Truck: Em Goiânia, Volkswagen busca nova vitória para ampliar liderança entre pilotos e marcas

Vencedor da etapa de Goiás do ano passado, Valmir Benavides lidera o campeonato, com a Volkswagen no topo da tabela entre as marcas; primeira etapa sem Aurélio Batista Félix será marcada por homenagem.

A Fórmula Truck volta Á s pistas nesta semana para a disputa da segunda etapa do campeonato, em Goiânia, com um grande desafio. Na primeira prova sem Aurélio Batista Félix, que faleceu no mês passado, pilotos e equipes lutam não apenas pela vitória, mas também para mostrar que a categoria mais popular do Brasil continuará sendo sucesso nas pistas, apesar da sentida ausência de seu idealizador.

“Esta prova será especial para todos nós da Truck”, garante o atual campeão da Truck, Felipe Giaffone. O piloto do caminhão Volkswagen Constellation concorda que a perda mexeu muito com a categoria, mas garante que todos irão se esforçar para dar o melhor espetáculo ao fã da Truck. “Será uma corrida inesquecÁ­vel, mostraremos a força da categoria”, diz o ex-piloto da Fórmula Indy.

O palco para esta importante prova é bastante apropriado: Goiânia é um dos circuitos mais seletivos do PaÁ­s, produzindo sempre corridas com disputas equilibradas e com vários pilotos com chances de vitória. Enquanto a longa reta dos boxes privilegia os caminhões maiores, com motor 12 litros, o seletivo traçado goiano exige habilidade dos pilotos e dá boa chance para os caminhões com motor 9 litros mostrarem sua maior eficiência nas freadas e contorno de curvas.

Em 2007, quem soube aliar com precisão este compromisso entre velocidade na reta e boa aderência no miolo do circuito foi o Volkswagen Constellation de Valmir Benavides. Conhecido como “Hisgué”, o piloto fazia apenas sua quarta corrida na categoria e logo surpreendeu a todos pela rápida adaptação Á  Truck.

Largando da pole position, ele soube administrar bem o ataque dos rivais para vencer sua primeira prova na categoria. “Foi um dos dias mais felizes da minha vida, simplesmente inesquecÁ­vel”, comentou Benavides, que entrou na equipe RM Competições para substituir a piloto Débora Rodrigues, que estava grávida.

No começo do ano, após o nascimento do filho Renato Rodrigues Martins, a única mulher da categoria anunciou seu retorno Á s pistas com seu caminhão Volkswagen Constellation. Mas o bom desempenho do substituto garantiu uma vaga permanente para ele na equipe RM para a temporada de 2008.

E logo na primeira prova deste ano, em Guaporé, Benavides mostrou que continua com forte apetite: travou intenso duelo com Beto Monteiro, brigando pela vitória até a bandeirada. Chegou em segundo e, com melhor passagem na 12ª volta, conquistou os mesmos 22 pontos do pernambucano, dividindo a liderança do campeonato.

A Volkswagen também chamou atenção pelo desempenho de Renato Martins, pole position na etapa gaúcha e que também subiu ao pódio, em 4º, junto com a esposa e companheira de equipe, Débora Rodrigues, a 5ª colocada.

Mesmo ainda dividindo as funções de piloto com os cuidados especiais que o recém-nascido Renatinho necessita, Débora mostrou a mesma velocidade da sua última temporada completa na Truck, em 2006, quando terminou o ano na 5ª colocação, Á  frente de outros 20 pilotos. “Tenho ótimas lembranças de Goiânia. Foi aqui que subi no pódio pela primeira vez, em 2005, e considero esta pista a minha favorita do calendário”, comentou a piloto da Volkswagen.

A etapa de 2008 será ainda mais especial pelas homenagens que serão prestadas a Aurélio Batista Felix ao longo do final de semana. “Todos daremos 110% para que o evento seja tão grandioso como o Aurélio gostaria que fosse. Os fãs da Truck podem ter certeza de que vamos honrar a memória do nosso Á­dolo”, afirmou Renato Martins, único do atual grid remanescente dos primórdios da Truck (foi o primeiro campeão da categoria, em 1996).