Kart: Douglas Hiar vence etapa da Graduados A e encosta nos líderes

Correndo na sua pista predileta – o Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP) – o piloto de Sâo Paulo, Douglas Hiar, venceu no último sábado (20) a quarta etapa do Campeonato Paulista de Kart na categoria Graduados A, considerada a elite do kartismo nacional. Essa foi a segunda vitória consecutiva de Douglas em Aldeia da Serra este ano, já que há duas semanas ele havia vencido a etapa do Paulista Light RBC na mesma pista. Também foi segunda vitória em três torneios disputados com os chassis da fábrica Birel Sudam, que desponta no atual mercado da modalidade como a preferida da maioria dos pilotos.

“A prova foi perfeita, o kart estava muito rápido e mesmo ‘tirando um pouco o pé’ para não correr o risco de uma quebra, eu ‘virava’ mais rápido que os outros”, comentou Douglas ao analisar os tempos de cada volta da corrida.

A prova deste sábado só não teve domínio completo do piloto porque a pole-position escapou por nove milésimos de segundo na tomada de tempos. Partindo da segunda colocação, Douglas assumiu a frente logo na segunda curva do traçado de Aldeia da Serra e não viu mais seus adversários. Conduziu seu kart pelas 30 voltas da corrida para chegar em primeiro com mais de seis segundos de vantagem para Dennis Dirani, que completou em segundo. “Desde a tomada de tempos eu já sabia que o kart tinha um rendimento muito bom no decorrer das voltas. Tanto que eu fiz o melhor tempo da tomada na sexta volta”, lembrou o campeão Brasileiro da categoria Graduados B chamando a atenção para a sua volta mais rápida acontecer depois da chamada ‘volta do pneu’, quando o composto novo atinge sua melhor performance, sempre no terceiro ou quarto giro.

Com a vitória e a melhor volta da corrida, Douglas Hiar pula para a sexta colocação na tabela de pontos da Graduados A e se aproxima dos líderes em um momento decisivo do Campeonato Paulista. Depois da próxima etapa – marcada para o dia 03 de junho em Interlagos – todos os pilotos deverão descartar seus dois piores resultados até aqui. Dessa maneira, após a etapa deste sábado, todos já descartam um resultado e a classificação começa a ficar interessante. Sem contar a pior prova de cada um até aqui, Dennis Dirani e César Ramos lideram a Graduados A empatados com 26 pontos. Douglas, depois da vitória na quarta etapa, é o sexto colocado com apenas oito pontos de desvantagem. “Oito pontos podem fazer muita diferença, mas também podem desaparecer muito rápido. O campeonato muda a partir da próxima corrida com os descartes e a nova pontuação, então ninguém é favorito ao título ainda”, raciocinou Hiar citando também a pontuação diferenciada que será adotada na sexta e sétima etapas do Paulista, tudo para deixar o campeonato ainda mais competitivo.

Veja como terminou a 4ª etapa do Paulista de Kart na categoria Graduados A:
1-)Douglas Hiar;
2-)Dennis Dirani;
3-)Gabriel Dias;
4-)Dennis Navarro;
5-)Leonardo Cordeiro;
6-)Fabiano Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *