Kart: Recorde de inscritos na Copa Centro-Oeste

O último final de semana ficará marcado na história da Copa Centro-Oeste de Kart. O Kartódromo Ricardo dos Santos, em Goiânia-GO, recebeu a terceira rodada da competição de 2008 e registrou o recorde de 82 pilotos inscritos.

Pilotos de Goiás, Distrito Federal, Minas, Bahia, Mato Grosso do Sul e até mesmo de São Paulo disputaram as provas que foram realizadas no domingo e tiveram transmissão ao vivo do canal DMTV.

Um dos grandes atrativos desta etapa e que levou um bom número de espectadores à pista foi o fato de que as disputas deste final de semana valeram classificação para a Seletiva de Kart Petrobras e para o Grande Prêmio RBC.

Aberta para competidores com idades entre seis e oito anos as primeiras provas foram da categoria Mirim. Em um grid que reunia oito garotos Luis Felipe Branquinho foi o pole-position, mas, durante a prova não teve um momento de folga. Foi muito pressionado por Fernando Mattos, Pedro Cardoso e Gabriel Diniz. Cardoso venceu a primeira seguido por Diniz e Mattos. Na segunda prova, válida pela sexta etapa, foi a vez de Diniz vencer seguido por Mattos e Gabriel Leão.

Na seqüência a categoria que se apresentou foi a Cadete. Pedro Piquet, sob os atentos olhares do pai, Nelson e do irmão Nelsinho, largou da ponta na primeira prova, mas, perdeu várias posições na largada. Durante a bateria ele conseguiu se recuperar e terminou em quarto. Augusto Pereira venceu com João Vieira em segundo e João Cerrato, em terceiro. Na segunda prova, por sua vez, Pedrinho não tomou conhecimento dos adversários e após belas ultrapassagens assumiu a ponta para não mais perdê-la até a bandeirada final. Pedro Fortes terminou em segundo e Rafael Osório, em terceiro.

Reunindo as categorias Júnior e Júnior Menor a terceira rodada de provas também foi bastante movimentada. Ítalo Leão, da Júnior, marcou a pole geral mas, logo na largada perdeu o posto para Diogo Ribas e João Sérgio Câmara que seguiram em briga particular até a bandeirada final. Matheus Vieira chegou em terceiro. Pela Júnior Menor Yuri Cesário venceu seguido por Philipe Pinheiro e Gabriel Antônio. Na segunda bateria a história se repetiu e Ribas novamente venceu seguido por Câmara e Vieira. Na Júnior Menor, porém, Philipe Pinheiro assegurou a vitória com Yuri Cesário em segundo e Victor Guimarães no terceiro posto.

Equipados com motores Honda de quatro tempos as categorias Master e Sprinter foram as que fizeram as baterias subseqüentes. Após marcar a pole Pablo Alves, da Master, parecia imbatível e liderou com folga a primeira bateria até a bandeirada. Murilo Mori chegou em segundo e Luiz Cordeiro em terceiro. Thiago Azzalini venceu na Sprinter. Na prova seguinte, após superar Pablo, Cordeiro vinha liderando sob forte pressão de Mori até que, por fim, este conseguiu a liderança para não mais perdê-la até o final. Cordeiro chegou em segundo e Alves, em terceiro. Azzalini novamente venceu na Sprinter.

O gaúcho radicado em Brasília, Anderson Faita, fez uma volta perfeita na tomada de tempos e largou na frente do pelotão das categorias Sênior “A” e “B”. Na prova, porém, o piloto não resistiu aos ataques de Rodrigo Piquet, seu companheiro na equipe Dibo Racing, e cedeu a liderança. Algumas voltas se passaram e seu kart foi perdendo rendimento até receber a bandeirada na quinta posição. Piquet venceu com Elon Cesário em segundo e Bruno Lawrence, em terceiro. Pela “B”, a vitória ficou com Luiz Cordeiro Filho seguido por Francisco Marques e Célio Leal. Na segunda bateria Piquet venceu novamente, sem ser ameaçado em nenhum momento. Lawrence terminou pela segunda posição e Faita, em prova de recuperação, foi o terceiro. Na “B”, Cordeiro venceu novamente seguido por Leal e Marco Bronson.

Encerrando as atividades do final de semana Novatos e Graduados “A” e “B” tomaram a pista em busca não só das vitórias, mas, também das vagas para Petrobras e Grande Prêmio RBC. Nada menos que 17 competidores dividiram o traçado em busca das melhores colocações. Porém, o multi-campeão Felipe Guimarães, não deu espaço para seus concorrentes e, após marcar a pole-position venceu com tranqüilidade as duas baterias da “A”. Na prova da quinta etapa ele foi seguido por Yann Cunha e Felipe Nasr. Na corrida seguinte Nasr chegou em segundo, mas, foi desclassificado por falta de peso. Na categoria “B” Bruno Andrade, de São Paulo, venceu a primeira com Igor Veras em segundo e Bruno Neves, em terceiro. Na sexta etapa a vitória ficou com Gabriel Navarrete que, após largar da sétima posição geral, fez prova recuperação e logo superou seus concorrentes para atingir a liderança. Bruno Neves foi o segundo e Luciana Alves, a terceira. Por fim, dentre os Novatos, Vinícius Perdigão venceu as duas etapas.

As duas vagas para a Seletiva Petrobras ficaram respectivamente com Felipe Guimarães e Gabriel Navarrete. Já os pilotos classificados nesta etapa para o Grande Prêmio RBC foram Diogo Ribas, da Júnior; Matheus Laba, da Novatos; Felipe Guimarães, da Graduados; Rodrigo Piquet, da Sênior “A” e Célio Leal, da Sênior “B”.

A quarta rodada da 6ª Copa Centro-Oeste de Kart será realizada no Distrito Federal, entre os dias 16 e 18 de maio, e os organizadores esperam novamente um grande número de pilotos para a disputa da rodada dupla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *