Velocidade na Terra: 100 Milhas Piracicaba terá duas provas em grande estilo

Uma das mais tradicionais provas do automobilismo brasileiro encontrar-se em seus preparativos finais. A 100 Milhas Piracicaba, que está em sua 19ª edição, novamente terá duas corridas, a 100 Milhas de Autocross, disputada por um protótipo monoposto, também conhecido por gaiola, e a 60 Milhas de Turismo, prova preliminar que abre o evento e é disputada por carros comuns.

Criada por Benedito Giannetti, no ano de 1984, a prova passou a ser disputada de forma ininterrupta em 1990, quando inaugurado o autódromo de terra do Esporte Clube Piracicaba de Automobilismo (ECPA), local onde se realiza até hoje e que passou a fazer parte do calendário oficial de eventos de Piracicaba/SP e das comemorações do aniversário da cidade.

Atualmente, as duas provas são disputadas numa pista mista, que intercala asfalto e terra, num circuito de dois quilômetros. A 60 Milhas de Turismo tem duração de 49 voltas, ou 1h30 de prova, o que ocorrer primeiro. Já a corrida principal, as 100 Milhas de Autocross, terá a duração de 82 voltas ou 2h30.

O evento está marcado para os dias 16 e 17 de agosto, no sábado acontecem os treinos oficiais e a classificação para a formação do grid de largada. No domingo, apenas as duas provas, os turismos largam às 12h e as gaiolas tubulares às 15h.

As equipes podem ser formadas por até dois pilotos por carro. Para este ano, são esperados competidores de várias partes do país, principalmente ícones do cenário automobilístico off-road. De acordo com a organização, a expectativa de público é de 10 mil pessoas.

Fãs e apaixonados por automobilismo são os principais envolvidos nas 100 Milhas. Segundo o piloto e organizador da prova, Dito Giannetti, a prova é sempre muito aguardada pelos pilotos, graças a isso o evento não perde sua essência romântica. “É sempre muito esperada, tanto que o campeonato brasileiro de velocidade na terra e os certames regionais são suspensos nesse mês para permitir que seus participantes possam vir correr em Piracicaba”.

Para essa edição, há mais de 30 pilotos já inscritos, sendo 19 na categoria turismo, dos quais três correm em duplas, e 12 nas gaiolas, onde há duas duplas inscritas até agora. “Nesse ano, o público terá certeza de um grande espetáculo para assistir”, declarou o piloto. “Além de tudo, coincide com o mês de aniversário da cidade, o que será muito bom para o turismo”, destacou Dito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *