Copa Vicar: Renato Rattes retorna às pistas cheio de estilo

O piloto apresenta equipe e carro que vai estrear na Copa Vicar.

Após dois meses longe das pistas, o piloto Renato Rattes retorna para a disputa da Copa Vicar, categoria de acesso da Copa Nextel, principal categoria da Stock Car. Volta totalmente repaginado. Equipe e carros novos fazem parte do planejamento para o paulista de Diadema se destacar no campeonato. O lançamento dessas novidades vai acontecer com um almoço para a imprensa, patrocinadores, amigos e familiares no sábado, dia 29, no Guarujá, litoral Sul de São Paulo, a partir das 11h30.

Para as cinco etapas restantes da temporada o piloto se uniu à equipe RS Racing/Zuffo Motorsport, uma empresa brasileira de competições automobilísticas e eventos esportivos, que também marca sua volta ao circuito. Tradicional no meio, a RS é comandada pelo consagrado Rui Salles Lima Junior.

Na liderança da equipe o experiente Sandro Marcon, que selecionou um corpo técnico de peso, começando com o mecânico Luiz Pilon, o Luizão que já foi preparador do ex-piloto de Stock Car Carlos Col, atual dirigente da Vicar, e vários outros renomados pilotos .

Ao todo, serão oito profissionais para acompanhar o passo a passo de Rattes nas pistas. “Nossa postura para autuar neste ano será totalmente agressiva. Temos que recuperar o tempo que ficamos afastados e também colocar o nosso piloto no topo da lista”, afirma Sandro Marcon.

Desta união, surgiu um outro grande apoiador e incentivador, a Zuffo Motorsports, parceiro da RS desde 2008. Seu fundador, José Antonio Fragoas Zuffo é um entusiasta do automobilismo, tanto que possui uma coleção de carros campeões da Stock Car. Além disso, mantém na garagem modelos históricos de automóveis e motos.

O carro de Rattes ganhou aerodinâmica moderna, layout ousado que se aproxima dos da Nascar. O veículo entrará pela primeira vez para teste na pista de Jacarepaguá no Rio de Janeiro no dia 18 de setembro onde acontecerá os primeiros treinos para a 5ª etapa.

Renato competiu nas primeiras quatro etapas da Sock Car Copa Vicar 2009 com a equipe Action Power. Uma fatalidade ocorreu com a equipe após a etapa de São Paulo, em julho, onde houve um incêndio na carreta da equipe quando retornavam para sua sede em Curitiba queimando todos os carros e equipamentos.

“Foi muito triste o que aconteceu, tínhamos ganhado a corrida com o piloto Marcos Gomes na etapa da Nextel e algumas horas depois tivemos a notícia do acontecido, mas graças a Deus ninguém se feriu. Com o convite da RS vou poder continuar a temporada, tenho certeza que estou em boas mãos com excelentes profissionais, cheios de garra e vontade, carro novo, casa nova, bolha nova, agora com a Chevrolet. O objetivo é acertar o carro e partir para as primeiras posições no grid. O equipamento é zero, nunca foi para as pistas e com certeza conseguiremos um ótimo acerto”, diz Rattes.

Sobre o piloto: na Stock Car, Rattes faz sua terceira temporada. Começou na Stock Junior, em 2007. Engenheiro de formação, Renato, 37 anos, é empresário e amante declarado de fortes emoções. Nas horas de folga, pratica pára-quedismo , kart e corre maratonas. Descobriu o automobilismo em 2000 e não parou mais. Recorda com emoção, seu primeiro título, o de Campeão paulista de 2002 na categoria Marcas e Pilotos.

Renato vai reunir uma galera de peso do automobilismo brasileiro em sua festa. Emerson Fittipaldi, Carlos Col e Paulo Becardi, dirigente e diretor administrativo, respectivamente, da Vicar diretor administrativo da Vicar e os ex-pilotos Ingo Hoffmann, Alex Dias Ribeiro, Paulo Gomes, Chico Serra, Lian Duarte já confirmaram presença no evento. Além de diretores e presidentes de várias empresas.

Histórico Renato Rattes – confira algumas conquistas como piloto:
– 500 Milhas da Granja Viana – 6º Lugar
– 1000 Milhas de Interlagos – Protótipo Audi / 2002 – 12º Lugar
– 1000 Milhas de Interlagos – Protótipo Audi / 2003 – 11º Lugar
– Campeonato Paulista de Velocidade na Terra 2001 – Rally – Campeão
– Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra 2002 – Rally – Vice Campeão
– 60 Milhas de Piracicaba 2002 – Rally – Campeão
– Campeonato Paulista Turismo N ( C ) – Interlagos – 2002 – Campeão
– Campeonato Paulista Turismo N – Interlagos – 2003 – Bi Campeão
– Campeonato Paulista Marcas e Pilotos – Interlagos – 2004 – Tri Campeão
– Campeonato Paulista Marcas e Pilotos – Interlagos – 2005 – 3º Colocado
– Campeonato Paulista Marcas e Pilotos – Interlagos – 2006 – Vice-Campeão
– Campeonato Brasileiro Stock Car Jr – 2007
– Campeonato Brasileiro Stock Car V-8 Chevrolet Vicar – 2008
– Campeonato Brasileiro Stock Car V-8 Vicar – 2009

Sobre a RS Racing: uma empresa brasileira de competições automobilísticas e eventos esportivos. Tradicional no circuito há 15 anos é, hoje, comandada pelo experiente Rui Salles Lima Junior, piloto revelação da escola Kart Center, na década de 80. Na época, Rui foi convidado para correr na Kim Russel Racing Drivers School, a mais renomada escola de pilotos do mundo, localizada em Donington Park, Inglaterra. Retornou ao automobilismo brasileiro em 2004 atuando nos bastidores. A RS estreou na Stock Car, em 2007, na categoria Copa Nextel com estrutura e carros próprios. Volta depois de dois anos apostando em Renato Rattes.

Os Patrocinadores: ele conta com os patrocínios, da Radiex, Spaal Juntas e Retentores, Garma, SYL Pastilhas de Freio, Vox Filtros, AJE, Fortec, Natrielli, Fórmulla Auto Parts, Menzelub, Portal Único Dono, Hotel Dunamys e Rastreadores Pamajhon Sat.

Calendário segundo semestre Copa Vicar:
5ª. etapa – 20/09 – Rio de Janeiro (RJ)
6ª. etapa – 04/10 – Campo Grande (MS)
7ª. etapa – 25/10 – Curitiba (PR)
8ª. etapa – 08/11 – Brasília (DF)
9ª. etapa – 06/12 – São Paulo (SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *