Kart: Mudanças fazem Paulista crescer 74% na abertura da temporada 2007

Mudanças no regulamento surtiram o efeito esperado. Campeonato Estadual ficou mais barato e atraiu 87 pilotos para a primeira corrida do ano, em Interlagos.

A primeira etapa da temporada de 2007 do Campeonato Paulista de Kart parece ter marcado, de fato, o início de uma nova fase na competição mais tradicional do kartismo brasileiro. Com 87 inscritos para a rodada do último fim de semana, realizada no Kartódromo de Interlagos, o estadual começou sua 41ª temporada com um crescimento de 74% em relação à última corrida do ano passado, um número que superou as expectativas até mesmo dos novos promotores do evento.

“Estamos satisfeitos com este bom início de campeonato. Trabalhamos muito para que o campeonato começasse bem organizado, e temos que agradecer aos pilotos que acreditaram na nova proposta do Paulista de Kart e perceberam as vantagens trazidas pela fórmula de motores alugados e sorteados”, disse o hexacampeão brasileiro de kart Paulo Carcasci, um dos mentores do projeto de renovação do estadual e responsável pelos motores chineses Fireball no Brasil.

A adoção de propulsores mais modernos e de preparação original é a principal novidade do estadual deste ano, e foi a responsável pela redução de cerca de 70% nos custos de participação na competição. As categorias Kadet e Biland foram as únicas que continuaram usando os propulsores Honda e Biland, respectivamente, que já faziam parte da configuração do campeonato no ano passado. As demais passaram a ser impulsionadas pelos motores italianos ROK e TM – no caso das ROK Júnior e da KZ1 – e pelo novo propulsor Fireball trazido da China – no caso da Sprinter, Endurance e Fireball Júnior.

Apesar do frio e da chuva que marcaram a etapa do fim de semana, disputada no Kartódromo Ayrton Senna, um grande número de pilotos que não havia confirmado inscrição para a primeira corrida do ano compareceu na pista para conhecer o novo formato do Paulista de Kart, e alguns deles já reservaram vaga para a segunda etapa da temporada, que será realizada no dia dois de maio.

“A KZ1, que é destinada aos Graduados A, B e também aos Seniores e estava praticamente extinta no ano passado, foi uma das categorias mais bem recebidas deste início de temporada”, lembrou o mineiro Rafael Cançado, da RBC Preparações, responsável pelo fornecimento de motores para as categorias Kadet e ROK Júnior, além da própria KZ1. “Com seis karts, tivemos um começo modesto para os padrões do fim dos anos 1990, mas muito bom se analisarmos que a Graduados chegou a ter corridas canceladas em 2006 por falta de inscritos. Também conversei com alguns pilotos interessados em entrar no campeonato a partir da segunda etapa, o que significa que poderemos ter um grid superior a dez karts daqui a duas semanas”, completou Cançado.

Rafael também ressaltou o bom início de temporada da categoria ROK Júnior, que teve 13 inscritos e representou o segundo maior grid do fim de semana. “A categoria teve, na minha visão, uma aceitação fantástica. A proposta técnica é muito boa e os pilotos valorizaram o prêmio que estamos oferecendo a quem chegar ao dia 30 de setembro na liderança do campeonato”, ressaltou o mineiro. A RBC Preparações vai custear as despesas com equipe, aluguel de motores e estadia do piloto mais bem colocado na categoria ROK Júnior até o fim de setembro no International ROK Cup, na Itália. O torneio é uma espécie de Campeonato Mundial da categoria, reconhecido pela FIA.

A leitura dos currículos dos pilotos inscritos para a etapa de abertura do Campeonato Paulista de Kart mostra que as modificações no regulamento deste ano atraíram não só pilotos que haviam abandonado a competição nos últimos anos, mas também novatos que fazem sua primeira temporada no kart e pilotos já consagrados na modalidade, como o Campeão da Fórmula Renault Inglesa Aloísio Coelho e os pilotos de Stock Car Alan Hellmeister e Valdeno Brito. Os três competiram na categoria Endurance.

Biland manteve o sucesso – A categoria Biland, única a utilizar motores quatro tempos de alta performance no Brasil, se manteve como a principal categoria do estadual neste início de temporada e continuou atraindo pilotos de diversas partes do Brasil. Pioneira no uso de motores sorteados e de preparação original na competição, a categoria realizou a terceira prova da atual temporada mantendo o grande número de inscritos que marcou o campeonato do ano passado e motivou as mudanças introduzidas para as demais categorias em 2007.

“Demos continuidade ao trabalho iniciado em 2005, que trouxe pela primeira vez ao Campeonato Paulista uma categoria de baixo custo. Tivemos corridas disputadas na Biland e também na Biland Sênior e Super Sênior, e esse equilíbrio é conseguido, principalmente, pela igualdade dos motores. Os pilotos que participarem do Campeonato Paulista de Kart em 2007, não só na categoria Biland mas também nas demais, sabem que aqui a técnica de pilotagem faz a diferença e que não dá para chegar à vitória somente gastando-se dinheiro para conseguir o melhor motor”, acrescentou o empresário Paulo Breim, responsável pelos propulsores Biland no Brasil.

Crianças da AACD visitam o kartódromo – Um grupo de dez crianças da AACD, Associação de Assistência à Criança Deficiente, visitou o circuito de Interlagos no último fim de semana para acompanhar a etapa de abertura do Campeonato Paulista de Kart 2007. Apesar do frio e da chuva que marcaram a rodada, as crianças puderam conhecer de perto a modalidade de base do esporte a motor nacional e sete delas sentiram na pele a emoção de percorrer os 1.150 metros da pista paulistana em um dos pequenos bólidos de competição.

Parte do grupo teve a oportunidade de andar no kart promocional de dois lugares da categoria Biland, que foi conduzido pela piloto Andréia Octaviano. “Para nós foi uma grande satisfação ver a alegria das crianças quando os karts de competição passavam pela reta dos boxes, e também quando o biposto promocional completava uma volta levando algumas delas. Tenho certeza que foi uma experiência ótima para as crianças, e também muito gratificante para nós”, disse o publicitário Luigi Di Nizo, responsável pelo Departamento de Marketing do Campeonato Paulista de Kart e idealizador da visita.

Confira o resultado completo da rodada dupla de abertura do Campeonato Paulista de Kart 2007:

Categoria Kadet

CORRIDA 1:
1) Erik Gasparini, 10 voltas em 12min17s059
2) Mauricio Gallinari, a 9s774
3) Cayan Almeida, a 16s471
4) Pedro Coutinho, a 17s058
5) Matheus Chequer, a 18s887
6) Lukas Moraes, a 26s404
7) Mauro Custodio II, a 27s311
8) Pietro Rimbano, a 28s730
9) Lucas Iesque, a 50s913
Pole Position: Mauro Custódio
Melhor volta: Erik Gasparini

CORRIDA 2:
1) Cayan Chianca, 10 voltas em 12min20s838
2) Erik Gasparini, a 0s059
3) Matheus Chequer, a 1s104
4) Pedro Coutinho, a 1s808
5) Mauricio Gallinari, a 6s951
6) Lukas Moraes, a 7s484
7) Pietro Rimbano, a 22s529
8) Mauro Custodio II, a 23s026
9) Lucas Iesque, a 37s300
Melhor Volta: Erik Gasparini

Categoria ROK Júnior

CORRIDA 1:
1) Felipe Fraga, 13 voltas em 14min19s386
2) Jean Aguiar, a 12s368
3) Victor Guerin, a 19s142
4) João Abreu, a 21s303
5) Lucas Ferrari, a 27s495
6) Eduardo Banzoli Filho, a 30s075
7) Caio Conde, a 32s840
8) Fábio Gamberini, a 41s731
9) Daniel Cançado, a 47s280
10) Fernando Rezende, a 51s406
11) Guilherme Silva, a 52s483
12) Sabrina Kuronuma, a 1 volta
13) Ricardo Sargo, a 1 volta
Pole Position: Fabio Gamberini
Melhor Volta: Felipe Fraga

CORRIDA 2:
1) Eduardo Banzoli Filho, 13 voltas em 14min10s135
2) Caio Conde, a 5s407
3) João Abreu, a 6s034
4) Felipe Fraga, a 9s068
5) Victor Guerin, a 9s422
6) Jean Aguiar, a 19s602
7) Daniel Cançado, a 31s944
8) Fernando Rezende, a 33s615
9) Ricardo Sargo, a 36s257
10) Lucas Ferrari, a 39s617
11) Guilherme Silva, a 48s952
12) Sabrina Kuronuma, a 1 volta
13) Fábio Gamberini, a 6 voltas
Melhor volta: Felipe Fraga

Categoria Biland KGP:
1) Dennis Dirani, 18 voltas em 20min10s863
2) Vitor Teiji, a 4s884
3) João Gonçalves, a 15s408
4) Alain Sisdeli, a 15s938
5) André Girotto, a 30s281
6) Roberto Boscarriol Neto, a 33s571
7) Felipe Pereira, a 34s755
8) Rodrigo Soares, a 36s000
9) Gustavo Menendes, a 47s114
10) Douglas Oi, a 48s474
11) João Cunha, a 1min06s572
12) Fernando Chicarelli, a 1min06s848
13) Michel Aboissa, a 1 volta
14) Thomaz Fae, a 1 volta
15) Flavio Castro, a 2 voltas
16) Renan Gama, a 2 voltas
17) Fabricio Gonçalves, a 3 voltas
18) Felipe Granzotto, a 3 voltas
19) João Scalabim, a 4 voltas
20) Rafael Suzuki, a 6 voltas
21) Rafael Lourençano, a 7 voltas
22) Arthur Gaggini, Excluído por corte de pista
Pole Position: Dennis Dirani
Melhor Volta: Dennis Dirani

Categorias Biland Sênior e Super Sênior (SS):
1) André Nicastro, 19 voltas em 20min47s108
2) Fábio Veiga, a 10s585
3) Fernando Leme, a 13s534
4) Paulo Leme, a 24s259
5) Carlos Marcelino (SS), a 38s775
6) Alex Grigoletto, a 39s294
7) Douglas Pecoraro, a 40s665
8) José Luiz (SS), a 50s411
9) Gustavo Hyppolito, a 51s531
10) Edison Silva (SS), a 56s434
11) Artur Herchcovitch, a 1 volta
12) Alexandre Silva, a 1 volta
13) Danilo Scussolino, a 2 voltas
14) Caito Vianna, a 2 voltas
15) Rafael Matarazzo, a 3 voltas
16) Paulo Breim (SS), a 4 voltas
17) Eronildo dos Santos, a 7 voltas
18) Vicente Borges (SS), a 15 voltas
Melhor volta Sênior: André Nicastro
Melhor volta Super Sênior: Carlos Marcelino

Categoria KZ1

CORRIDA 1:
1) Leonardo Cordeiro, 14 voltas em 15min12s915
2) Rafael Suzuki, a 1s054
3) Dennis Dirani, a 3s222
4) André Sousa, a 12s669
5) Felipe Leonardos, a 41s703
6) Luis Sousa, a 48s854
Pole Position: Rafael Suzuki
Melhor Volta: Leonardo Cordeiro

CORRIDA 2:
1) Leonardo Cordeiro, 14 voltas em 15min17s676
2) Dennis Dirani, a 1s972
3) Rafael Suzuki, a 3s713
4) Felipe Leonardos, a 38s494
5) André Sousa, a 44s403
6) Luis Sousa, A 1 volta
Melhor volta: Dennis Dirani

Categoria Sprinter

CORRIDA 1:
1) Francisco Weiller, 13 voltas em 14min35s120
2) Bruno Andrade, a 12s133
3) Bruno Balarin, a 1 volta
4) Paulo Grassi, a 13 voltas
Pole Position: Francisco Weiller
Melhor Volta: Francisco Weiller

CORRIDA 2:
1) Francisco Weiller, 14 voltas em 15min36s155
2) Bruno Andrade, a 17s270
3) Bruno Balarin, 1min05s677
Melhor Volta: Francisco Weiller

Categoria Endurance:
1) Fernando Chuairi / Dennis Dirani, 53 voltas em 1h01min27s346
2) Caio Conde / Vinícius Alvarenga, a 17s517
3) Adriano Grieco / Rodrigo França, a 2 voltas
4) Francisco Weiller / Alan Hellmeister, a 3 voltas
5) Aluízio Coelho / Valdeno brito, a 4 voltas
6) Bruno Balarin / Josué Balarin, a 13 voltas
Pole Position: Weiller/Hellmeister
Melhor Volta: Weiller/Hellmeister

A classificação do Campeonato após a rodada dupla de abertura da competição é a seguinte:

Kadet:
1) Erik Gasparini, 24
2) Cayan Almeida, 19
3) Mauricio Gallinari, 15
4) Matheus Chequer, 14
5) Pedro Coutinho, 14
6) Lukas Moraes, 10
7) Mauro Custodio II, 9
8) Pietro Rimbano, 7
9) Lucas Iesque, 4

ROK Júnior
1) Felipe Fraga, 22
2) Eduardo Banzoli Filho, 16
3) João Abreu, 15
4) Victor Guerin, 14
5) Jean Aguiar, 14
6) Caio Conde, 13
7) Lucas Ferrari, 7
8) Daniel Cançado, 6
9) Fábio Gamberini, 5
10) Fernando Rezende, 4
11) Ricardo Sargo, 2
12) Guilherme Silva, 0
13) Sabrina Kuronuma, 0

KZ1:
1) Leonardo Cordeiro, 25
2) Rafael Suzuki, 19
3) Dennis Dirani, 18
4) Felipe Leonardos, 13
5) André Sousa, 13
6) Luis Sousa, 10

Sprinter:
1) Francisco Weiller, 28
2) Bruno Andrade, 18
3) Bruno Balarin, 16
4) Paulo Grassi, 0

Biland Graduados:
1) Dennis Dirani, 13
2) Vitor Teiji, 9
3) João Gonçalves, 8
4) Alain Sisdeli, 7
5) André Girotto, 6
6) Roberto Boscarriol Neto, 5
7) Felipe Pereira, 4
8) Rodrigo Soares, 3
9) Gustavo Menendes, 2
10) Douglas Oi, 1

Biland Sênior:
1) André Nicastro, 13
2) Fábio Veiga, 9
3) Fernando Leme, 8
4) Paulo Leme, 7
5) Alex Grigoletto, 6
6) Douglas Pecoraro, 5
7) Gustavo Hyppolito, 4
8) Artur Herchcovitch, 3
9) Alexandre Silva, 2
10) Danilo Scussolino, 1

Biland Super Sênior:
1) Carlos Marcelino, 12
2) José Luiz, 10
3) Edison Silva, 8
4) Paulo Breim, 7
5) Vicente Borges, 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *