F3: Razia volta para casa e já faz terceiro tempo

Piloto radicado no Distrito Federal treinou pela primeira vez no Autódromo Nelson Piquet desde o mês de março. E surpreendeu: mesmo com pneus velhos, cravou o terceiro melhor tempo desta sexta-feira.

O piloto baiano radicado em Brasília, Luiz Razia (Dragão Motorsport) quebrou nesta quinta-feira (1/6) um jejum de quase três meses sem treinos e corridas no Autódromo Internacional Nelson Piquet, na Capital Federal. Longe do circuito desde março – quando sua equipe passou a realizar a maior parte dos treinamentos particulares no Autódromo de Interlagos, em São Paulo –, Razia disputou o primeiro treino livre para a rodada dupla da Fórmula 3 deste fim de semana e, mesmo com pneus bastante velhos, cravou o terceiro melhor tempo da sessão. Diego Nunes foi o primeiro e Mario Moraes, o segundo.

“Foi bom voltar a treinar em Brasília, estava com saudades dessa pista, que sempre considerei a melhor do Brasil”, falou o piloto. “Treinamos com um jogo de pneus bastante usado, focando mais o ritmo de corrida, e por isso fiquei muito satisfeito com o terceiro lugar. Amanhã (sexta, 2) vamos testar o acerto para o treino de classificação e acredito que possa conquistar uma boa posição no grid”, completou.

Razia ainda detém o recorde do circuito brasiliense para carros da Fórmula 3 Sul-Americana, conquistado no treino classificatório para a etapa do ano passado, e está certo que o tempo que ficou sem treinar em Brasília não o fez perder a mão da pista. “Os três ou quatro primeiros colocados estão muito próximos em termos de desempenho, e acho que esta será uma etapa das mais competitivas. Estou bastante confiante, mas sei que não será fácil repetir a pole do ano passado”, comentou.

Como era esperado, os pneus foram item fundamental para o desempenho dos carros em Brasília. Razia chamou a atenção para o fato de que, nesse circuito, os compostos demoram apenas duas voltas para começar a perder rendimento. “Aqui é muito comum o mesmo piloto levar 1s5 dele mesmo, só com a troca dos pneus. É uma característica desse circuito e temos que saber trabalhar com ela para ter um carro rápido tanto para a sessão classificatória quanto para a corrida”, finalizou Razia.

Os pilotos da Fórmula 3 voltam à pista nesta sexta-feira para uma sessão de treinos livres, às 9h15, e para a tomada de tempo para a primeira corrida do fim de semana, às 14h15.

Os seis melhores na sessão livre desta sexta-feira foram:
1) Diego Nunes (Bassani Racing), 1min48s439, média de 181,76 km/h
2) Mário Moraes (Bassan Motorsport), a 0s932
3) Luiz Razia (Dragão Motorsport), a 1s348
4) Pedro Nunes (Piquet Sports), a 1s638
5) Nelson Merlo (Piquet Sports), a 1s875
6) Bia Figueiredo (Cesário Fórmula), a 2s045

Comente essa notícia em nosso Fórum!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *