Rally: Amable Barrasa pronto para defender liderança

Uma das categorias mais atraentes do Campeonato Paulista de Cross Country, que prossegue sábado na região de Franca e Patrocínio Paulista, é a aberta a caminhões de tração total e reúne competidores com experiência proporcional ao tamanho dos seus veículos. Vencedor da etapa disputada em Pindamonhangaba e atual líder do certame, o paulista Amable Barrasa (Ford F4000), está pronto para defender a posição frente aos seus rivais mais próximos: Carlos Salvini e André Azevedo, ambos a bordo de caminhões Mercedes-Benz Atego.


Bi-Campeão do Rally dos Sertões, o paulistano Amable Barrasa aproveitou o intervalo de um mês desde a abertura do campeonato, dia 10 de fevereiro em Pindamonhangaba para fazer uma completa revisão em seu Ford F4000 de tração total.

“Nosso caminhão foi desenvolvido desde 2005 e já oferece um alto índice de confiabilidade, algo que já foi provado com nossos resultados no Rally dos Sertões de 2006 quando eu e meu companheiro de equipe, Ulysses Marinzeck, ficamos com as duas primeiras posições. Vou para Franca disposto a comprovar que minha vitória em Pinda não foi uma questão de sorte.”

Após a prova de Pinda, que marcou a estréia de Carlos Salvini como piloto no Campeonato Paulista, a família Salvini, de Petrópolis fez modificações na suspensão do seu Mercedes-Benz Atego. O terceiro tripulante da equipe, Fernando Ventania Chwaigeert, instalou novos amortecedores no caminhão e os primeiros resultados deixaram a equipe otimista para o Rally do Sol.

“Com essa modificação e com meu pai mais entrosado com o ritmo do Paulista de Cross Country vamos para Franca dispostos a brigar pela liderança”, declarou Guido Salvini Neto, navegador da equipe nas provas do Paulista de Cross Country. “Estamos prontos para estragar a festa do Amable e do André (Azevedo)”, declarou Guido Salvini Neto, reforçando o clima de disputa entre alguns dos principais concorrentes da categoria dos pesados.

Atual campeão paulista, André Azevedo aceita a provocação e reforça o clima de rivalidade que existe no Cross Country. Ele ainda guarda na memória a reação dos seus adversários ao passar por seu caminhão parado à beira da estrada após um acidente com um obstáculo:

“Como fui o primeiro a largar tive que aguardar a passagem de todos os meus rivais pelo trecho e só então providenciar o socorro. Não teve como não ver que todo mundo dava um sorrisinho ao ver que eu tinha abandonado a prova. Mas ninguém perde por esperar. Vou dar o troco rapidinho.”, completou Azevedo, que neste fim de semana testou seu caminhão na região do Vale do Paraíba.

O Campeonato Paulista de Rally Cross Country já movimenta a região de Franca, onde será disputado o Rally do Sol, segunda etapa da temporada. A largada da competição está confirmada para 9 horas de sábado no Franca Shopping; a chegada acontece em Patrocínio Paulista, onde será disputada a quarta e última especial do rally. No trevo de entrada da cidade junto à rodovia Ronan Rocha será montado um traçado especial ao lado do posto de combustível Mário Roberto. Segundo o organizador Deco Muniz esta novidade vai atrair um público maior ao evento:

“Graças ao apoio da prefeitura de Patrocínio Paulista conseguimos montar um traçado onde o público poderá acompanhar a chegada dos carros e, o que é mais interessante, a performance das duplas no trecho que vai definir o resultado final do Rally do Sol. Tenho certeza que tanto os entusiastas de carteirinha quanto os que estarão assistindo um rally pela primeira vez aprovarão essa novidade”.

Desde a última sexta-feira o Franca Shopping tem uma área reservada para a exposição dos carros inscritos na prova, que além do Super Prime terá três provas especiais em um circuito fechado montado na Fazenda Cevanza com piso plano e traçado de alta velocidade. Cada uma dessas especiais terá 37 quilômetros e, tal como o super prime, também serão disputadas contra-relógio. A parte burocrática do rally – briefing dos competidores, vistoria técnica e secretaria de prova – funcionará durante a sexta-feira no Hotel Shelton Inn de Franca, onde o público também poderá ver de perto tanto as duplas quanto os automóveis, pick-ups, protótipos e caminhões inscritos nas cinco categorias do campeonato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *