Fórmula Júnior: Campeonato viveu fortes disputas no Velopark na penúltima etapa da temporada

Briga pelo título nas divisões Graduados e Novatos promete ser acirrada na rodada decisiva

Duas provas na chuva e bastante disputadas marcaram a 7ª etapa da Fórmula Júnior, única categoria-escola do automobilismo brasileiro, que se aproxima do final de sua segunda temporada. A rodada, penúltima do ano, foi realizada no último final de semana no Velopark, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), e foi válida também pela 2ª etapa da Copa Brasil.

Como sempre, as disputas foram acirradas na categoria e começaram pela tomada de tempos, quando a catarinense Bruna Tomaselli cravou a pole position apenas 55 milésimos de segundo mais rápida que o terceiro colocado, Rodrigo Elger. Pedro Cardoso, a apenas 13 milésimos, foi o segundo no grid.

Dividida em Graduados e Novatos, a Fórmula Júnior teve domínio geral do brasiliense Pedro Cardoso, que venceu as duas provas da rodada, não sem antes o público presente ter visto uma boa troca de posições e muitas disputas pela vitória. O sergipano Matheus Rouver e o gaúcho Franco Pasquale fecharam os três primeiros na primeira prova do dia, enquanto que na segunda Lucas Villela – da Novatos – foi o 2º e o próprio Pasquale o 3º.

Na Novatos o vencedor das duas provas foi o paulista Lucas Villela, sempre seguido por Lucas Kohl, que, entretanto, manteve a liderança do campeonato em sua categoria e partirá para a etapa decisiva em vantagem. Mais acirrada, a disputa pelo título da Graduados reúne quatro pilotos, separados por apenas 20 pontos: Matheus Rouver, Bruna Tomaselli, Franco Pasquale e Rodrigo Elger. Cardoso, que não disputou todas as etapas do ano, aparece mais atrás, praticamente sem chances matemáticas.

Pela Copa Brasil, entretanto, o brasiliense assumiu a liderança após as duas vitórias, superando Lucas Kohl, que saíra da primeira etapa, disputada na Capital Federal, na ponta da classificação. Rouver é o vice-líder, seguido pelo próprio Kohl.

“Tivemos, a exemplo das etapas anteriores, duas provas muito disputadas, de excelente nível técnico e, assim, a Fórmula Júnior continua cumprindo seu papel principal, o de oferecer o melhor aprendizado possível aos pilotos que hoje saem do kart”, resumem Claudio Fontoura e Neco Fornari, promotores da Fórmula Júnior.

Para a etapa decisiva, marcada para os dias 22 e 23 de novembro em Tarumã (RS), a Fórmula Júnior deverá ter a presença de mais um piloto que começa a dar seus primeiros passos no automobilismo vindo do kart, o catarinense Eduardo Souto.

“Nossa segunda temporada se aproxima de seu final e já estamos planejando o próximo ano. Deveremos ter algumas novidades e a Fórmula Júnior se tornará ainda mais atrativa”, prometem os promotores.

Confira os primeiros colocados nas provas da Fórmula Júnior no Velopark:
1ª BATERIA
1 (G) Pedro Cardoso (DF) – 14 voltas – 20:36.732
2 (G) Matheus Rouver (SE) – a 5.725
3 (G) Franco Pasquale (RS) – a 7.423
4 (N) Lucas Villela (SP) – a 28.197
5 (G) Bruna Tomaselli (SC) – a 32.812
6 (N) Lucas Kohl (RS) – a 47.751
7 (G) Rodrigo Elger (PR) – a 1:00.872
Melhor volta – Pedro Cardoso (DF) – 1:19.995 – 102,516 km/h

2ª BATERIA
1 (G) Pedro Cardoso (DF) – 15 voltas – 20:48:365
2 (N) Lucas Villela (SP) – a 9.654
3 (G) Franco Pasquale (RS) – a 11.650
4 (G) Bruna Tomaselli (SC) – a 15.710
5 (G) Rodrigo Elger (PR) – a 18.197
6 (N) Lucas Kohl (RS) – a 20.453
7 (G) Matheus Rouver (SE) – a 15 voltas
Melhor volta – Bruna Tomaselli (SC) – 1:14.792 – 109.648 km/h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *