GP2 Series: Pista em Monza favorece ultrapassagens

Largando da nona fila no grid, brasileiro Luiz Razia aposta nas características do circuito italiano para ganhar posições neste sábado.

A 17ª etapa da Fórmula GP2 2009 será disputada neste sábado (12) no tradicional circuito de Monza, na Itália. A pista de 5.793 metros de extensão é caracterizada pelos longos trechos de retas, separados por chicanes ou por curvas de alta velocidade. Dessa maneira, além da média horária mais alta de toda a temporada da GP2, o circuito italiano deve garantir, também, corridas com grande número de ultrapassagens.

“A pista é muito longa, com grandes retas. Isso favorece a geração de vácuo e, como no final das retas normalmente há uma freada forte, existem vários pontos de ultrapassagem”, explicou o brasileiro Luiz Razia, que larga na 17ª colocação da prova marcada para este sábado. “Tem tudo para ser uma boa prova para mim. É possível ganhar posições e estou me sentindo mais confiante com o carro também”, contou o piloto. “Agora é ter tranqüilidade na largada para evitar se envolver em algum acidente e tentar ganhar o maior número possível de posições”, completou.

A pole-position para a primeira prova da Fórmula GP2 em Monza no final de semana ficou com o russo Vitaly Petrov, atual vice-líder do campeonato. Ao todo serão duas corridas na Itália antes da rodada final marcada para a próxima semana, em Portugal. “O campeonato está chegando ao fim e na Itália tenho grande expectativa de conquistar meus primeiros pontos”, avaliou Razia, que conta com a experiência de já ter corrido em Monza pela Fórmula 3000.

As provas da GP2 no sábado e no domingo terão transmissão ao vivo para o Brasil pelos canais por assinatura Sportv. A primeira delas está marcada para às 11h (horário de Brasília) do sábado, enquanto a 18ª etapa do campeonato tem largada prevista para as 5h do próximo dia 13.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *