Rally: Antonio Sampaio e Marcos BasÁ­lio estrearão no Mitsubishi Cup

Dupla sorocabana participará pela primeira vez do maior rali monomarca do PaÁ­s. A prova de estréia será neste final de semana, em Itu, SP, válida pela 3ª etapa do campeonato.

Os sorocabanos Antonio Sampaio e Marcos BasÁ­lio estão de carro novo para disputar os ralis cross-country. Após quebras consecutivas do Troller T4, a dupla patrocinada pela Baterias Heliar, passa agora a acelerar um Mitsubishi TR4. Os competidores querem voltar a ser competitivos e estar entre os primeiros das categorias em que disputam. Eles já conquistaram o 2º lugar na categoria Super Production, do Rally dos Sertões 2006, o 2º lugar na Production do Campeonato Paulista de Cross-Country 2006, entre outros.

A estréia com o veÁ­culo acontecerá na 3ª etapa do Mitsubishi Cup, a ser realizada no dia 2 de junho, em Itu, SP – prova da qual os competidores também participarão pela primeira vez. “Sinto um frio na barriga, pois não tive tempo de treinar e conhecer a TR4. É como se fosse meu primeiro rali”, declarou Sampaio.

O evento acontecerá na Fazenda Base84, produtora de cana-de-açúcar. De acordo com a organização do evento, serão três especiais em um percurso de 32 quilÁ´metros, totalizando 96 quilÁ´metros. Comparada as duas primeiras etapas já disputadas, em Itu os competidores encontrarão uma pista de velocidade média mais baixa. Será um circuito bastante sinuoso, com curvas fechadas e quase sem retas. As duplas também enfrentarão trechos de terreno arenoso que formam facões – canaletas que aumentam a derrapagem. Devido Á  cana alta, não haverá muito visual das curvas e obstáculos, o que significa que os navegadores terão que trabalhar mais para obter o melhor desempenho possÁ­vel.

“Primeiro, terei de me familiarizar com o comportamento do carro, por isso, pretendo fazer uma primeira volta conservadora e sentir o grau de dificuldade, e depois, comparar meu desempenho com o dos outros pilotos”, disse Sampaio, que mesmo tendo consciência da competitividade acirrada no Mitsubishi Cup, não perde a esperança na conquista de um bom resultado. “Espero terminar entre os cinco primeiros. Sei que não será tarefa fácil, principalmente, para nós que iniciamos na categoria”.

A mudança de veÁ­culo foi algo muito pensado. A equipe enfrentou uma sucessão de problemas mecânicos com o Troller, desde o Rally dos Amigos, disputado em dezembro passado. “As quebras sempre foram as mesmas: caixa de transmissão e câmbio. Analisamos a situação e concluÁ­mos que não valia mais a pena investir tanto dinheiro num projeto que precisa ser revisto pelos engenheiros da marca. Diante dessa situação, resolvemos adquirir um novo veÁ­culo“, lembrou Sampaio. O piloto optou pelo Mitsubishi TR4, que segundo ele é um carro projetado para rali, com muita resistência e um custo de manutenção razoável.

Antonio Sampaio e  Marcos BasÁ­lio são patrocinados pela Baterias Heliar, H2O Ambiental e contam com apoio da Schaeffler Group (Ina-Luk-Fag),  concessionária Troller Trilha 23 , Dekalk Sign, Estúdio Zepelim, Pop Agência Publicitária, All Soft Drink  e Miaki Pisos.