Kart: Felipe Ferreira comandará time de quatro pilotos nas 500 Milhas

Piloto da Fórmula 3 disputa pela quarta vez a principal prova do kart brasileiro.

O kart é o primeiro passo natural para quase todos os pilotos brasileiros, formando os futuros campeões não só por aqui, mas em todo o mundo. O evento de gala da modalidade no Brasil é a 500 Milhas da Granja Vianna, prestigiada pelas principais estrelas do automobilismo e do kartismo nacional, e que será disputada a partir das 0h00 na madrugada de sábado para domingo (2/12), no Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia (SP).

Cada uma das dezenas de equipes inscritas escolhe um caminho para ter sucesso durante a longa e desgastante prova. Algumas selecionam pilotos renomados e experientes, como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kannan, Nelsinho Piquet e outros que correm a anos no exterior. Outros times colocam kartistas conhecidos e de destaque atrás do volante.  A Jonas Kart apostou na experiência do piuloto de Fórmula 3 Felipe Ferreira (Webmotors/CVC/Center Cargo/Alberflex/Puma), que disputa a prova pela quarta vez. “Vamos aplicar todas as nossas vivências e experiências em um trabalho de equipe. Nosso objetivo não é modesto, queremos chegar entre os cinco primeiros”, anuncia o paulista, que teve como melhor resultado um sétimo lugar em 2005.

Como a corrida terá cerca de 12 horas de duração, Felipe Ferreira sabe que o desgaste físico e do equipamento será muito grande. “É uma corrida de resistência. O mais importante é cuidar do equipamento e evitar qualquer tipo de problema”, explica. O piloto, que sempre competiu pela Jonas Kart, este ano terá como principal companheiro de equipe Danilo Pereira, de 17 anos, que também está em seu quarto ano de 500 milhas. Completam o quarteto os estreantes João Paulo Mauro, de 16 anos, e Caio Conde, de apenas 13. ”Os dois veteranos vão liderar nossa equipe, mas o time é bem equilibrado”, atesta Jonas, chefe da equipe. Ferreira deverá ser o encarregado pela condução nos treinos classificatórios, que serão realizados nesta sexta-feira (30/11), a partir das 11 horas.

A aposta de todos é que na edição de 2007 a prova vai ser ainda mais competitiva. “Como esse ano pela primeira vez os motores serão sorteados, a igualdade entre os karts será ainda maior”, ressalta o chefe da equipe. E com tanto equilíbrio, qualquer vantagem pode ser significativa durante a maratona na pista. “A diferença de peso entre os quatro pilotos é mínima. A variação do tempo entre eles, assim como o ritmo de corrida também é bem pequena”, conta o dirigente. Com os pilotos todos com peso próximo, agiliza o momento da troca dos competidores, pois o bólido estará sempre perto do peso mínimo exigido.

O representante da Webmotors/CVC/Center Cargo/Alberflex/Puma também acredita que a experiência adquirida nas edições passadas vai ajudar a equipe. “A cada ano estamos melhorando a receita do time nessa prova. Acho que esse ano será o melhor de todos”, diz Felipe. O paulista tem uma forte ligação com esta prova, pois começou sua carreira no automobilismo justamente na edição de 2004 das 500 Milhas da Granja, obtendo um 11° lugar entre mais de 60 equipes sem nunca ter pilotado um kart antes.

Confira a programação das 500 Milhas da Granja Viana:

Sexta-feira:
08h50 às 09h20 – Treino Livre (Grupo 1)
09h25 às 09h55 – Treino Livre (Grupo 2)
10h00 às 10h30 – Treino Livre (Convidados)
11h00 – Classificação (Grupo 1)
11h40 – Classificação (Grupo 2)
12h05 – Classificação (Convidados) –
13h00 – Top Qualifying (5 melhores do 1º e 2º Grupos junto dos convidados)

Sábado
18h00 às 18h30 – Treino Livre (Grupo 1)
18h40 às 19h10 – Treino Livre (Grupo 2)
19h20 às 19h50 – Treino Livre (Convidados)

Domingo
0h00 – Largada

Foto: MasterMidia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *