Rally dos Sertões: Nasser Al-Attiyah abre vantagem nos carros

Enquanto briga interna da Volkswagen marca categoria carros, Edu Piano continua vencendo nos caminhões.

O Rally dos Sertões 2009 chegou Á  Bahia em sua quinta etapa neste domingo (28). Além de um total de 519 quilÁ´metros percorridos a partir de Palmas, capital do Tocantins, a cidade de LuÁ­s Eduardo Magalhães foi contemplada a disputa de um Super Prime, onde um grande público pÁ´de acompanhar os veÁ­culos do segundo maior rally do mundo de perto.

A especial de ontem teve em seu roteiro a subida de uma serra bastante sinuosa, seguindo por estradas que permitem desenvolver altas e médias velocidades. Os competidores também passaram por estradinhas de fazenda e trechos de savana.

Nesta segunda (29), o rally chega Á  cidade de Barra, também na Bahia, onde os pilotos e navegadores enfrentarão uma etapa maratona – em que os veÁ­culos não podem passar por nenhum tipo de manutenção, permanecendo em parque fechado durante o perÁ­odo fora da competição ou de deslocamento.

Quase doze minutos – Depois de uma disputa equilibrada no sábado, o piloto catarense Nasser Al-Attiyah e o navegador alemão Timo Gottschalk, com o Volkswagen Touareg, abriram vantagem para companheiros de equipe Carlos Sainz e Lucas Cruz Senra. A dupla Al-Attiyah/Gottschalk venceu a especial, enquanto os espanhóis chegaram na terceira posição – atrás dos brasileiros MaurÁ­cio Neves e Eduardo Bampi, com o Touareg número 309, que figuram na décima posição no geral.

“Foi um dia muito bom, com uma especial de quase 300 quilÁ´metros muito rápida. Aproveitamos bem e vencemos a etapa. Agora o cenário fica mais difÁ­cil com o inÁ­cio da maratona. Estou feliz com o resultado e espero que isso continue. O Super Prime é muito legal e parabenizo os organizadores. O público pode ver e participar da festa. Eu prefiro assim”, disse o piloto do Catar, que agora tem quase doze minutos de vantagem para Sainz.

A dupla Riamburgo Ximenes/Stanger Eller, em quarto lugar, e Jean Azevedo/Youssef Haddad, em quinto – ambos de Mitsubishi L200 Evolution -, fecharam os melhores do dia.

Com o sexto melhor tempo deste domingo – com três minutos e meio de desvantagem para Jean Azevedo, João Franciosi (Sherpa) elogiou o Super Prime realizado em LuÁ­s Eduardo Magalhães. “É muito gratificante ver todo esse público acompanhando o rally, batalhamos muito para trazer este evento para cá. Com essa iniciativa, eles podem ver como é um rally de verdade, pois na maioria das cidades em que passamos o único contato do público com os carros acontece no deslocamento, sem haver nenhuma disputa. Aqui não, agora todos puderam ver como funciona uma competição tão importante como o Sertões”, explicou o piloto que faz parceria com o navegador Rafael Capoani.

Cinco vezes Edu – O trio do Ford F4000, Edu Piano/Davi Fonseca/Sólon Mendes vem em um grande momento. Com cinco vitórias consecutivas, os lÁ­deres já têm mais de 30 minutos de vantagem no tempo acumulado para o time segundo colocado, Amable Barrasa/ Guilherme Petrine/ Raphael Bettoni (Ford F4000), que finalizou o dia de ontem na quarta posição.

André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto, competindo com o Mercedes-Benz Atego 1725, terminou a especial com o segundo melhor tempo. “Foram praticamente só retas, a gente não teve muitas dificuldades. É hora de preparar o veÁ­culo, porque hoje a gente tem a etapa maratona e ontem (domingo) a gente já economizou bastante o carro. Agora é começar a administrar o ritmo. Vamos dar uma geral no veÁ­culo, trocar algumas coisas por prevenção, já que passamos da metade do rali em quilometragem”, explicou Azevedo.

O Rally dos Sertões 2009 é patrocinado por Petrobras e apoiado pelos Governos dos Estados de Goiás, Tocantins e Rio Grande do Norte, Ministério do Turismo, Goiás Turismo, Shopping Flamboyant, DCCO – Geradores e Motores Cummins, SAMA, Mitsubishi Motors e MACBOOT. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Resultados (extra-oficiais):

Carros (especial)
1º – Nasser Al-Attiyah/ Timo Gottschalk, VW Race Touareg 2 – 2h30min37s6
2º – MaurÁ­cio Neves/ Eduardo Bampi, VW Race Touareg 2- 2h33min58s1
3º – Carlos Sainz/ Lucas Cruz Senra, VW Race Touareg 2 – 2h41min01s4
4º – Riamburgo Ximenes/ Stanger Eller, Mitsubishi L200 Evolution – 2h50min02s0
5º – Jean Azevedo/ Youssef Haddad, Mitsubishi L200 Evolution – 2h52min24s9

Carro (tempo acumulado)
1º – Nasser Al-Attiyah/ Timo Gottschalk, VW Race Touareg 2 – 17h22min36s8
2º – Carlos Sainz/ Lucas Cruz Senra, VW Race Touareg 2 – 17h34min27s9
3º – Jean Azevedo/ Youssef Haddad, Mitsubishi L200 Evolution – 19h14min06s8
4º – Riamburgo Ximenes/ Stanger Eller, Mitsubishi L200 Evolution – 19h38min09s8
5º – Roberto Reijers/ Marcos Almeida, Ford Ranger – 20h25min04s1

Caminhões (especial)
1º – Edu Piano/ Davi Fonseca/ Sólon Mendes, Ford F4000 – 3h15min27s2
2º – André Azevedo/ Maykel Justo/ Ronaldo Pinto, Mercedes-Benz Ateto 1725 – 3h18min49s1
3º – Guido Salvini/ Weidner Moreira/ Fernando Chwaigert, Mercedes-Benz Atego 1725 – 3h21min06s9
4º – Amable Barrasa/ Guilherme Petrine/ Raphael Bettoni, Ford F4000 – 3h28min35s3
5º – Ulysses Marinzeck/ Evandro Luiz/ Jose de Carvalho, Ford 1722E Cargo -3h48min02s8

Caminhões (tempo acumulado)
1º – Edu Piano/ Davi Fonseca/ Sólon Mendes, Ford F4000 – 14h01min37s5
2º – Amable Barrasa/ Guilherme Petrine/ Raphael Bettoni, Ford F4000 – 14h34min33s5
3º – André Azevedo/ Maykel Justo/ Ronaldo Pinto, Mercedes-Benz Ateto 1725 – 15h32min45s5
4º- Guido Salvini/ Weidner Moreira/ Fernando Chwaigert, Mercedes-Benz Atego 1725 – 16h51min14s7
5º – Ulysses Marinzeck/ Evandro Luiz/ Jose de Carvalho, Ford 1722E Cargo – 17h15min02s1

O dia do Sertões:
5ª etapa: Palmas (TO) – LuÁ­s Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 42 km por asfalto
Especial: 281 km
Deslocamento final: 196 km por asfalto
Total do dia: 519 km