Kart: Primeiro Qualifying do Paulista Light chega ao fim neste sábado, em Aldeia da Serra

Etapa classificatória, uma das novidades do regulamento deste ano, é composta pelas quatro primeiras corridas do calendário.

A primeira fase do Campeonato Paulista Light de Kart chega ao fim neste sábado (5/5), com a realização da quarta etapa da temporada no Kartódromo de Aldeia da Serra, na Grande São Paulo. A prova marca o encerramento do primeiro Qualifying Series – turno que inaugura no kartismo nacional um sistema de playoffs similar ao adotado desde o ano passado pela Stock Car –, e vai definir o primeiro descarte do ano para os pilotos das nove categorias em disputa.

Na Sprinter A a liderança é de Dennis Dirani, que tem 27 pontos ganhos após as três primeiras corridas do ano. A diferença do líder para os segundos colocados, André Negrão e Vinícius Sammarone, é de apenas oito pontos e representa um forte indício da alta competitividade da atual temporada. Os cinco primeiros colocados estão separados por 13 pontos e não há favoritos para a corrida deste sábado.

“A prova deste fim de semana é importante não só por encerrar o primeiro Qualifying, mas também por definir o primeiro descarte”, analisa o paulista Henrique Martins (Grupo Agrenco/Terlogs/ Cargonave), campeão do torneio em 2005 e quinto colocado na categoria Sprinter A. “A vantagem de 13 pontos imposta pelo Dennis ao grupo que divide a quinta colocação, por exemplo, poderá cair bastante depois de aplicados os descartes e por isso a disputa pela vitória neste sábado ganha ainda mais importância”, acrescentou o piloto.

Buscando inspiração na regra que garantiu o equilíbrio da Stock Car V8 no ano passado, o Campeonato Paulista Light de Kart adotou para a temporada de 2007 um sistema de playoffs modificado, que apresenta duas fases classificatórias ao invés de uma. A primeira termina neste sábado, e a segunda é composta pelas etapas de número 6, 7, 8 e 9. Ao final de cada um destes grupos de quatro corridas, a pontuação dos pilotos é refeita com base na colocação obtida por cada um ao final do turno.

“Isso significa que não importa a diferença entre o líder e o vice ao final das duas fases classificatórias. O primeiro colocado receberá sempre 16 pontos e o segundo 14. O terceiro leva 13, o quarto 12, e assim sucessivamente até o 15º colocado, que fica com apenas um ponto. É uma tentativa de evitar que o título seja definido antes do fim do campeonato”, explicou Henrique.

Além dos turnos classificatórios, o Campeonato Paulista Light de Kart terá duas outras fases isentas de descartes, batizadas de pré-final e final. Em cada uma delas, compostas por duas baterias cada, todos os pontos conquistados pelos pilotos serão computados para a definição do campeão. “Estas, sim, são as corridas mais importantes do ano”, apontou Henrique Martins. “Na pré-final e na final, o piloto que tiver a pretensão de ficar com o título não poderá quebrar, bater ou abandonar por qualquer motivo, já que o resultado não poderá ser desprezado”, encerrou o piloto.

Como de costume, a programação da quarta etapa do Campeonato Paulista Light de Kart prevê a realização de treinos classificatórios na manhã deste sábado, e corridas no período da tarde.

Os primeiros colocados na temporada de 2007 da categoria Sprinter A são:
1) Dennis Dirani, 27 pontos
2) André Negrão
    Vinicius Sammarone, 19
4) Alexandre Ruiz, 17
5) Henrique Martins
    Fabiano Machado
    Felipe Guimarães, 14
8) Alexandre Rosário, 11
9) Felipe Apezzatto, 8
10) Renan Fernandes, 7

Foto: Luca Bassani / Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *