GT3 Brasil: Daniel/Dahruj vencem no encerramento da temporada

Apesar das nuvens cercando o Autódromo de Interlagos e da chuva que caiu na madrugada deste domingo (29) na zona Sul de São Paulo, a 16ª e última etapa da temporada 2009 do Itaipava GT3 Brasil aconteceu com pista seca, oferecendo ao público presente nas arquibancadas disputas ousadas entre os pilotos e suas supermáquinas. A vitória ficou com uma dupla estreante, Rafael Daniel/Cláudio Dahruj, que largou da pole position com o novÁ­ssimo Lamborghini LP 560, modelo que fez sua estréia mundial em categorias GT3 neste final de semana na capital paulista.

“O carro é novo e, por isso, enfrentamos alguns problemas no decorrer do final de semana. De qualquer forma, foi muito bom estrear com vitória. O Cláudio guiou muito bem hoje, mantendo um bom ritmo e fazendo um ótimo trabalho. Nossa idéia é começar a próxima temporada como terminamos esta: vencendo”, afirmou Rafael Daniel. “Eu só tive o trabalho de administrar o ritmo. O Daniel é um piloto muito rápido e tudo que tive que fazer foi não permitir que nossa diferença para o segundo colocado fosse anulada. Por isso a equipe me avisava o tempo todo, e corri de olho no cronÁ´metro”, afirmou Dahruj, que vem do Itaipava Trofeo Maserati.

Em segundo lugar ficou a dupla vencedora de ontem, Valdeno Brito/Miguel Paludo, com o Porsche 997, garantindo para a WB Motorsport o tÁ­tulo entre as equipes do Itaipava GT3 Brasil. “A corrida foi dura do inÁ­cio ao fim. Tive que segurar o Viper do (David) Muffato o tempo todo, e ele também estava muito rápido no miolo do circuito. Nossos companheiros de equipe (Hoover Orsi/Julio Campos) tiveram problemas com o carro e coube a nós a responsabilidade de fazer uma boa corrida e garantir o campeonato de equipes. O objetivo, felizmente, foi cumprido”, disse Brito. “Uma vitória e um segundo lugar no final de semana não é nada mal. Estou muito feliz com a temporada que fizemos”, afirmou Paludo.

Na bandeirada, o paraibano e o gaúcho cruzaram a linha de chegada na terceira posição, logo atrás do Ferrari F430 de Marcelo Hahn e Allam Khodair. Entretanto, minutos após a corrida, a direção de prova puniu a dupla da Blausiegel com a perda de 20 segundos no tempo total de prova por ultrapassar a linha branca que delimita a saÁ­da dos boxes para a pista, no inÁ­cio da Reta Oposta; a punição também foi aplicada Á  dupla vencedora, mas sem prejuÁ­zos em termos de posição. Já Khodair/Hahn caÁ­ram para o quarto lugar.

Prova movimentada – Na largada, Rafael Daniel manteve a ponta, enquanto Chico Serra (Bruno Garfinkel, Lamborghini Gallardo) foi superado pelo F430 de Khodair na freada do S do Senna. No entanto, o ex-piloto de F1 recuperou a vice-liderança na freada da Curva do Lago, na segunda volta. O safety car logo foi acionado por causa da batida de Pipo Derani (Walter Derani, Ferrari F430) na mesma curva.

Na relargada, Cláudio Ricci (parceiro de Rafael Derani) tentava subir de posição quando seu Ferrari F430 bateu lateralmente com o Porsche na primeira perna do S do Senna. O gaúcho levou a pior: obrigado a passar pela grama, Ricci voltou Á  pista Á  frente de dois outros Ferrari, e para evitar a batida, Nelson Merlo (parceiro de Lico Kaesemodel) e João Sant’Anna (companheiro de Fernando Poeta) rodaram para evitar a batida. O prejuÁ­zo maior ficou com Ricci, que abandonou a prova.

Depois disso, as atenções se voltaram Á  disputa pelo quarto lugar, com Valdeno suportando a intensa pressão de David Muffato (parceiro de Amilcar Collares) no potente Dodge Viper. Os dois carros chegaram a se tocar na freada do S do Senna, logo após a abertura da nona volta. No 12º giro, o outro Viper, de Leonardo Vital/Pedro Queirolo, ultrapassou o Ferrari Scuderia de Betinho Gresse/Chico Longo pela sexta colocação.

Quando foi aberta a janela obrigatória para troca de pilotos, Rafael Daniel fez sua parada quando tinha 25s3 de vantagem para Chico Serra. A disputa entre Brito e Muffato teve continuidade com seus companheiros: Collares conseguiu sair na frente de Paludo, mas o gaúcho recuperou a posição na freada para a Curva do Lago, na 21ª volta.

Dahruj voltou Á  pista alimentando uma diferença de 24s8 para Bruno Garfinkel. A chance de dobradinha inédita para a Scuderia 111 – que prepara os Lamborghini no Itaipava GT3 Brasil – acabou na 26ª volta, quando Garfinkel rodou na saÁ­da do Bico de Pato, voltando na quarta posição, e permanecendo nela até a bandeirada (com a punição a Hahn/Khodair, a dupla herdou o terceiro lugar).

Na parte final, Miguel Paludo começou a tirar a diferença para Marcelo Hahn, que até então era o segundo colocado. “O carro estava muito bom quando assumi a direção, com pouco desgaste. Passei o (Amilcar) Collares e estava andando rápido, olhando mesmo para o cronÁ´metro para alcançar o Hahn”, afirmou o gaúcho na entrevista coletiva após a cerimÁ´nia de pódio, antes de ser tornada oficial a punição Á  dupla do Ferrari número 16.

Confira o resultado da 16ª etapa:

1º) C.Dahruj/R.Daniel (LP, SP/SP), 34 voltas em 1h00min25s540 (média de 145,47 km/h)
2º) V.Brito/M.Paludo (PO , PB/RS), a 6s859
3º) B.Garfinkel/C.Serra (LA , SP/SP), a 23s070
4º) M.Hahn/A.Khodair (FE , SP/SP), a 26s707
5º) A.Collares/D.Muffato (VI , SP/PR), a 36s672
6º) C.Longo/B.Gresse (FS , SP/SP), a 51s900
7º) F.Poeta/J.Santanna (FE , SP/RS), a 1 volta
8º) P.Queirolo/L.Vital (VI , SP/SP), a 12 voltas
9º) L.Kaesemodel/N.Merlo (FE , PR/SP), a 16 voltas
10º) C.Faria/V.Faria (LA , SP/SP), a 24 voltas
11º) R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 31 voltas
12º) H.Orsi/J.Campos (PO , MS/PR), a 32 voltas
13º) W.Derani/L.Derani (FE , SP/SP), a 33 voltas
Melhor Volta: C.Dahruj/R.Daniel, 1:36.750 (160,33 km/h)