IndyCar: Tony terá uma maratona de seis provas consecutivas

O brasileiro Tony Kanaan começa neste domingo (22), no GP de Iowa, uma maratona de seis corridas consecutivas na Fórmula Indy. Como é verão nos Estados Unidos, a categoria tem uma seqüência de disputas nos próximos seis finais de semana. Além da prova no oval de Iowa, Richmond, Watkins Glen, Nashville, Mid-Ohio e Edmonton (Canadá) completam a lista. Para a primeira, que estreou no calendário da categoria apenas em 2007, Kanaan, da equipe Andretti Green, detentor de 12 vitórias e 9 pole-positions na Fórmula Indy, acredita que terá um carro competitivo com os novos pacotes aerodinâmicos.

“Nós tivemos algumas dificuldades em nossa primeira corrida em Iowa. Mas foram feitos alguns testes com novos pneus e houve também uma mudança na configuração aerodinâmica, por isso acredito que as ultrapassagens serão mais freqüentes, conseqüentemente, um grande show. Acho que teremos um carro bem forte em Iowa”, comentou o baiano, campeão da categoria em 2004, que vai à pista já nesta sexta-feira (20), pois a organização da Fórmula Indy programou dois treinos livres extras para todos os pilotos no oval de 0.84 milhas.

George Klotz, estrategista do carro número 11, considera o circuito de Iowa favorável ao estilo de pilotagem de Kanaan. “Acho que Iowa se encaixa muito bem ao estilo do Tony pilotar, então confio que seremos candidatos a vitória neste domingo”, destacou Klotz, que ainda falou sobre o campeonato. “Tony teve uma excelente segunda metade de campeonato em 2007 e acredito que isso pode se repetir nesse ano para brigarmos pelo título”, concluiu.

Sobre a seqüência de corridas, Kanaan disse que “é por isso que treino três horas de ciclismo por dia, além de musculação e muito suor. Além do desgaste das viagens, cada prova exige muito fisicamente. É por isso que caio da cama às 5h30 para ir pedalar”, explicou o, bem-humorado, baiano, que também faz uma alimentação estudada, e é reconhecidamente um dos pilotos mais bem preparados fisicamente da categoria.

Em Iowa, antes de ir à pista, Kanaan e os seus companheiros na Andretti Green Racing participam de uma campanha solidária para ajudar as vítimas do furacão que passou por Iowa no dia 25 de maio, mesma data em que eles disputavam as 500 Milhas de Indianápolis. Através da Michael Andretti Foundation, os pilotos doaram alguns itens para serem leiloados.

Confira a programação do GP de Iowa:

Sexta-feira (20)
1º treino livre – 15h00 às 17h00 (horário de Brasília)
2º treino livre – 18h30 às 20h30

Sábado (21)
3º treino livre – 12h30 às 14h00
4º treino livre – 15h30 às 17h30
Classificação – 19h30

Domingo (22)
GP de Iowa – 14h30
8ª etapa de 2008
Circuito: Oval
Extensão: 0.875 (7/8 de milha)
Inclinação nas curvas: de 12 a 14 graus
Inclinação na reta: 10 graus
Inclinação na reta oposta: 4 graus
Voltas: 250
Capacidade: 40 mil lugares
Melhor resultado de Tony Kanaan: 16º (apenas uma participação em 2007)

TV
Band e BandSports, ao vivo, 14h15
Narração: Téo José
Comentários: Willy Hermann e Celso Miranda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *