F3 Brasil: Categoria inicia temporada 2014 neste final de semana

Primeira rodada dupla do ano acontece no autódromo de Tarumã e contará com 16 carros no grid

Uma das categorias mais importantes do automobilismo brasileiro e sul-americano inicia uma nova fase a partir deste final de semana. A Fórmula 3, que a partir desta temporada passa a ser um campeonato nacional, realiza entre esta sexta-feira (4) e o domingo (6) sua primeira etapa, marcada para o tradicional autódromo de Tarumã, localizado em Viamão (RS). O evento contará com um grid formado por 16 carros, número maior em relação as corridas disputadas nos últimos anos pela categoria, então um torneio continental.

Dos 16 pilotos que disputarão a primeira das oito rodadas duplas do torneio, sete competem pela divisão principal da categoria, entre eles o vice-campeão sul-americano de 2013 Raphael Raucci, o argentino Bruno Etman e o brasileiro Arthur Fortunato, campeão e vice da classe Light no ano passado, e Pedro Piquet, filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet, que fará sua estreia no automobilismo brasileiro após conseguir bons resultados no último Troféu Academia FIA de Kart, onde obteve duas vitórias. A divisão Light terá nove pilotos, sendo um deles Vitor Miranda, competidor vindo do Campeonato Gaúcho de Fórmula Júnior.

Outro ponto importante diz respeito ao aumento do número de equipes na disputa do torneio. Em 2013, seis times alinharam 13 carros na abertura do campeonato, realizada em São Paulo (SP), sendo que apenas Cesário Fórmula, Hitech Racing e RR Racing estiveram presentes em todas as nove etapas. Para este ano, a Fórmula 3 Brasil têm confirmadas a presença de sete equipes nesta primeira etapa: Capital Motorsports, Cesário Fórmula, Hitech Racing, Kemba Racing, EMB Racing, Prop Car Racing e RR Racing.

Paulo Gomes, diretor de planejamento e marketing da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e um dos articuladores desta nova fase da Fórmula 3, destaca o grande corte de custos da categoria, fator determinante para o aumento do grid e do número de equipes. “Hoje, a Fórmula 3 Brasil é a mais barata do mundo em comparação aos outros torneios semelhantes a elas. Isso só foi possível graças a um acordo envolvendo nós da CBA, a Vicar e os chefes de equipe”, comenta.

“Eu acredito que o apoio dado a Fórmula 3 pela CBA e pela Vicar fará com que este torneio tão importante na formação de novos pilotos seja revigorado. Espero que em médio a longo prazo, possa voltar a ter o reconhecimento merecido e ainda mais carros no grid”, diz Augusto Cesário, proprietário da Cesário Fórmula, que terá como pilotos Pedro Piquet, na divisão principal, e Vitor Batista, pela classe Light.

Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, ressalta a importância do trabalho realizado para a reformulação Fórmula 3 Brasil possui. “Mais do que uma satisfação, dar a Fórmula 3 Brasil um novo rumo é uma questão de honra para a CBA. As ações realizadas em conjunto com a Vicar e com os chefes de equipe para fazer dela uma categoria de baixo custo são mais uma forma de demonstrar o nosso trabalho para fazer com que os pilotos que pretendam seguir carreira em categorias de monopostos possam ter uma formação adequada em nosso país”, diz.

Maurício Slaviero, diretor-geral da Vicar, destacou o potencial da categoria e o trabalho em conjunto com a Confederação e as equipes. “A Vicar acredita no potencial da Fórmula 3 Brasil e fica satisfeita pela confiança que equipes e pilotos depositam no trabalho que está sendo desenvolvido em conjunto com a CBA.”, diz Slaviero.

A programação da primeira etapa da Fórmula 3 Brasil – que acontece em conjunto ao Campeonato Brasileiro de Marcas – será iniciada nesta sexta-feira, com a realização de treinos extras. O sábado terá a disputa de treinos livres, da tomada de tempos e da primeira corrida. A etapa será fechada no domingo, com a bateria de encerramento da etapa. As provas poderão ser acompanhadas pelo canal de TV por assinatura Sportv, em VT, sempre na semana seguinte a etapa, e através do portal Terra, que mostrará a corrida de encerramento das etapas, no domingo, ao vivo.

Veja a seguir os horários da rodada de Tarumã e os pilotos já confirmados para esta primeira etapa e o calendário da Fórmula 3 Brasil:

Sexta-feira (04/04):
16h50 às 17h30 – Treino Extra

Sábado (05/04):
08h30 às 09h10 – 1º Treino Livre
11h10 às 11h50 – 2º Treino Livre
14h20 às 14h40 – Classificação
16h55 – Corrida 1

Domingo (06/04)
10h25 – Corrida 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *