Kart: Massa anuncia Schumacher no Desafio Internacional das Estrelas

Florianópolis volta a receber “feras” do automobilismo mundial.

O atual campeão Felipe Massa confirmou hoje a participação de Michael Schumacher na próxima edição do Desafio Internacional das Estrelas, prova de kart reunindo astros do automobilismo mundial marcada para dias 24 e 25 de novembro no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis (Santa Catarina). Ao todo, 25 pilotos das principais categorias de monopostos e turismo brigarão pela vitória em duas baterias com resultados agregados.

Ex-companheiros na Ferrari, o brasileiro e o heptacampeão da Fórmula 1 voltarão a dividir a pista um ano depois da aposentadoria do alemão. “Na verdade, Michael deveria ter vindo na corrida de 2006, mas naquele momento já estava comprometido com as férias dos filhos. No início desta temporada, me perguntou quando seria a corrida deste ano. Com a data confirmada, pediu um tempo para estudar e organizar a agenda. Durante o GP da Europa, em Nürburgring, bateu o martelo e disse que eu poderia contar com ele”, explicou Massa, durante coletiva realizada no Hotel Reinaissance, na Zona Sul de São Paulo, e que contou com a presença do prefeito de Florianópolis, Dario Berger.

Amigo pessoal do piloto que pulverizou todos os recordes na Fórmula 1 e com quem manteve a melhor das relações como companheiros de equipe na Ferrari, Massa não esconde a satisfação pela presença de Schumacher no Desafio Internacional das Estrelas. “Será um enorme prazer recebê-lo aqui no Brasil especialmente para a corrida. Temos um carinho recíproco, e a participação dele não deixa de representar um aval de seriedade, profissionalismo e importância do evento”, lembrou.

A chegada de Schumacher, no entanto, traz outras implicações ao evento. “O nível técnico ficará ainda mais elevado e as dificuldades se tornarão maiores para todos os competidores, mas nossa intenção sempre foi esta. Desde sua concepção, o Desafio Internacional das Estrelas pretendeu atrair os melhores pilotos. Ao buscar nomes de peso da Fórmula 1, da Fórmula Indy, da Fórmula GP2, MotoGP e da Stock Car, o Desafio Internacional das Estrelas vem conseguindo reunir um grid com qualidade talvez sem paralelo”, continuou Massa.

Além de Massa e Schumacher, outro ferrarista histórico já assegurado na prova é o italiano Luca Badoer, que está completando 10 anos como piloto de testes da equipe de Maranello. A lista de convidados inclui mais personagens da Fórmula 1, como Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet e Vitantonio Liuzzi. Aliás, a demanda pela prova no meio está superando a oferta de lugares. “Fiquei surpreso com a quantidade de pilotos querendo correr, mas essa é uma demonstração do interesse despertado pelo Desafio”, ressaltou Massa. “Por isso, ainda vamos ter de esperar um pouco antes de anunciar a relação definitiva.”

O Desafio Internacional das Estrelas é uma realização da Carlinhos Romagnolli Promoções & Eventos, com patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura de Florianópolis.

Capital catarinense agrada pilotos e recebe prova pela 2a vez

O Desafio Internacional das Estrelas será realizado pelo segundo ano consecutivo em Florianópolis. Além da excelente estrutura oferecida pelo Kartódromo dos Ingleses, a manutenção da sede do evento levou em consideração a avaliação que os pilotos – notadamente os estrangeiros – fizeram da capital catarinense. “Eles adoraram a cidade. A maioria conhecia apenas São Paulo, por causa do GP do Brasil, e Rio de Janeiro, cuja fama é mundialmente reconhecida. Foi uma agradável surpresa para eles descobrir que Florianópolis tem praias que nada ficam a dever a nenhuma outra em matéria de beleza”, justificou Felipe Massa.

O sucesso da edição do ano passado também jogou em favor de Florianópolis. Com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal, a cidade “abraçou” o Desafio Internacional das Estrelas. O público compareceu em peso, lotou os 7 mil lugares das arquibancadas e aproveitou ao máximo a possibilidade de ver de perto os astros que só conhecia pela televisão. “Foi muito legal ver a festa dos torcedores”, agradeceu Massa. “Tenho certeza que eles gostaram do Desafio e voltarão ao kartódromo em novembro.”

Satisfeitos com o nivelamento técnico alcançado, os organizadores decidiram conservar o formato monomarca de chassis, com motor Iame-Parilla e pneus Bridgestone. A única modificação será o rodízio de mecânicos a cada sessão de treinos e nas corridas. Em 2006, cada piloto trabalhou com um mecânico exclusivo durante o fim de semana. “Essa rotatividade é mais um passo na direção do equilíbrio. Essa é uma obsessão nossa. Por isso, quando houver o segundo sorteio de motores, ao final dos treinos classificatórios, o conjunto inteiro, incluindo o carburador, será substituído”, avisou o piloto da Ferrari. Visualmente, os karts ganharão um apelo mais moderno com a nova e mais agressiva carenagem projetada pela Cacau Design.

O caráter beneficente do evento foi mantido. A receita obtida com a venda de ingressos para as arquibancadas populares será repassada a obras sociais administradas pela Prefeitura Municipal. O prêmio oferecido ao campeão, ainda a ser definido, será novamente repassado ao Instituto Guga Kuerten, entidade sustentada pelo tricampeão do torneio de tênis de Roland Garros. As duas provas contarão com televisionamento – a primeira, pela TV Globo; e a segunda, pelo SporTv. O intervalo entre as duas baterias será preenchido com atrações que estão sendo fechadas pelos promotores

Programação:

23/11 – Sexta-feira
• 16h – Sorteio dos karts e mecânicos

24/11 – Sábado
Treinos Livres
• 09h00 às 09h45 – 1ª sessão – Grupo A
• 10h00 às 10h50 – 1ª sessão – Grupo B
• 11h00 às 11h45 – 2ª sessão – Grupo A
• 12h00 às 12h45 – 2ª sessão – Grupo B

Treino de Classificação
• 13h00 às 13h20 – Grupo A
• 13h40 às 14h00 – Grupo B
• 14h30 – Top Qualifying

25/11 – Domingo
Warm Up – 9h00 às 09h15
Desfile dos Pilotos – 10h
Solenidade de Abertura Oficial: 10h30
Apresentação dos Pilotos
• 1ª Bateria – 11h00 – 20 minutos + 1 volta
• Pódio para os cinco primeiros colocados da 1ª bateria
• 2ª Bateria – 14h00 – 25 minutos + 1 volta
• Pódio para os cinco primeiros colocados da 2ª bateria
• 14h45 – Pódio para os três primeiros na soma das duas baterias

Foto: Bruno Terena/MF2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *