Kart: Categoria Biland vai ter campeonato federado no Rio de Janeiro

Depois de voltar ao Campeonato Paulista neste ano, torneio dos motores quatro tempos passa a integrar o Campeonato Serrano, única competição fluminense de kart supervisionada pela FAERJ em 2009.

A categoria Biland Kart, única a utilizar motores quatro tempos de alto rendimento no Brasil, terá pela primeira vez um campeonato oficial no Rio de Janeiro. Presente no país desde 2002, a Biland passará a integrar o Campeonato Serrano de Kart a partir do dia 31 de maio, e terá quatro rodadas duplas ao longo da temporada 2009. A competição será supervisionada pela Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), e deverá reunir pilotos federados à entidade e à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

A promoção da Biland Rio ficará por conta do ex-piloto Sinder Bitton Filho, que chegou a competir na Fórmula 3 Inglesa e entre 2001 e 2005 foi o organizador do Campeonato Carioca de Kart. “Este é um evento importantíssimo para o kartismo do Rio de Janeiro, e nosso objetivo neste ano é plantar a semente de uma grande competição”, declarou Sinder. “Muita gente já conhece a Biland no Rio, mas estamos fazendo um trabalho de formiguinha para incentivar os pilotos a voltar ao evento. Lutei muito para trazer a Biland de volta ao Rio, com um campeonato supervisionado pela FAERJ, porque acredito que o kartismo local precise de uma categoria com a proposta da Biland”, acrescentou.

A Biland tem uma relação bastante estreita com o Rio de Janeiro. Foi com uma corrida extra-campeonato organizada pela Linea Brasil no circuito da Barra da Tijuca, em dezembro de 2007, que a categoria passou a ser perseguida pela antiga gestão da CBA. Vencidos os conflitos com a entidade e iniciada a reconciliação – que resultou no retorno da Biland ao Campeonato Paulista –, as corridas com os populares motores quatro tempos fabricados na Suíça passam a ter, pela primeira vez, a chancela da FAERJ.

“Minha função é resgatar todos aqueles pilotos que participaram da prova de 2007, além de buscar novos talentos que possam aumentar ainda mais nossos grids. Os pilotos cariocas desejam correr de kart, e estavam à procura de uma categoria que valesse a pena”, declarou. As quatro rodadas duplas do Campeonato Serrano de Kart do Rio de Janeiro que terão provas da Biland serão estas:

1ª Etapa – 31/05/2009
2ª Etapa – 28/06/2009
3ª Etapa – 30/08/2009
4ª Etapa – 08/11/2009

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *