Rogers Holden 34 voltas
Bright/Sarrazin Brad Jones Holden 18 voltas
Patrizi/di Grassi Tekno Holden 0 voltas
Moffat/Kox Dick Johnson Ford 0 voltas