F1: Felipe Massa vence pela terceira vez consecutiva na Turquia

O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, venceu neste domingo (11/05), o GP da Turquia, quinta etapa da temporada. Foi a terceira vitória consecutiva de Massa em três GPs disputados na Turquia. O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, foi o 2º, seguido pelo finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari.

Na largada Massa, saindo na pole-position, manteve a ponta, com Hamilton e o polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, ganhando posições e indo para 2º e 3º. Na primeira curva o italiano Giancarlo Fisichella acertou a Williams do japonês Kazuki Nakajima, voando com sua Force India por cima do carro do filho de Satoru. Com pedaços dos carros para todo o lado o safety car foi acionado.


O safety-car voltou para os boxes no final da 2º volta. O finlandês Heikki Kovalainen, que largou na 2º posição, foi para os boxes, com um furo no pneu, depois de um toque de leve com Raikkonen na primeira curva. Voltando na 18º posição, e comprometendo totalmente a sua prova. Raikkonen, mesmo com asa dianteira avariada, passou o espanhol Fernando Alonso, da Renault, assumindo a 4º posição.


Massa em primeiro começou a ser pressionado por Hamilton, que vinha apenas um segundo atrás. Os dois começaram a fazer voltas rápidas, com o brasileiro, de pneus moles, não conseguindo livrar vantagem, devido à estratégia da McLaren, que tinha um carro mais leve e pneus duros.


Na 16º volta Hamilton fez a sua parada nos boxes, fazendo um rápido pit stop. Três voltas depois Massa parou pela primeira vez, voltando na liderança com menos de um segundo para Hamilton. Raikkonen vinha em 3º.


Com o carro mais rápido Hamilton pressionou Massa, conseguindo a ultrapassagem na 24º volta, e abrindo vantagem volta a volta.


O francês Sébastien Bourdais, da Torro Roso, saiu da pista na 25º volta, ficando preso na caixa de areia. Fim de prova para o tetra-campeão da extinta ChampCar.


Na 30º volta Hamilton, com o carro leve, tinha 6s3 de vantagem para Massa, com Raikkonen, em 3º, Kubica na 4º posição e o alemão Nick Heidfeld.


Duas voltas depois Hamilton, com a estratégia de três paradas e oito segundos de vantagem, foi para os boxes pela segunda vez, deixando a liderança para Massa.
Na 40º volta, o brasileiro da Ferrari fez o seu segundo e último pit stop, com seu parceiro e companheiro de equipe, Raikkonen, assumindo a liderança por três voltas. Com a parada nos boxes do finlandês, Hamilton retornou a ponta.


Com a sua terceira visita aos boxes, na 45º volta, Hamilton deixou a liderança para Massa. O inglês voltou cinco segundos atrás do brasileiro.


Com uma tranqüila vantagem Massa venceu pela terceira vez na pista turca, com Hamilton e Raikkonen formando o pódio. Kubica foi o 4º, com Haidfeld na 5º posição. Alonso terminou em 6º, o australiano Mark Webber, da Red Bull, no 7º lugar e o alemão Nico Rosberg, da Wiliams, fechando os oito que pontuam.


O brasileiro Rubens Barrichello, que se tornou o piloto com o maior número de GPs na história da F-1 com 257, terminou apenas na 14º posição, com a sua Honda. O brasileiro Nelsinho Piquet, da Renault, foi o 15º.


Raikkonen lidera o campeonato com 35 pontos. Massa e Hamilton estão empatados com 28. Kubica, em 4º, soma 24.


Entre as equipes a Ferrari lidera, com 44 pontos. A BMW Sauber é a vice-líder, com 44, dois a mais do que a McLaren.


A próxima etapa acontece no dia 25 de maio, o GP de Mônaco, em Monte Carlo.


Final:


1. Felipe Massa BRA Ferrari 58 voltas em 1h26m49.451
2. Lewis Hamilton GBR McLaren-Mercedes a 3.779
3. Kimi Raikkonen FIN Ferrari a 4.271
4. Robert Kubica POL BMW Sauber a 21.945
5. Nick Heidfeld ALE BMW Sauber a 38.741
6. Fernando Alonso ESP Renault a 53.724
7. Mark Webber AUS Red Bull-Renault a 1m04.229
8. Nico Rosberg ALE Williams-Toyota a 1m11.406
9. David Coulthard GBR Red Bull-Renault a 1m15.270
10. Jarno Trulli ITA Toyota a 1m16.344
11. Jenson Button GBR Honda a 1 volta
12. Heikki Kovalainen FIN McLaren-Mercedes a 1 volta
13. Timo Glock ALE Toyota a 1 volta
14. Rubens Barrichello BRAHonda a 1 volta
15. Nelson Piquet BRA Renault a 1 volta
16. Adrian Sutil ALE Force India-Ferrari a 1 volta
17. Sebastian Vettel ALE Toro Rosso-Ferrari a 1 volta


Abandonos:
 
Sebastien Bourdais FRA Toro Rosso-Ferrari 24 voltas
Kazuki Nakajima JAP Williams-Toyota 1 volta
Giancarlo Fisichella ITA Force India-Ferrari 0 volta


Volta mais rápida:


Kimi Raikkonen FIN Ferrari 20 1:26.50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *