Rally Dakar: VeÁ­culos das equipes europeias desembarcam no Porto de Campana, na Argentina

Largada da prova off-road mais dura e difÁ­cil do planeta ocorre no próximo dia 5, em Rosário

Após travessia transatlântica que durou 19 dias, os veÁ­culos (motos, quadriciclos, carros e caminhões) dos participantes europeus que irão disputar o Dakar 2014 já se encontram no Porto de Campana, a 80 quilÁ´metros de Bueno Aires, capital da Argentina. A largada da 36ª edição da prova ocorre no dia 5 de janeiro, em Rosário (ARG).

O navio de carga, que saiu de Havre, na França, rumo ao território argentino, transportou 700 veÁ­culos, incluindo carros e caminhões de assistência da organização, equipes e de imprensa.

Cerca de 30 estivadores – responsáveis pela retirada de cargas nos portos – e 23 membros das equipes do Dakar foram usados para descarregar os veÁ­culos, que permanecerão em um estacionamento fechado até o dia 31 de dezembro, quando as equipes irão retirá-los.

Em 2014, o Dakar terá mais de 9.000 quilÁ´metros de percurso total, sendo mais de 5.000 de trechos cronometrados (especiais). Além da Argentina, a prova passará pela BolÁ­via, que recebe pela primeira vez a competição, e pelo Chile, sede da chegada, no dia 18, em ValparaÁ­so.

Brasileiros

Os seis brasileiros que irão encarar o Dakar 2014 também já tiveram seus equipamentos enviados Á  Argentina. O experiente Jean Azevedo e o estreante Dário Júlio, da Honda Racing Rally Team, disputam a competição na categoria motos. Já nos carros, as duplas nacionais serão representadas por Guilherme Spinelli/Youssef Haddad e Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, todos da Equipe Mitsubishi Petrobras.