Mil Milhas Brasil: Categoria reúne elite do automobilismo

Prova que encerra a temporada da Le Mans Series contará com a participação de 14 modelos diferentes.

Mesmo sem o Salão do Automóvel neste ano, os apaixonados por carro poderão conferir, ainda em 2007, algumas das novidades do mundo das quatro rodas na Mil Milhas Brasil. Nesta edição a prova mais tradicional do automobilismo brasileiro encerrará a temporada da Le Mans Series, principal campeonato de Endurance do mundo, e vai reunir 14 modelos dos sonhos, sendo que boa parte destes carros jamais esteve na América Latina. Com 25 automóveis inscritos, a corrida será no dia 10 de novembro, Á s 12 horas, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.


“A edição deste ano da Mil Milhas Brasil promete revolucionar o automobilismo nacional. Com a vinda pela primeira vez destes carros ao PaÁ­s, o público poderá conferir de perto a tecnologia e a performance das melhores máquinas do mundo”, disse o organizador da prova, Antonio Hermann.


Entre os destaques, estão carros com valores superiores a 5 milhões de dólares e tecnologia de Fórmula-1, como o Peugeot 908, com a revolucionária tecnologia Diesel para competição, Pescarolo Judd, Porsche 997, Ferrari F430 GT, Corvette C6-R, Saleen S7R e o Aston Martin DBR-9.


Para se ter uma idéia da força destes carros, o Peugeot 908, equipado com motor V12, 700 cavalos de potência e câmbio semi-automático de seis marchas, ultrapassou a marca dos 340 km/h nas 24 Horas de Le Mans deste ano.


“A potência, a tecnologia, e a downforce destes carros são muito parecidas com a de um Fórmula-1. A grande diferença é o peso, que é maior”, disse Marc Gene, da Peugeot e ex-piloto da Williams. Vale lembrar que o Peugeot pesa 925 kg, enquanto um carro de Fórmula-1 tem cerca de 600 kg.


Além das máquinas, o público poderá assistir Á  disputa pelo tÁ­tulo da LMP1, que será pela primeira vez fora da Europa, entre a dupla Pedro Lamy e Stephane Sarrazin, da Peugeot, e o francês Jean-Christophe Bouilin, da Pescarolo Judd. De acordo com as regras da Le Mans Series, os carros são separados em quatro categorias – LMP1, LMP2, LMGT1 e LMGT2 – baseadas em suas especificações técnicas.


Os ingressos estão Á  disposição através do site oficial (www.milmilhasbrasil.com.br). Os preços variam entre R$ 60,00 (meia-entrada) e R$ 240,00, sendo que até o dia 9 de novembro será cobrada meia entrada na entrega de 1 quilo de alimento não perecÁ­vel. A venda na bilheteria do Autódromo será entre 7 e 10 de novembro.


Atenção: Caro colega, caso precise de mais fotos dos carros, por favor, mande um e-mail para eduardolocal@uol.com.br .


Ficha técnico dos carros:


LMP1


Peugeot 908 HDI – FAP


PaÁ­s de origem: França
Motor: Diesel 100º V12
Capacidade: 5,5 litros
Chassi: fibra de carbono
Freios: disco, de carbono e cerâmica
Câmbio: 6 velocidades, semi-automático
Peso: 925 kg
Potência: 700 cavalos
Torque: 1200 Nm


Pescarolo Judd


PaÁ­s de origem: França
Motor: Judd GV5.5 72º V10
Capacidade: 5,496 litros
Chassi: fibra de carbono
Freios: disco, em fibra de carbono
Câmbio: X-Track, 6 velocidades seqüencial
Peso: 935 Kg
Potência: 640 cavalos
Torque: 657 Nm


Creation CA07 – Judd


PaÁ­s de origem: Inglaterra
Motor: Judd GV5.5 72º V10
Capacidade: 5,496 litros
Chassi: fibra de carbono e alumÁ­nio
Freios: disco, de carbono e cerâmica
Câmbio: Ricardo, 6 velocidades seqüencial
Peso: 925 kg
Potência: 640 cavalos
Torque: 657 Nm


LMP2


Zytek 07 S


PaÁ­s de origem: Inglaterra
Motor: Zytek 2ZG408 90º V8
Capacidade: 3,997 litros
Chassi: fibra de carbono e alumÁ­nio
Freios: disco, em fibra de carbono
Câmbio: Ricardo, 6 velocidades seqüencial
Peso: 925 kg
Potência: 620 cavalos
Torque: 530 Nm


Pilbeam MP93 – Judd


PaÁ­s de origem: Inglaterra
Motor: Judd XV675 V8
Capacidade: 3,397 litros
Chassi: fibra de carbono e alumÁ­nio
Freios: disco, em fibra de carbono
Cambio: 6 velocidades seqüencial
Peso: 775 kg
Potência: 540 cavalos
Torque: 657 Nm


Radical SR9 – Judd


PaÁ­s de origem: Inglaterra
Motor: Judd XV675 90º V8
Capacidade: 3,397 litros
Chassis: fibra de carbono
Freios: disco, em fibra de carbono
Câmbio: Ricardo, 6 velocidades seqüencial
Peso: 775 kg
Potência: 530 cavalos
Torque: 475 Nm


LMGT1


Aston Martin DBR9


PaÁ­s de origem: Inglaterra
Motor: 60º V12
Capacidade: 5,935 litros
Chassis: alumÁ­nio e partes em fibra de carbono
Freios: disco, em fibra de carbono
Câmbio: Xtrac 6 velocidades seqüencial
Peso: 1100 kg
Potência 600 cavalos
Torque: 650 Nm


Corvette C6R


PaÁ­s de origem: Estados Unidos
Motor: 90º V8
Capacidade: 6,980 litros
Chassis: fibra de carbono
Freios: disco, em fibra de carbono
Câmbio: 6 velocidades manual
Peso: 1100 kg
Potência: 570 cavalos
Torque: 841 Nm


Saleen S7-R


PaÁ­s de origem: Estados Unidos
Motor: Ford 90º V8
Capacidade: 6,997 litros
Chassis: tubular de aço
Freios: disco, em fibra de carbono
Câmbio: 6 velocidades manual
Peso: 1150 kg
Potência: 600 cavalos
Torque: 746 Nm


LMGT2


Ferrari F430 GT


PaÁ­s de origem: Itália
Motor: F 131 90º V8
Capacidade: 3,996 litros
Chassis: alumÁ­nio tubular
Freios: disco, em fibra de carbono
Câmbio: 6 velocidades seqüencial
Peso: 1131 kg
Potência: 440 cavalos
Torque: 460 Nm


Porsche 997 GT3 RSR


PaÁ­s de origem: Alemanha
Motor: B 6
Capacidade: 3,795 litros
Chassis: aço
Freios: disco em aço
Câmbio: 6 velocidades seqüencial
Peso: 1225 kg
Potência: 485 cavalos
Torque: 435 Nm


Porsche 996 GT3 RSR


PaÁ­s de origem: Alemanha
Motor: M96/70 B 6
Capacidade: 3,598 litros
Chassis: aço
Freios: disco em aço
Câmbio: 6 velocidades seqüencial
Peso: 1115 kg
Potência 485 cavalos
Torque: 405 Nm


Spyker C8 Spyder GT2R


PaÁ­s de origem: Holanda
Motor: Spyker / Audi V8
Capacidade: 3,799 litros
Chassis: alumÁ­nio
Freios: disco em aço
Câmbio: 5 velocidades manual
Peso: 1100 kg
Potência: 450 cavalos
Torque: 420 Nm


Corvette C6 Z06


PaÁ­s de origem: Estados Unidos
Motor: LS7 90º V8
Capacidade: 7,011 litros
Chassis: fibra de carbono e alumÁ­nio
Freios: disco em aço
Câmbio: 6 velocidades seqüencial
Potência: 480 cavalos
Torque: 550 Nm