ALMS: Audi da dupla Lucas Luhr/ Marco Werner, sai na pole e vence em São Petersburgo

A dupla Lucas Luhr/ Marco Werner, num Audi R10 TDI da Audi Sport North America, da classe LMP1, saiu na pole-position e venceu neste sábado (05/04), a segunda etapa da temporada em São Petersburgo. Em segundo chegou a dupla Timo Bernhard/Romain Dumas, num Porsche RS Spyder da Penske Racing, com a dupla David Brabham/Scott Sharp, num Acura ARX-01B da Patron Highcroft Racing, completando o pódio. Ambos da classe LMP2.

Na última meia hora de disputa Luhr e Dumas duelaram pela ponta, com os carros correndo lado a lado, no circuito de rua da cidade da Flórida. No final o Porsche RS Spyder não teve como segurar o maior torque do motor diesel do Audi R10 TDI, que assumiu a ponta na última relargada da prova. Luhr/ Werner venceram com apenas 0s818 de vantagem sobre Bernhard/ Dumas. Foi a 13º vitória consecutiva da Penske Racing na LMP2.


David Brabham levou o Acura ARX-01B ao terceiro posto depois muita luta com Patrick Long, no segundo Porsche da Penske Racing. Apesar de inscrito no carro da dupla David Brabham/Scott Sharp, o sueco Stefan Johansson não disputou a prova, estando no Bahrein competindo na Speedcar Series.


O segundo Audi R10 TDI, da dupla Frank Biela/Emanuelle Pirro, abandonou a prova. O italiano Pirro, ex-piloto de F-1, tentou ultrapassar o Acura ARX-01B de Adrian Fernandez, na curva 4 da 64º volta. O mexicano conseguiu retornar a corrida, terminando em 10º lugar. O terceiro carro da classe LMP1, o Lola B06/10 ERA da Intersport Racing, abandonou depois que Jon Field rodou, quando era 6º colocado, danificando seriamente o carro. Ele causou a segunda, das quatro bandeiras amarelas da etapa.


O acidente de maior proporção aconteceu quando Long superava o Ddge Viper Coupé de Joel Feinberg. O Viper, praticamente parado, foi acertado violentamente pelo Aston Martin BDR 9 de Terry Borcheler. Ambos os carros ficaram seriamente danificados e o trabalho de recolher os destroços foi demorado.


O brasileiro Christian Fittipaldi, em dupla com o norte-americano Bryan Herta, num Acura ARX-01B da Andretti-Green Racing, terminou em 6º lugar e 5º entre os LMP2.


A Ferrari F430 GT do brasileiro Jaime Melo Júnior, que faz dupla com o finlandês Mika Salo, teve problemas no gerenciamento eletrÁ´nico.  Com as oito voltas perdidas nos boxes, para consertar o defeito, a dupla da Risi Competizione, perdeu a liderança na classe GT2, terminando a prova na 22º posição geral e 10º na classe.


O brasileiro Ruben Carrapatoso, em trio com Craig Staton e Nathan Swartzbaugh, não largou na prova, depois de ter problemas com o Porsche 911 GT3 RSR da VICI Racing, na classificação de sábado e não marcar tempo.


A terceira etapa da American Le Mans Series será disputada no dia 19 de abril, em Long Beach, também em circuito de rua.


Final:


1º) Lucas Luhr/ Marco Werner (ALE/ SUI), 1h57min25s
Audi Sport North America, Audi RG R10, classe LMP1
 
2º) Timo Bernhard/Romain Dumas (ALE/FRA), a 0s818
Penske Racing, Porsche RS Spyder, classe LMP2
 
3º) David Brabham/Scott Sharp/Stefan Johansson (EUA/EUA/SUE), a 5s861
Patron Highcroft Racing, Acura ARX-01B, classe LMP2
 
4º) Sascha Maassen/Patrick Long (ALE/EUA), a 6s468
Penske Racing, Porsche RS Spyder, classe LMP2
 
5º) Chris Dyson/Guy Smith (EUA/EUA), a 23s142
Dyson Racing Team, Porsche RS Spyder, classe LMP2
 
6º) Bryan Herta/Christian Fittipaldi (EUA/BRA), a 1 volta
Andretti Green Racing, Acura ARX-01B, classe LMP2
 
7º) Ben Devlin/Gerardo Bonilla (EUA/EUA), a 1 volta
BK Motorsports, Lola B07 46, classe LMP2
 
8º) Olivier Beretta/Oliver Gavin (MON/ING), a 2 voltas
Corvette Racing, Chevrolet Corvette C6R, classe GT1
 
9º) Johnny O’Connel/Jan Magnussen (EUA/DIN), a 2 voltas
Corvette Racing, Chevrolet Corvette C6R, classe GT1
 
10º) Adrian Fernandez/Luis Diaz (MEX/MEX), a 3 voltas
Lowe’s Fernandez Racing, Acura ARX-01B, classe LMP2
 
11º) Dominik Farnbacher/Dirk Mueller (ALE/MON), a 4 voltas
Tafel Racing, Ferrari F 430 GT, classe GT2
 
12º) Johannes van Overbeed/Patrick Pilet (EUA/FRA), a 4 voltas
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, classe GT2
 
13º) Dirk Werner/Marc Basseng (ALE/ALE), a 5 voltas
Farnbacher Loles, Porsche 911 GT3 RSR, classe GT2
 
14º) Gunnar Jeannete/Johnny Mowlen (EUA/EUA), a 5 voltas
Corsa Motorsports, Ferrari F 430 GT, classe GT2
 
15º) Harrison Brix/Patrick Friesacher (EUA/AUT), a 6 voltas
Risi Competizione, Ferrari F 430 GT, classe GT2
 
16º) Joey Hand/Tommy Milner/Tom Sutherland (EUA/EUA/EUA), a 6 voltas
Panoz Team PTG, Panoz Esperante GTLM, classe GT2
 
17º) Darren Law/Seth Neiman (EUA/EUA), a 7 voltas
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, classe GT2
 
18º) Lou Gigliotti/Doug Peterson (EUA/EUA), a 7 voltas
LG Motorsports, Chevrolet Corvette C6, classe GT2
 
19º) Gunnar van der Steur/Robbie Pecorari (EUA/EUA), a 7 voltas
Van der Steur Racing, Inc., Radical SR9 AER, classe LMP2
 
20º) Butch Leitzinger/Marino Franchitti/Andy Lally (EUA/ESC/EUA), a 10 voltas/acidente
Dyson Racing Team, Porsche RS Spyder, classe LMP2
 
21º) Jorg Bergmeister/Wolf Henzler (ALE/ALE), a 10 voltas
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, classe GT2
 
22º) Jaime Melo/Mika Salo (BRA/FIN/ITA), a 12 voltas
Risi Competizione, Ferrari F 430 GT, classe GT2
 
23º) Andrea Robertson/David Murry (EUA/EUA), a 17 voltas
LG Motorsports, Doran Ford GT-R, classe GT2
 
24º) Frank Biela/Emanuelle Pirro (ALE/ITA), a 18 voltas/acidente
Audi Sport North America, Audi RG R10, classe LMP1
 
25º) Terry Borcheller/Chapman Ducote (EUA/EUA), a 33 voltas/acidente
Bell Motorsports, Aston Martin DBR 9, classe GT1
 
26º) Jon Field/Clint Field/Richard Berry (EUA/EUA/EUA), a 48 voltas/acidente
Intersport Racing, Lola B06/10 AER, classe LMP1
 
27º) Chris Hall/Joel Feinberg (EUA/EUA), a 61 voltas/acidente
Primetime Race Group, Dodge Viper Coupé, classe GT2
 
NÁƒO LARGARAM
Ruben Carrapatoso/Craig Staton/Nathan Swartzbaugh (BRA/EUA/EUA)
VICI Racing, Porsche 911 GT3 RSR, classe GT2
 
Paul Drayson/Jonny Cocker (ING/ING)
Drayson-Barwell, Aston Martin DBRS 9, classe GT2